Quem com fio fia, com fio será fiado: práticas criativas em Educação Musical e os desafios da ação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tiago Teixeira [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/142870
Resumo: Trata-se de pesquisa cuja temática relaciona-se à relevância das práticas criativas em música como proposta de ação docente do educador musical e base para o desenvolvimento da linguagem da música em salas de aula de escolas de Educação Básica. Justifica-se pela presença tímida da temática em trabalhos acadêmicos da área de Educação Musical, como constatado em recente estudo desenvolvido pelo grupo de pesquisa do qual o pesquisador participa. Teve como hipótese inicial a concepção de que a compreensão das bases pedagógicas dos educadores musicais de meados do século XX permitiria percorrer caminhos sólidos na inserção de práticas criativas em música em sala de aula. Como fundamentação teórica foram utilizadas concepções de ensino musical baseadas nas ideias de John Paynter, apoiadas no pensamento rizomático, cunhado por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Lançou mão, ainda, de outros autores, para justificar as concepções de linguagem da música, criatividade e Oficinas de Música. O objetivo principal foi compreender como o educador musical poderia estruturar sua ação docente, baseada em práticas criativas, em aulas de Música na Educação Básica, de modo a possibilitar aos estudantes a ampliação do conceito de música, sua utilização como linguagem, bem como o aperfeiçoamento da escuta. A metodologia escolhida foi o Estudo de Caso e a pesquisa foi aplicada em uma escola do município de Osasco. As práticas criativas em música foram consideradas base estruturadora da ação docente, o que exigiu a aproximação do educador, em sua formação, de tais práticas, entendendo, metodologicamente, como planejar atividades de composição, interpretação e apreciação musicais, de modo a conectar teoria e prática.
id UNSP_7d7f264ffaedf1b68b8570426f2f6c8f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142870
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Quem com fio fia, com fio será fiado: práticas criativas em Educação Musical e os desafios da ação docenteLive by the yarn, die by the yarn: creative practices in Music Education and the challenges of teaching activitiesEducação musicalPráticas criativasPensamento rizomáticoOficinas de músicaMusic educationCreative practicesRhizomatic thinkingMusic workshopsTrata-se de pesquisa cuja temática relaciona-se à relevância das práticas criativas em música como proposta de ação docente do educador musical e base para o desenvolvimento da linguagem da música em salas de aula de escolas de Educação Básica. Justifica-se pela presença tímida da temática em trabalhos acadêmicos da área de Educação Musical, como constatado em recente estudo desenvolvido pelo grupo de pesquisa do qual o pesquisador participa. Teve como hipótese inicial a concepção de que a compreensão das bases pedagógicas dos educadores musicais de meados do século XX permitiria percorrer caminhos sólidos na inserção de práticas criativas em música em sala de aula. Como fundamentação teórica foram utilizadas concepções de ensino musical baseadas nas ideias de John Paynter, apoiadas no pensamento rizomático, cunhado por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Lançou mão, ainda, de outros autores, para justificar as concepções de linguagem da música, criatividade e Oficinas de Música. O objetivo principal foi compreender como o educador musical poderia estruturar sua ação docente, baseada em práticas criativas, em aulas de Música na Educação Básica, de modo a possibilitar aos estudantes a ampliação do conceito de música, sua utilização como linguagem, bem como o aperfeiçoamento da escuta. A metodologia escolhida foi o Estudo de Caso e a pesquisa foi aplicada em uma escola do município de Osasco. As práticas criativas em música foram consideradas base estruturadora da ação docente, o que exigiu a aproximação do educador, em sua formação, de tais práticas, entendendo, metodologicamente, como planejar atividades de composição, interpretação e apreciação musicais, de modo a conectar teoria e prática.The aim of the present research is to report the relevance of creative practices in music as a pedagogical foundation for the music educator, and a way to improve and stimulate the development of the language of music in classrooms of Primary Schools. The lack of academic publications on this theme related to Music Education justifies this study. The initial hypothesis was that the understanding of the pedagogical bases of music educators of the second half of the 20th Century would allow planning solid activities involving creative practices in schools. The chief conception of music used in this work are based on the ideas of John Paynter and supported by the concepts of rhizomatic thinking, coined by Gilles Deleuze and Félix Guattari. Furthermore, other authors were mentioned in order to justify the conceptions of music as language, creativity and musical workshops. The main objective of the research was to understand how the music educator could structure his praxis based on creative practices in music in order to expand the concept of music, use it like a language and improve the hear. The adopted methodology for this research was the Study of Case and it was applied in a school of the city of Osasco, São Paulo, Brazil. The creative practices in music were considered an important way to improve the pedagogical praxis of the music educator, which demanded not only commitment, regarding his educational formation, but also the understanding of how to plan activities in composing, performing and appreciating music. These procedures created a narrow and strong connection between theory and practice.