Memória e lugar: espaço-tempo no ensino de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calandro, Thiago Luiz [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194102
Resumo: A pesquisa que apresentamos objetiva revelar e discutir contribuições didáticas na relação entre representações espaciais feitas por alunos do ensino fundamental e os conteúdos da Geografia Escolar. O trabalho de pesquisa foi realizado em três escolas públicas do município de Jaguariaíva-PR, Brasil, em 2014. À época, trabalhamos com os alunos dos 6os e 7os anos, orientados a participar de diferentes atividades que promoveram a reflexão sobre seu espaço de vivência. Como metodologia de pesquisa, utilizamos uma abordagem qualitativa pautada sobretudo no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989) que permite a intepretação do fenômeno a partir de sinais e indícios. Contudo, para que essa interpretação tenha consistência é necessário descrever o contexto de produção das representações dos alunos. A memória, para além de um simples significado biológico, apresenta-se como uma via de registro das experiências sensoriais que um dia se materializaram e, mais além, como um mecanismo de configuração daquilo que importa a partir do qual se pode construir, reconstruir, desfazer ou refazer a própria história e a própria geografia, ou o próprio tempo e o próprio espaço. Logo, partimos de um ensino de Geografia que conta com experiências sensoriais e suas materializações para construir e reconstruir narrativas geográficas significativas.
id UNSP_8149f680cf9729647bd99babe530fc39
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/194102
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Memória e lugar: espaço-tempo no ensino de GeografiaMemory and place: space-time in the teaching of GeographyEspaçoMemóriaEnsinoGeografiaSpaceMemoryTeachingGeographyA pesquisa que apresentamos objetiva revelar e discutir contribuições didáticas na relação entre representações espaciais feitas por alunos do ensino fundamental e os conteúdos da Geografia Escolar. O trabalho de pesquisa foi realizado em três escolas públicas do município de Jaguariaíva-PR, Brasil, em 2014. À época, trabalhamos com os alunos dos 6os e 7os anos, orientados a participar de diferentes atividades que promoveram a reflexão sobre seu espaço de vivência. Como metodologia de pesquisa, utilizamos uma abordagem qualitativa pautada sobretudo no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989) que permite a intepretação do fenômeno a partir de sinais e indícios. Contudo, para que essa interpretação tenha consistência é necessário descrever o contexto de produção das representações dos alunos. A memória, para além de um simples significado biológico, apresenta-se como uma via de registro das experiências sensoriais que um dia se materializaram e, mais além, como um mecanismo de configuração daquilo que importa a partir do qual se pode construir, reconstruir, desfazer ou refazer a própria história e a própria geografia, ou o próprio tempo e o próprio espaço. Logo, partimos de um ensino de Geografia que conta com experiências sensoriais e suas materializações para construir e reconstruir narrativas geográficas significativas.The research we present aims to reveal and discuss didactics contributions in the relationship between spatial representations made by elementary school students and the contents of School Geography. The research work was carried out in three public schools in Jaguariaíva-PR, Brazil, in 2014. At the time, we worked with students from the 6th and 7th years, oriented to participate in different activities that promoted reflection on their living space. As a research methodology, we use a qualitative approach based mainly on the paradigm of Carlo Ginzburg (1989) that allows the interpretation of the phenomenon from signs and indications. However, for this interpretation to be consistent, it is necessary to describe the context of production of the students' representations. Memory, in addition to a simple biological meaning, presents itself as a way of recording the sensory experiences that one day materialized and, furthermore, as a mechanism for configuring what matters from which one can build, reconstruct, undo or redo your own history and geography, or your own time and space. Therefore, we started with a teaching of Geography that relies on sensory experiences and their materializations to build and reconstruct significant geographical narratives.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pezzato, João Pedro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calandro, Thiago Luiz [UNESP]2020-10-16T01:28:47Z2020-10-16T01:28:47Z2020-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19410233004137036P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-22T06:18:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194102Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-22T06:18:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória e lugar: espaço-tempo no ensino de Geografia
Memory and place: space-time in the teaching of Geography
title Memória e lugar: espaço-tempo no ensino de Geografia
spellingShingle Memória e lugar: espaço-tempo no ensino de Geografia
Calandro, Thiago Luiz [UNESP]
Espaço
Memória
Ensino
Geografia
Space
Memory
Teaching
Geography
title_short Memória e lugar: espaço-tempo no ensino de Geografia
title_full Memória e lugar: espaço-tempo no ensino de Geografia
title_fullStr Memória e lugar: espaço-tempo no ensino de Geografia
title_full_unstemmed Memória e lugar: espaço-tempo no ensino de Geografia
title_sort Memória e lugar: espaço-tempo no ensino de Geografia
author Calandro, Thiago Luiz [UNESP]
author_facet Calandro, Thiago Luiz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pezzato, João Pedro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Calandro, Thiago Luiz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço
Memória
Ensino
Geografia
Space
Memory
Teaching
Geography
topic Espaço
Memória
Ensino
Geografia
Space
Memory
Teaching
Geography
description A pesquisa que apresentamos objetiva revelar e discutir contribuições didáticas na relação entre representações espaciais feitas por alunos do ensino fundamental e os conteúdos da Geografia Escolar. O trabalho de pesquisa foi realizado em três escolas públicas do município de Jaguariaíva-PR, Brasil, em 2014. À época, trabalhamos com os alunos dos 6os e 7os anos, orientados a participar de diferentes atividades que promoveram a reflexão sobre seu espaço de vivência. Como metodologia de pesquisa, utilizamos uma abordagem qualitativa pautada sobretudo no paradigma indiciário de Carlo Ginzburg (1989) que permite a intepretação do fenômeno a partir de sinais e indícios. Contudo, para que essa interpretação tenha consistência é necessário descrever o contexto de produção das representações dos alunos. A memória, para além de um simples significado biológico, apresenta-se como uma via de registro das experiências sensoriais que um dia se materializaram e, mais além, como um mecanismo de configuração daquilo que importa a partir do qual se pode construir, reconstruir, desfazer ou refazer a própria história e a própria geografia, ou o próprio tempo e o próprio espaço. Logo, partimos de um ensino de Geografia que conta com experiências sensoriais e suas materializações para construir e reconstruir narrativas geográficas significativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-16T01:28:47Z
2020-10-16T01:28:47Z
2020-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/194102
33004137036P9
url http://hdl.handle.net/11449/194102
identifier_str_mv 33004137036P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649788703408128