Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rodrigo Cesar [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Batista, Drielly Adrean [UNESP], Kadooka, Aline [UNESP], Lepre, Rita Melissa [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos.aspx?area=Humanarum
http://hdl.handle.net/11449/127149
Resumo: A violência, fenômeno multifacetado e socialmente recorrente, há muito invadiu os muros das escolas. Diversos são os relatos sobre manifestações de violência na escola que vão desde a violência simbólica, verbal até a física. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo compreender as atuais concepções sobre a violência e articular estas com as teorias do desenvolvimento da moralidade humana, com o intuito de estudar as formas de como essa violência, segundo a teoria do desenvolvimento moral, aparece nas escolas na contemporaneidade. Concluímos que as teorias do desenvolvimento moral, tanto na sua parte teórica quanto metodológica, andam se tornando fundamentais na busca de diálogos que promovam mais amadurecimento de conceitos como: a dignidade, a justiça, a bondade, a solidariedade e ao respeito a outros seres humanos, com o intuito de promover uma educação pacificadora e, desta forma, anular significativamente a violência e a sua banalização, principalmente nas escolas.
id UNSP_813069d7eca55a4db192ea3f9552b814
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127149
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violênciaViolênciaDesenvolvimento moralEscolaContemporaneidadeBulliyngA violência, fenômeno multifacetado e socialmente recorrente, há muito invadiu os muros das escolas. Diversos são os relatos sobre manifestações de violência na escola que vão desde a violência simbólica, verbal até a física. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo compreender as atuais concepções sobre a violência e articular estas com as teorias do desenvolvimento da moralidade humana, com o intuito de estudar as formas de como essa violência, segundo a teoria do desenvolvimento moral, aparece nas escolas na contemporaneidade. Concluímos que as teorias do desenvolvimento moral, tanto na sua parte teórica quanto metodológica, andam se tornando fundamentais na busca de diálogos que promovam mais amadurecimento de conceitos como: a dignidade, a justiça, a bondade, a solidariedade e ao respeito a outros seres humanos, com o intuito de promover uma educação pacificadora e, desta forma, anular significativamente a violência e a sua banalização, principalmente nas escolas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luiz Edmundo Carrijo Coube 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Rodrigo Cesar [UNESP]Batista, Drielly Adrean [UNESP]Kadooka, Aline [UNESP]Lepre, Rita Melissa [UNESP]2015-08-21T17:54:01Z2015-08-21T17:54:01Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article609-615application/pdfhttp://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos.aspx?area=HumanarumColloquium Humanarum, v. 10, p. 609-615, 2013.1809-8207http://hdl.handle.net/11449/12714910.5747/ch.2013.v10.nesp.000503ISSN1809-8207-2013-10-609-615.pdf9109045495650654Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporColloquium Humanaruminfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:10:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127149Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:43:48.284136Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência
title Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência
spellingShingle Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência
Costa, Rodrigo Cesar [UNESP]
Violência
Desenvolvimento moral
Escola
Contemporaneidade
Bulliyng
title_short Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência
title_full Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência
title_fullStr Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência
title_full_unstemmed Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência
title_sort Novas faces da violência escolar: possíveis diálogos entre moral e violência
author Costa, Rodrigo Cesar [UNESP]
author_facet Costa, Rodrigo Cesar [UNESP]
Batista, Drielly Adrean [UNESP]
Kadooka, Aline [UNESP]
Lepre, Rita Melissa [UNESP]
author_role author
author2 Batista, Drielly Adrean [UNESP]
Kadooka, Aline [UNESP]
Lepre, Rita Melissa [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rodrigo Cesar [UNESP]
Batista, Drielly Adrean [UNESP]
Kadooka, Aline [UNESP]
Lepre, Rita Melissa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Desenvolvimento moral
Escola
Contemporaneidade
Bulliyng
topic Violência
Desenvolvimento moral
Escola
Contemporaneidade
Bulliyng
description A violência, fenômeno multifacetado e socialmente recorrente, há muito invadiu os muros das escolas. Diversos são os relatos sobre manifestações de violência na escola que vão desde a violência simbólica, verbal até a física. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo compreender as atuais concepções sobre a violência e articular estas com as teorias do desenvolvimento da moralidade humana, com o intuito de estudar as formas de como essa violência, segundo a teoria do desenvolvimento moral, aparece nas escolas na contemporaneidade. Concluímos que as teorias do desenvolvimento moral, tanto na sua parte teórica quanto metodológica, andam se tornando fundamentais na busca de diálogos que promovam mais amadurecimento de conceitos como: a dignidade, a justiça, a bondade, a solidariedade e ao respeito a outros seres humanos, com o intuito de promover uma educação pacificadora e, desta forma, anular significativamente a violência e a sua banalização, principalmente nas escolas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-08-21T17:54:01Z
2015-08-21T17:54:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos.aspx?area=Humanarum
Colloquium Humanarum, v. 10, p. 609-615, 2013.
1809-8207
http://hdl.handle.net/11449/127149
10.5747/ch.2013.v10.nesp.000503
ISSN1809-8207-2013-10-609-615.pdf
9109045495650654
url http://www.unoeste.br/site/enepe/2013/suplementos.aspx?area=Humanarum
http://hdl.handle.net/11449/127149
identifier_str_mv Colloquium Humanarum, v. 10, p. 609-615, 2013.
1809-8207
10.5747/ch.2013.v10.nesp.000503
ISSN1809-8207-2013-10-609-615.pdf
9109045495650654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Colloquium Humanarum
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 609-615
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129239271079936