Gestão democrática na escola pública: uma experiência educacional do MST
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100004 http://hdl.handle.net/11449/117878 |
Resumo: | The purpose of this work is to discuss the pedagogy of Movimento dos Trabalhadores Sem Terra through the analysis of the main pedagogical elements present in the Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. The school which is ruled by the Movimento has different functioning and organization of those usually found in official schools, highlighting educational categories as: union between teaching and work, and democratic administration shared by students, teachers, other workers and community. |
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Gestão democrática na escola pública: uma experiência educacional do MSTLa gestión democrática en las escuelas públicas: una experiencia educativa del MSTDemocratic management in public schools: an educational experience of the MSTEducação democráticaAutogestãoMSTTrabalhoDemocratic educationSelf-administrationMSTWorkThe purpose of this work is to discuss the pedagogy of Movimento dos Trabalhadores Sem Terra through the analysis of the main pedagogical elements present in the Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. The school which is ruled by the Movimento has different functioning and organization of those usually found in official schools, highlighting educational categories as: union between teaching and work, and democratic administration shared by students, teachers, other workers and community.O objetivo deste trabalho é discutir a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra por meio da análise dos principais elementos pedagógicos presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. A investigação revelou que a Escola sobre a qual o Movimento detém a posse tem funcionamento e organização diversos dos usualmente encontrados nas escolas oficiais, colocando em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores, funcionários e comunidade.En este trabajo tenemos por objetivo discutir la pedagogía del Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, de Brasil. Esto es hecho a través del análisis de los elementos pedagógicos fundamentales que se encuentran en un objeto que tomamos como mediador, la Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. La investigación nos ha enseñado que esa escuela pública, sobre la cual el Movimento detiene una suerte de posesión, se encuentra organizada y funciona según un parangón muy distinto al que se suele encontrar en las escuelas oficiales. Entre otras categorías educacionales que repuntan en ese modo de organización y actuación subrayamos la unión de trabajo y enseñanza, la autogestión compartida por profesores, empleados, alumnos y la comunidad.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaCentro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do MinhoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]Vieitez, Candido Giraldez [UNESP]2015-03-19T16:20:25Z2015-03-19T16:20:25Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article55-80application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872010000100004Revista Portuguesa de Educação. Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho, v. 23, n. 1, p. 55-80, 2010.0871-9187http://hdl.handle.net/11449/117878S0871-91872010000100004S0871-91872010000100004.pdf0079401220807071SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Portuguesa de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T19:07:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/117878Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T19:07:39Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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