Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.4013/edu.2010.142.04 http://hdl.handle.net/11449/115015 |
Resumo: | The purpose of this work is to discuss the pedagogy of Landless Worker’s Movement through the analysis of the main pedagogical elements present in the Municipal Elementary School Construindo o Caminho. The school which is ruled by the movement has different functioning and organization from those usually found in offi cial schools, highlighting educational categories as: union between teaching and work, and democratic administration shared by students, teachers, other workers and community. |
id |
UNSP_7d8fd0df050bea36aa5f790aeb3607ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115015 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o CaminhoDemocratic administration in public school: Construindo o Caminho Schoolgestãoadministração educacionalautogestãoparticipaçãodemocraciaMSTThe purpose of this work is to discuss the pedagogy of Landless Worker’s Movement through the analysis of the main pedagogical elements present in the Municipal Elementary School Construindo o Caminho. The school which is ruled by the movement has different functioning and organization from those usually found in offi cial schools, highlighting educational categories as: union between teaching and work, and democratic administration shared by students, teachers, other workers and community.O objetivo deste trabalho é discutir a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por meio da análise dos principais elementos pedagógicos presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. A investigação revelou que a Escola sobre a qual o Movimento detém a posse tem funcionamento e organização diferentes dos usualmente encontrados nas escolas oficiais, colocando em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores, funcionários e comunidade.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho , 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Hygino Muzzi Filho , 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vieitez, Candido Giraldez [UNESP]Ri, Neusa Maria Dal [UNESP]2015-02-24T13:57:41Z2015-02-24T13:57:41Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article111-125application/pdfhttp://dx.doi.org/10.4013/edu.2010.142.04Educação Unisinos, v. 14, n. 2, p. 111-125, 2010.1519-387Xhttp://hdl.handle.net/11449/11501510.4013/edu.2010.142.04ISSN1519387X-2010-14-02-111-125.pdf23223015181016410079401220807071Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação Unisinosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:58:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115015Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:58:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho Democratic administration in public school: Construindo o Caminho School |
title |
Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho |
spellingShingle |
Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho Vieitez, Candido Giraldez [UNESP] gestão administração educacional autogestão participação democracia MST |
title_short |
Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho |
title_full |
Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho |
title_fullStr |
Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho |
title_full_unstemmed |
Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho |
title_sort |
Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho |
author |
Vieitez, Candido Giraldez [UNESP] |
author_facet |
Vieitez, Candido Giraldez [UNESP] Ri, Neusa Maria Dal [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ri, Neusa Maria Dal [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieitez, Candido Giraldez [UNESP] Ri, Neusa Maria Dal [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
gestão administração educacional autogestão participação democracia MST |
topic |
gestão administração educacional autogestão participação democracia MST |
description |
The purpose of this work is to discuss the pedagogy of Landless Worker’s Movement through the analysis of the main pedagogical elements present in the Municipal Elementary School Construindo o Caminho. The school which is ruled by the movement has different functioning and organization from those usually found in offi cial schools, highlighting educational categories as: union between teaching and work, and democratic administration shared by students, teachers, other workers and community. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-02-24T13:57:41Z 2015-02-24T13:57:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.4013/edu.2010.142.04 Educação Unisinos, v. 14, n. 2, p. 111-125, 2010. 1519-387X http://hdl.handle.net/11449/115015 10.4013/edu.2010.142.04 ISSN1519387X-2010-14-02-111-125.pdf 2322301518101641 0079401220807071 |
url |
http://dx.doi.org/10.4013/edu.2010.142.04 http://hdl.handle.net/11449/115015 |
identifier_str_mv |
Educação Unisinos, v. 14, n. 2, p. 111-125, 2010. 1519-387X 10.4013/edu.2010.142.04 ISSN1519387X-2010-14-02-111-125.pdf 2322301518101641 0079401220807071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação Unisinos |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
111-125 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128181021966336 |