Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91176
Resumo: Este trabalho tem por finalidade realizar um estudo das representações, das narrativas e das práticas de leitura de professores de uma escola pública, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos que constituem a profissão docente. Os professores selecionados para participar deste trabalho atuam na escola pública tendo sua formação entre fins da década de 1960 e início da década de 80 do século XX, continuando sua atuação docente na escola pública nos vinte anos posteriores. O recorte temporal deve-se ao fato de, embora ser um período historicamente muito curto, as transformações observadas tanto na sociedade quanto nos aspectos educacionais serem bastante significativas. Nesse contexto surgem algumas inquietações acerca de quem são esses professores, como se pensam enquanto profissionais, como pensam sua formação, como se vêem imersos em uma sociedade em constante modificação e como suas práticas de leitura se constituem, influenciando ou não seu fazer cotidiano em sala de aula. A metodologia utilizada nesta pesquisa, é o método narrativo consistindo em entrevistas com um grupo de professores de uma E.E. localizada na Zona Noroeste da cidade de São Paulo. Espera-se que este trabalho possa servir como suporte para um melhor entendimento das questões que permeiam a profissão docente e que possa suscitar novas discussões que propiciem uma maior consciência a respeito dos processos de constituição tanto do campo educacional quanto do profissional docente.
id UNSP_82068773f15ccb5207115fc590aad891
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91176
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola públicaEscolas publicas - São Paulo (cidade)Professores - FormaçãoEnsino - Orientação profissionalInteresses na leituraEscolas públicas - Praticas de leitura de professoresRepresentationsReading practicesNarrativesTeaching formationEste trabalho tem por finalidade realizar um estudo das representações, das narrativas e das práticas de leitura de professores de uma escola pública, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos que constituem a profissão docente. Os professores selecionados para participar deste trabalho atuam na escola pública tendo sua formação entre fins da década de 1960 e início da década de 80 do século XX, continuando sua atuação docente na escola pública nos vinte anos posteriores. O recorte temporal deve-se ao fato de, embora ser um período historicamente muito curto, as transformações observadas tanto na sociedade quanto nos aspectos educacionais serem bastante significativas. Nesse contexto surgem algumas inquietações acerca de quem são esses professores, como se pensam enquanto profissionais, como pensam sua formação, como se vêem imersos em uma sociedade em constante modificação e como suas práticas de leitura se constituem, influenciando ou não seu fazer cotidiano em sala de aula. A metodologia utilizada nesta pesquisa, é o método narrativo consistindo em entrevistas com um grupo de professores de uma E.E. localizada na Zona Noroeste da cidade de São Paulo. Espera-se que este trabalho possa servir como suporte para um melhor entendimento das questões que permeiam a profissão docente e que possa suscitar novas discussões que propiciem uma maior consciência a respeito dos processos de constituição tanto do campo educacional quanto do profissional docente.The purpose of this work is to make a study of the representations, the narratives and the reading practices of teachers from a public school, aiming at promoting a discussion which takes into consideration the various aspects that constitute the teaching profession. The teachers who were selected to participate of this study had their graduations between the 60‟s and the beginning of the 80‟s and have been working in the public school since then. The choice of the period is due to the fact that, although it is a very short historical period, the transformations observed in the society as well as in the educational aspects are very meaningful. In this context appeared some inquietudes about who these teachers are, how they think of themselves as professionals, how they think of their formation, how they see themselves immerged in a society which is constantly changing and how their reading practices are constituted, influencing or not their daily work in the classroom. The methodology which was used in this research is the narrative method consisting of interviews with a group of teachers from a public school located in the northwest part of the city of São Paulo. It is expected that this work may be used as a support for a better understanding of questions which permeate the teaching profession and that may suscitate new discussions that propitiate a bigger conscience about the processes of constitution in the educational area as well as in the teaching professional.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2010-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis167 f.application/pdfBOLDARINE, Rosaria de Fátima. Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública. 2010. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/91176000618365boldarine_rf_me_mar.pdf33004110040P507346506281546870000-0002-7688-8486Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91176Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública
title Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública
spellingShingle Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública
Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP]
Escolas publicas - São Paulo (cidade)
Professores - Formação
Ensino - Orientação profissional
Interesses na leitura
Escolas públicas - Praticas de leitura de professores
Representations
Reading practices
Narratives
Teaching formation
title_short Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública
title_full Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública
title_fullStr Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública
title_full_unstemmed Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública
title_sort Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública
author Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP]
author_facet Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas publicas - São Paulo (cidade)
Professores - Formação
Ensino - Orientação profissional
Interesses na leitura
Escolas públicas - Praticas de leitura de professores
Representations
Reading practices
Narratives
Teaching formation
topic Escolas publicas - São Paulo (cidade)
Professores - Formação
Ensino - Orientação profissional
Interesses na leitura
Escolas públicas - Praticas de leitura de professores
Representations
Reading practices
Narratives
Teaching formation
description Este trabalho tem por finalidade realizar um estudo das representações, das narrativas e das práticas de leitura de professores de uma escola pública, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos que constituem a profissão docente. Os professores selecionados para participar deste trabalho atuam na escola pública tendo sua formação entre fins da década de 1960 e início da década de 80 do século XX, continuando sua atuação docente na escola pública nos vinte anos posteriores. O recorte temporal deve-se ao fato de, embora ser um período historicamente muito curto, as transformações observadas tanto na sociedade quanto nos aspectos educacionais serem bastante significativas. Nesse contexto surgem algumas inquietações acerca de quem são esses professores, como se pensam enquanto profissionais, como pensam sua formação, como se vêem imersos em uma sociedade em constante modificação e como suas práticas de leitura se constituem, influenciando ou não seu fazer cotidiano em sala de aula. A metodologia utilizada nesta pesquisa, é o método narrativo consistindo em entrevistas com um grupo de professores de uma E.E. localizada na Zona Noroeste da cidade de São Paulo. Espera-se que este trabalho possa servir como suporte para um melhor entendimento das questões que permeiam a profissão docente e que possa suscitar novas discussões que propiciem uma maior consciência a respeito dos processos de constituição tanto do campo educacional quanto do profissional docente.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-12
2014-06-11T19:24:55Z
2014-06-11T19:24:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOLDARINE, Rosaria de Fátima. Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública. 2010. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/91176
000618365
boldarine_rf_me_mar.pdf
33004110040P5
0734650628154687
0000-0002-7688-8486
identifier_str_mv BOLDARINE, Rosaria de Fátima. Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública. 2010. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.
000618365
boldarine_rf_me_mar.pdf
33004110040P5
0734650628154687
0000-0002-7688-8486
url http://hdl.handle.net/11449/91176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 167 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128189599318016