Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100010 http://hdl.handle.net/11449/28949 |
Resumo: | Objetivando analisar funcionalmente a atuação do odontopediatra, procedeu-se ao atendimento odontológico de 3 crianças não-colaboradoras, utilizando ansiolítico ou placebo. As sessões foram filmadas e registrou-se os eventos clínicos e comportamentais dos participantes, em intervalos de 15 segundos. Os resultados revelaram que a colaboração das crianças pode ser considerada condição estabelecedora para os comportamentos da profissional. O ansiolítico não demonstrou efeitos sobre o comportamento dos pacientes. Direção, categoria comportamental predominantemente utilizada pela dentista, revelou-se eficaz na evocação de respostas de colaboração para 2 pacientes. Os dados expressam a contribuição da análise funcional do comportamento ao estudo da interação profissional-paciente em odontopediatria. |
id |
UNSP_7e0bf016a1ba6c18e3ee9eabc57f69a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28949 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamentoPsychology and pediatric dentistry: the contribution of behaviour functional analysisRelações dentista-pacientepsicologia aplicada à odontologiarepertório comportamentalanálise funcionalDentist-patient relationshippsychology applied to dentistrydentist's behaviorfunctional analysisObjetivando analisar funcionalmente a atuação do odontopediatra, procedeu-se ao atendimento odontológico de 3 crianças não-colaboradoras, utilizando ansiolítico ou placebo. As sessões foram filmadas e registrou-se os eventos clínicos e comportamentais dos participantes, em intervalos de 15 segundos. Os resultados revelaram que a colaboração das crianças pode ser considerada condição estabelecedora para os comportamentos da profissional. O ansiolítico não demonstrou efeitos sobre o comportamento dos pacientes. Direção, categoria comportamental predominantemente utilizada pela dentista, revelou-se eficaz na evocação de respostas de colaboração para 2 pacientes. Os dados expressam a contribuição da análise funcional do comportamento ao estudo da interação profissional-paciente em odontopediatria.The aim of this study was to carry out a functional description of the pediatric dentists' behavior concerning professional performance. Subjects were 3 uncooperative dental patients who were treated using placebo or diazepam. Dental sessions were videotaped. Procedures and behaviors were recorded in 15-second intervals. Results revealed that children's level of cooperative behavior may be a considered variable that affect professional behaviors. Diazepam was not effective. Guidance was predominantly used by the dentist and evoked cooperative behavior with two patients. The results express the contribution of behaviour functional analysis to the study of patterns of interaction between the dental practitioner and child patient.Universidade de CampinasUniversidade Estadual PaulistaIUniversidade de Brasília (UnB)Universidade Estadual PaulistaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de Brasília (UnB)Moraes, Antonio Bento Alves deSanchez, Kira Anayansi Singh [UNESP]Possobon, Rosana de FátimaCosta Júnior, Áderson Luiz2014-05-20T15:13:49Z2014-05-20T15:13:49Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article75-82application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100010Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 17, n. 1, p. 75-82, 2004.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/2894910.1590/S0102-79722004000100010S0102-79722004000100010S0102-79722004000100010.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T06:03:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28949Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:58:11.468975Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento Psychology and pediatric dentistry: the contribution of behaviour functional analysis |
title |
Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento |
spellingShingle |
Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento Moraes, Antonio Bento Alves de Relações dentista-paciente psicologia aplicada à odontologia repertório comportamental análise funcional Dentist-patient relationship psychology applied to dentistry dentist's behavior functional analysis |
title_short |
Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento |
title_full |
Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento |
title_fullStr |
Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento |
title_full_unstemmed |
Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento |
title_sort |
Psicologia e odontopediatria: a contribuição da análise funcional do comportamento |
author |
Moraes, Antonio Bento Alves de |
author_facet |
Moraes, Antonio Bento Alves de Sanchez, Kira Anayansi Singh [UNESP] Possobon, Rosana de Fátima Costa Júnior, Áderson Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Sanchez, Kira Anayansi Singh [UNESP] Possobon, Rosana de Fátima Costa Júnior, Áderson Luiz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de Brasília (UnB) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Antonio Bento Alves de Sanchez, Kira Anayansi Singh [UNESP] Possobon, Rosana de Fátima Costa Júnior, Áderson Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações dentista-paciente psicologia aplicada à odontologia repertório comportamental análise funcional Dentist-patient relationship psychology applied to dentistry dentist's behavior functional analysis |
topic |
Relações dentista-paciente psicologia aplicada à odontologia repertório comportamental análise funcional Dentist-patient relationship psychology applied to dentistry dentist's behavior functional analysis |
description |
Objetivando analisar funcionalmente a atuação do odontopediatra, procedeu-se ao atendimento odontológico de 3 crianças não-colaboradoras, utilizando ansiolítico ou placebo. As sessões foram filmadas e registrou-se os eventos clínicos e comportamentais dos participantes, em intervalos de 15 segundos. Os resultados revelaram que a colaboração das crianças pode ser considerada condição estabelecedora para os comportamentos da profissional. O ansiolítico não demonstrou efeitos sobre o comportamento dos pacientes. Direção, categoria comportamental predominantemente utilizada pela dentista, revelou-se eficaz na evocação de respostas de colaboração para 2 pacientes. Os dados expressam a contribuição da análise funcional do comportamento ao estudo da interação profissional-paciente em odontopediatria. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 2014-05-20T15:13:49Z 2014-05-20T15:13:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100010 Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 17, n. 1, p. 75-82, 2004. 0102-7972 http://hdl.handle.net/11449/28949 10.1590/S0102-79722004000100010 S0102-79722004000100010 S0102-79722004000100010.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100010 http://hdl.handle.net/11449/28949 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 17, n. 1, p. 75-82, 2004. 0102-7972 10.1590/S0102-79722004000100010 S0102-79722004000100010 S0102-79722004000100010.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Reflexão e Crítica 0,258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75-82 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128297598451712 |