A relação fala/escrita do texto radiofônico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86599 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é estudar, de modo não-dicotômico, a relação fala/escrita do texto radiofônico em dois gêneros discursivos - o comercial e a notícia - em textos produzidos para locuções radiofônicas em emissoras de rádio vinculadas ao sistema de transmissão AM e FM, de São Paulo (SP) e de Votuporanga (SP). Adotamos, como base, o princípio dialógico da linguagem (Bakhtin), o qual permite evidenciar a constituição heterogênea do texto radiofônico por meio do diálogo entre dois modos de enunciação: o falado e o escrito. Para tanto, as marcas lingüísticas que escolhemos para as nossas investigações foram: a pontuação, nos textos-base escritos (quatro textos-base) e os marcadores conversacionais observados nos textos de locução (vinte e oito textos). Recorremos, inicialmente, a uma quantificação das ocorrências das marcas lingüísticas investigadas e, em seguida, propusemos uma análise qualitativa que teve como objetivo observar como se dá a relação fala/escrita nesse texto escrito para ser falado. Assumimos uma visão sócio-histórica da linguagem e, conceptualmente, a fala e a escrita como modos de enunciação, vinculados, respectivamente, ao letramento e à oralidade, sendo o letramento considerado de acordo com o modelo ideológico de Street. Dos resultados obtidos, destacamos que os sinais de pontuação trazem uma fala para o texto-base escrito e que os marcadores conversacionais, por sua vez, além de simularem uma conversação entre o locutor e os radiouvintes e de orientarem o desenvolvimento do tópico, registram um diálogo com o produtor do texto-base escrito. Nesse diálogo, o locutor substitui marcas gráficas por marcadores conversacionais prosódicos ou lexicalizados, evidenciando, por meio destes últimos, um processo de lexicalização, comum em textos escritos. Simulando um planejamento discursivo e uma execução... |
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