Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos.aspx?area=Humanarum http://hdl.handle.net/11449/127149 |
Resumo: | A violência, fenômeno multifacetado e socialmente recorrente, há muito invadiu os muros das escolas. Diversos são os relatos sobre manifestações de violência na escola que vão desde a violência simbólica, verbal até a física. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo compreender as atuais concepções sobre a violência e articular estas com as teorias do desenvolvimento da moralidade humana, com o intuito de estudar as formas de como essa violência, segundo a teoria do desenvolvimento moral, aparece nas escolas na contemporaneidade. Concluímos que as teorias do desenvolvimento moral, tanto na sua parte teórica quanto metodológica, andam se tornando fundamentais na busca de diálogos que promovam mais amadurecimento de conceitos como: a dignidade, a justiça, a bondade, a solidariedade e ao respeito a outros seres humanos, com o intuito de promover uma educação pacificadora e, desta forma, anular significativamente a violência e a sua banalização, principalmente nas escolas. |
id |
UNSP_813069d7eca55a4db192ea3f9552b814 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/127149 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violênciaViolênciaDesenvolvimento moralEscolaContemporaneidadeBulliyngA violência, fenômeno multifacetado e socialmente recorrente, há muito invadiu os muros das escolas. Diversos são os relatos sobre manifestações de violência na escola que vão desde a violência simbólica, verbal até a física. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo compreender as atuais concepções sobre a violência e articular estas com as teorias do desenvolvimento da moralidade humana, com o intuito de estudar as formas de como essa violência, segundo a teoria do desenvolvimento moral, aparece nas escolas na contemporaneidade. Concluímos que as teorias do desenvolvimento moral, tanto na sua parte teórica quanto metodológica, andam se tornando fundamentais na busca de diálogos que promovam mais amadurecimento de conceitos como: a dignidade, a justiça, a bondade, a solidariedade e ao respeito a outros seres humanos, com o intuito de promover uma educação pacificadora e, desta forma, anular significativamente a violência e a sua banalização, principalmente nas escolas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Rodrigo Cesar [UNESP]Batista, Drielly Adrean [UNESP]Kadooka, Aline [UNESP]Lepre, Rita Melissa [UNESP]2015-08-21T17:54:01Z2015-08-21T17:54:01Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article609-615application/pdfhttp://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos.aspx?area=HumanarumColloquium Humanarum, v. 10, p. 609-615, 2013.1809-8207http://hdl.handle.net/11449/12714910.5747/ch.2013.v10.nesp.000503ISSN1809-8207-2013-10-609-615.pdf9109045495650654Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColloquium Humanaruminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:10:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127149Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:43:48.284136Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência |
title |
Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência |
spellingShingle |
Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência Costa, Rodrigo Cesar [UNESP] Violência Desenvolvimento moral Escola Contemporaneidade Bulliyng |
title_short |
Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência |
title_full |
Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência |
title_fullStr |
Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência |
title_full_unstemmed |
Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência |
title_sort |
Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência |
author |
Costa, Rodrigo Cesar [UNESP] |
author_facet |
Costa, Rodrigo Cesar [UNESP] Batista, Drielly Adrean [UNESP] Kadooka, Aline [UNESP] Lepre, Rita Melissa [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Drielly Adrean [UNESP] Kadooka, Aline [UNESP] Lepre, Rita Melissa [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rodrigo Cesar [UNESP] Batista, Drielly Adrean [UNESP] Kadooka, Aline [UNESP] Lepre, Rita Melissa [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Desenvolvimento moral Escola Contemporaneidade Bulliyng |
topic |
Violência Desenvolvimento moral Escola Contemporaneidade Bulliyng |
description |
A violência, fenômeno multifacetado e socialmente recorrente, há muito invadiu os muros das escolas. Diversos são os relatos sobre manifestações de violência na escola que vão desde a violência simbólica, verbal até a física. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo compreender as atuais concepções sobre a violência e articular estas com as teorias do desenvolvimento da moralidade humana, com o intuito de estudar as formas de como essa violência, segundo a teoria do desenvolvimento moral, aparece nas escolas na contemporaneidade. Concluímos que as teorias do desenvolvimento moral, tanto na sua parte teórica quanto metodológica, andam se tornando fundamentais na busca de diálogos que promovam mais amadurecimento de conceitos como: a dignidade, a justiça, a bondade, a solidariedade e ao respeito a outros seres humanos, com o intuito de promover uma educação pacificadora e, desta forma, anular significativamente a violência e a sua banalização, principalmente nas escolas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-08-21T17:54:01Z 2015-08-21T17:54:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos.aspx?area=Humanarum Colloquium Humanarum, v. 10, p. 609-615, 2013. 1809-8207 http://hdl.handle.net/11449/127149 10.5747/ch.2013.v10.nesp.000503 ISSN1809-8207-2013-10-609-615.pdf 9109045495650654 |
url |
http://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos.aspx?area=Humanarum http://hdl.handle.net/11449/127149 |
identifier_str_mv |
Colloquium Humanarum, v. 10, p. 609-615, 2013. 1809-8207 10.5747/ch.2013.v10.nesp.000503 ISSN1809-8207-2013-10-609-615.pdf 9109045495650654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Colloquium Humanarum |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
609-615 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129239271079936 |