A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências nas escolas do município de Bauru: entre concepção e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Samuel Godinho Mandim
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216603
Resumo: Ao refletir sobre as péssimas condições de ensino, o esvaziamento cultural e o negacionismo científico, frutos da sociedade capitalista, defende-se uma pedagogia capaz de promover o desenvolvimento da classe trabalhadora, favorecendo sua emancipação: a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Este trabalho está alinhado aos pressupostos marxistas, buscando possibilidades de transformação da educação, e teve por objetivo analisar a concepção dos professores sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências a partir da implantação da PHC no currículo municipal de Bauru, apresentando os avanços, os retrocessos e as dificuldades dos professores e da gestão educacional na compreensão da teoria crítica e no desenvolvimento de uma prática docente pautados na PHC. A partir dos dados obtidos por meio da utilização de questionário e da realização de entrevista semiestruturada realizada com três professores de Ciências Naturais e uma coordenadora pedagógica da rede municipal de Bauru foram organizadas três categorias principais de análise: 1- Prática pedagógica em Ciências Naturais: a necessidade de superação das bases construtivista. 2- Determinações políticas, sociais e culturais: pedagogia contra hegemônica em contexto liberal, 3- A apropriação de uma teoria contra hegemônica: dificuldades e possibilidades. Em cada categoria, foram reunidos elementos de análise abordando temas como: Historicização e Contextualização dos conteúdos, Didatização da PHC e o construtivismo, Teoria X Prática, Ensino de Ciências, Condições do trabalho docente (Políticas educacionais e alienação), Negação dos pressupostos marxistas (Religião, política e conservadorismo), Dificuldades na compreensão da teoria da PHC, Limitações na Formação – (Formação inicial e continuada). Como resultado, verificou-se que os processos de formação docente inicial e continuada apresentam lacunas a serem superadas para a compreensão da teoria e prática crítica e o Ensino de Ciências na perspectiva crítica ainda é simplificado. Concluímos, enfim, que as concepções dos professores sobre o Ensino de Ciências e a PHC apresentam distanciamento de pressupostos dessa pedagogia. Portanto, para o avanço das implantações da PHC nos currículos municipais, defende-se a importância das instituições formadoras de professores e pesquisadores em promover melhores condições de articulação entre a teoria e a prática pedagógica na perspectiva da PHC, possibilitando ao corpo docente capacidade de planejar e estruturar sua prática docente dentro dos pressupostos do materialismo histórico-dialético.
id UNSP_81be1f8b7cb777ca622c007417b79dcf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216603
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências nas escolas do município de Bauru: entre concepção e práticaHistorical-Critical Pedagogy and Science Teaching in schools in the city of Bauru: between conception and practicePedagogia Histórico-CríticaCurrículo de CiênciasEnsino de Ciências NaturaisEnsino fundamentalPrática pedagógicaHistorical-Critical PedagogyCurriculum of SciencesTeaching of Natural ScienceElementary schoolPedagogical practiceAo refletir sobre as péssimas condições de ensino, o esvaziamento cultural e o negacionismo científico, frutos da sociedade capitalista, defende-se uma pedagogia capaz de promover o desenvolvimento da classe trabalhadora, favorecendo sua emancipação: a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Este trabalho está alinhado aos pressupostos marxistas, buscando possibilidades de transformação da educação, e teve por objetivo analisar a concepção dos professores sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências a partir da implantação da PHC no currículo municipal de Bauru, apresentando os avanços, os retrocessos e as dificuldades dos professores e da gestão educacional na compreensão da teoria crítica e no desenvolvimento de uma prática docente pautados na PHC. A partir dos dados obtidos por meio da utilização de questionário e da realização de entrevista semiestruturada realizada com três professores de Ciências Naturais e uma coordenadora pedagógica da rede municipal de Bauru foram organizadas três categorias principais de análise: 1- Prática pedagógica em Ciências Naturais: a necessidade de superação das bases construtivista. 