Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieitez, Candido Giraldez [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ri, Neusa Maria Dal [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.4013/edu.2010.142.04
http://hdl.handle.net/11449/115015
Resumo: The purpose of this work is to discuss the pedagogy of Landless Worker’s Movement through the analysis of the main pedagogical elements present in the Municipal Elementary School Construindo o Caminho. The school which is ruled by the movement has different functioning and organization from those usually found in offi cial schools, highlighting educational categories as: union between teaching and work, and democratic administration shared by students, teachers, other workers and community.
id UNSP_7d8fd0df050bea36aa5f790aeb3607ba
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115015
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o CaminhoDemocratic administration in public school: Construindo o Caminho Schoolgestãoadministração educacionalautogestãoparticipaçãodemocraciaMSTThe purpose of this work is to discuss the pedagogy of Landless Worker’s Movement through the analysis of the main pedagogical elements present in the Municipal Elementary School Construindo o Caminho. The school which is ruled by the movement has different functioning and organization from those usually found in offi cial schools, highlighting educational categories as: union between teaching and work, and democratic administration shared by students, teachers, other workers and community.O objetivo deste trabalho é discutir a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por meio da análise dos principais elementos pedagógicos presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. A investigação revelou que a Escola sobre a qual o Movimento detém a posse tem funcionamento e organização diferentes dos usualmente encontrados nas escolas oficiais, colocando em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores, funcionários e comunidade.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho , 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho , 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vieitez, Candido Giraldez [UNESP]Ri, Neusa Maria Dal [UNESP]2015-02-24T13:57:41Z2015-02-24T13:57:41Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article111-125application/pdfhttp://dx.doi.org/10.4013/edu.2010.142.04Educação Unisinos, v. 14, n. 2, p. 111-125, 2010.1519-387Xhttp://hdl.handle.net/11449/11501510.4013/edu.2010.142.04ISSN1519387X-2010-14-02-111-125.pdf23223015181016410079401220807071Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação Unisinosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-22T06:25:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115015Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-22T06:25:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho
Democratic administration in public school: Construindo o Caminho School
title Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho
spellingShingle Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho
Vieitez, Candido Giraldez [UNESP]
gestão
administração educacional
autogestão
participação
democracia
MST
title_short Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho
title_full Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho
title_fullStr Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho
title_full_unstemmed Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho
title_sort Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho
author Vieitez, Candido Giraldez [UNESP]
author_facet Vieitez, Candido Giraldez [UNESP]
Ri, Neusa Maria Dal [UNESP]
author_role author
author2 Ri, Neusa Maria Dal [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieitez, Candido Giraldez [UNESP]
Ri, Neusa Maria Dal [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv gestão
administração educacional
autogestão
participação
democracia
MST
topic gestão
administração educacional
autogestão
participação
democracia
MST
description The purpose of this work is to discuss the pedagogy of Landless Worker’s Movement through the analysis of the main pedagogical elements present in the Municipal Elementary School Construindo o Caminho. The school which is ruled by the movement has different functioning and organization from those usually found in offi cial schools, highlighting educational categories as: union between teaching and work, and democratic administration shared by students, teachers, other workers and community.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-02-24T13:57:41Z
2015-02-24T13:57:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.4013/edu.2010.142.04
Educação Unisinos, v. 14, n. 2, p. 111-125, 2010.
1519-387X
http://hdl.handle.net/11449/115015
10.4013/edu.2010.142.04
ISSN1519387X-2010-14-02-111-125.pdf
2322301518101641
0079401220807071
url http://dx.doi.org/10.4013/edu.2010.142.04
http://hdl.handle.net/11449/115015
identifier_str_mv Educação Unisinos, v. 14, n. 2, p. 111-125, 2010.
1519-387X
10.4013/edu.2010.142.04
ISSN1519387X-2010-14-02-111-125.pdf
2322301518101641
0079401220807071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação Unisinos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111-125
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047066827489280