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Tiago Teixeira [UNESP]2016-08-12T14:16:03Z2016-08-12T14:16:03Z2016-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14287000087110233004013066P33530066753313245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-28T06:16:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142870Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:57:53.530449Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem com fio fia, com fio será fiado: práticas criativas em Educação Musical e os desafios da ação docente
Live by the yarn, die by the yarn: creative practices in Music Education and the challenges of teaching activities
title Quem com fio fia, com fio será fiado: práticas criativas em Educação Musical e os desafios da ação docente
spellingShingle Quem com fio fia, com fio será fiado: práticas criativas em Educação Musical e os desafios da ação docente
Ferreira, Tiago Teixeira [UNESP]
Educação musical
Práticas criativas
Pensamento rizomático
Oficinas de música
Music education
Creative practices
Rhizomatic thinking
Music workshops
title_short Quem com fio fia, com fio será fiado: práticas criativas em Educação Musical e os desafios da ação docente
title_full Quem com fio fia, com fio será fiado: práticas criativas em Educação Musical e os desafios da ação docente
title_fullStr Quem com fio fia, com fio será fiado: práticas criativas em Educação Musical e os desafios da ação docente
title_full_unstemmed Quem com fio fia, com fio será fiado: práticas criativas em Educação Musical e os desafios da ação docente
title_sort Quem com fio fia, com fio será fiado: práticas criativas em Educação Musical e os desafios da ação docente
author Ferreira, Tiago Teixeira [UNESP]
author_facet Ferreira, Tiago Teixeira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonterrada, Marisa Trench de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tiago Teixeira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Práticas criativas
Pensamento rizomático
Oficinas de música
Music education
Creative practices
Rhizomatic thinking
Music workshops
topic Educação musical
Práticas criativas
Pensamento rizomático
Oficinas de música
Music education
Creative practices
Rhizomatic thinking
Music workshops
description Trata-se de pesquisa cuja temática relaciona-se à relevância das práticas criativas em música como proposta de ação docente do educador musical e base para o desenvolvimento da linguagem da música em salas de aula de escolas de Educação Básica. Justifica-se pela presença tímida da temática em trabalhos acadêmicos da área de Educação Musical, como constatado em recente estudo desenvolvido pelo grupo de pesquisa do qual o pesquisador participa. Teve como hipótese inicial a concepção de que a compreensão das bases pedagógicas dos educadores musicais de meados do século XX permitiria percorrer caminhos sólidos na inserção de práticas criativas em música em sala de aula. Como fundamentação teórica foram utilizadas concepções de ensino musical baseadas nas ideias de John Paynter, apoiadas no pensamento rizomático, cunhado por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Lançou mão, ainda, de outros autores, para justificar as concepções de linguagem da música, criatividade e Oficinas de Música. O objetivo principal foi compreender como o educador musical poderia estruturar sua ação docente, baseada em práticas criativas, em aulas de Música na Educação Básica, de modo a possibilitar aos estudantes a ampliação do conceito de música, sua utilização como linguagem, bem como o aperfeiçoamento da escuta. A metodologia escolhida foi o Estudo de Caso e a pesquisa foi aplicada em uma escola do município de Osasco. As práticas criativas em música foram consideradas base estruturadora da ação docente, o que exigiu a aproximação do educador, em sua formação, de tais práticas, entendendo, metodologicamente, como planejar atividades de composição, interpretação e apreciação musicais, de modo a conectar teoria e prática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-12T14:16:03Z
2016-08-12T14:16:03Z
2016-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/142870
000871102
33004013066P3
3530066753313245
url http://hdl.handle.net/11449/142870
identifier_str_mv 000871102
33004013066P3
3530066753313245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129004913295360