2- Determinações políticas, sociais e culturais: pedagogia contra hegemônica em contexto liberal, 3- A apropriação de uma teoria contra hegemônica: dificuldades e possibilidades. Em cada categoria, foram reunidos elementos de análise abordando temas como: Historicização e Contextualização dos conteúdos, Didatização da PHC e o construtivismo, Teoria X Prática, Ensino de Ciências, Condições do trabalho docente (Políticas educacionais e alienação), Negação dos pressupostos marxistas (Religião, política e conservadorismo), Dificuldades na compreensão da teoria da PHC, Limitações na Formação – (Formação inicial e continuada). Como resultado, verificou-se que os processos de formação docente inicial e continuada apresentam lacunas a serem superadas para a compreensão da teoria e prática crítica e o Ensino de Ciências na perspectiva crítica ainda é simplificado. Concluímos, enfim, que as concepções dos professores sobre o Ensino de Ciências e a PHC apresentam distanciamento de pressupostos dessa pedagogia. Portanto, para o avanço das implantações da PHC nos currículos municipais, defende-se a importância das instituições formadoras de professores e pesquisadores em promover melhores condições de articulação entre a teoria e a prática pedagógica na perspectiva da PHC, possibilitando ao corpo docente capacidade de planejar e estruturar sua prática docente dentro dos pressupostos do materialismo histórico-dialético.Reflecting over the awful teaching conditions, the cultural gap and the scientific denialism, due to the capitalist society, a pedagogy capable of promoting the development of the working class is defended, favoring its emancipation: the Historical-Critical Pedagogy (HCP). This work is aligned with the marxist assumptions, searching for possibilities of transforming education, and had as its aim to analyze the conception of the teachers about the Historical- Critical Pedagogy and the Teaching of Science from the implantation of HCP in the municipal curriculum of Bauru, presenting new advances, the setbacks and the difficulties of the teachers and of the educational management in the understanding of the critical theory and in the development of a docent practice ruled by the HCP. From the data obtained through the use of a qquestionaire and from an interview semi structured realized with three teachers of Natural Science and one pedagogical coordinator of the municipal network of Bauru, three main analizis categories were organized: 1- pedagogical practice in Natural Science: the need to overcome the constructivist basis. 2- Political, social and cultural determinations: pedagogy counter-hegemonic in a liberal context, 3- The appropriation of a counter-hegemonic theory: difficulties and possibilities. In each category, elements of analysis were gathered approaching topics such as: Historicization and Contextualization of topics, Didactisation of HCP and constructivism, Theory X Practice, Teaching of Science, teaching work conditions (educational politics and conservatism), Denial of the marxist assumption (Religion, politics and conservatism), difficulties in the understanding of HPC, initial and continued education). As a result, it was verified that the process of initial and continued education presented gaps to be overcome for the understanding of the theory and critical practice and the Teaching of Science in the critical perspective is still simple. It is concluded that the conceptions of the teachers on the teaching of Science and the HCP present a distance of assumptions of this pedagogy. Nevertheless, for the breakthrough of the implantation of HCP in the municipal curriculums, it is endorsed the importance for the institutions which educate the teachers and researchers to promote better conditions of articulations between theory and pedagogical practice in the HCP perspective, making it possible for the teachers the capability to plan and structure the teaching practice in the assumption of the materialism historical-dialectical.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Samuel Godinho Mandim2022-02-15T16:48:56Z2022-02-15T16:48:56Z2021-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21660333004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-14T06:17:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216603Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:41:55.307643Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências nas escolas do município de Bauru: entre concepção e prática
Historical-Critical Pedagogy and Science Teaching in schools in the city of Bauru: between conception and practice
title A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências nas escolas do município de Bauru: entre concepção e prática
spellingShingle A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências nas escolas do município de Bauru: entre concepção e prática
Oliveira, Samuel Godinho Mandim
Pedagogia Histórico-Crítica
Currículo de Ciências
Ensino de Ciências Naturais
Ensino fundamental
Prática pedagógica
Historical-Critical Pedagogy
Curriculum of Sciences
Teaching of Natural Science
Elementary school
Pedagogical practice
title_short A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências nas escolas do município de Bauru: entre concepção e prática
title_full A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências nas escolas do município de Bauru: entre concepção e prática
title_fullStr A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências nas escolas do município de Bauru: entre concepção e prática
title_full_unstemmed A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências nas escolas do município de Bauru: entre concepção e prática
title_sort A Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências nas escolas do município de Bauru: entre concepção e prática
author Oliveira, Samuel Godinho Mandim
author_facet Oliveira, Samuel Godinho Mandim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Samuel Godinho Mandim
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Histórico-Crítica
Currículo de Ciências
Ensino de Ciências Naturais
Ensino fundamental
Prática pedagógica
Historical-Critical Pedagogy
Curriculum of Sciences
Teaching of Natural Science
Elementary school
Pedagogical practice
topic Pedagogia Histórico-Crítica
Currículo de Ciências
Ensino de Ciências Naturais
Ensino fundamental
Prática pedagógica
Historical-Critical Pedagogy
Curriculum of Sciences
Teaching of Natural Science
Elementary school
Pedagogical practice
description Ao refletir sobre as péssimas condições de ensino, o esvaziamento cultural e o negacionismo científico, frutos da sociedade capitalista, defende-se uma pedagogia capaz de promover o desenvolvimento da classe trabalhadora, favorecendo sua emancipação: a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Este trabalho está alinhado aos pressupostos marxistas, buscando possibilidades de transformação da educação, e teve por objetivo analisar a concepção dos professores sobre a Pedagogia Histórico-Crítica e o Ensino de Ciências a partir da implantação da PHC no currículo municipal de Bauru, apresentando os avanços, os retrocessos e as dificuldades dos professores e da gestão educacional na compreensão da teoria crítica e no desenvolvimento de uma prática docente pautados na PHC. A partir dos dados obtidos por meio da utilização de questionário e da realização de entrevista semiestruturada realizada com três professores de Ciências Naturais e uma coordenadora pedagógica da rede municipal de Bauru foram organizadas três categorias principais de análise: 1- Prática pedagógica em Ciências Naturais: a necessidade de superação das bases construtivista. 2- Determinações políticas, sociais e culturais: pedagogia contra hegemônica em contexto liberal, 3- A apropriação de uma teoria contra hegemônica: dificuldades e possibilidades. Em cada categoria, foram reunidos elementos de análise abordando temas como: Historicização e Contextualização dos conteúdos, Didatização da PHC e o construtivismo, Teoria X Prática, Ensino de Ciências, Condições do trabalho docente (Políticas educacionais e alienação), Negação dos pressupostos marxistas (Religião, política e conservadorismo), Dificuldades na compreensão da teoria da PHC, Limitações na Formação – (Formação inicial e continuada). Como resultado, verificou-se que os processos de formação docente inicial e continuada apresentam lacunas a serem superadas para a compreensão da teoria e prática crítica e o Ensino de Ciências na perspectiva crítica ainda é simplificado. Concluímos, enfim, que as concepções dos professores sobre o Ensino de Ciências e a PHC apresentam distanciamento de pressupostos dessa pedagogia. Portanto, para o avanço das implantações da PHC nos currículos municipais, defende-se a importância das instituições formadoras de professores e pesquisadores em promover melhores condições de articulação entre a teoria e a prática pedagógica na perspectiva da PHC, possibilitando ao corpo docente capacidade de planejar e estruturar sua prática docente dentro dos pressupostos do materialismo histórico-dialético.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-16
2022-02-15T16:48:56Z
2022-02-15T16:48:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216603
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/216603
identifier_str_mv 33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128846525890560