Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91176 |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade realizar um estudo das representações, das narrativas e das práticas de leitura de professores de uma escola pública, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos que constituem a profissão docente. Os professores selecionados para participar deste trabalho atuam na escola pública tendo sua formação entre fins da década de 1960 e início da década de 80 do século XX, continuando sua atuação docente na escola pública nos vinte anos posteriores. O recorte temporal deve-se ao fato de, embora ser um período historicamente muito curto, as transformações observadas tanto na sociedade quanto nos aspectos educacionais serem bastante significativas. Nesse contexto surgem algumas inquietações acerca de quem são esses professores, como se pensam enquanto profissionais, como pensam sua formação, como se vêem imersos em uma sociedade em constante modificação e como suas práticas de leitura se constituem, influenciando ou não seu fazer cotidiano em sala de aula. A metodologia utilizada nesta pesquisa, é o método narrativo consistindo em entrevistas com um grupo de professores de uma E.E. localizada na Zona Noroeste da cidade de São Paulo. Espera-se que este trabalho possa servir como suporte para um melhor entendimento das questões que permeiam a profissão docente e que possa suscitar novas discussões que propiciem uma maior consciência a respeito dos processos de constituição tanto do campo educacional quanto do profissional docente. |
id |
UNSP_82068773f15ccb5207115fc590aad891 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91176 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola públicaEscolas publicas - São Paulo (cidade)Professores - FormaçãoEnsino - Orientação profissionalInteresses na leituraEscolas públicas - Praticas de leitura de professoresRepresentationsReading practicesNarrativesTeaching formationEste trabalho tem por finalidade realizar um estudo das representações, das narrativas e das práticas de leitura de professores de uma escola pública, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos que constituem a profissão docente. Os professores selecionados para participar deste trabalho atuam na escola pública tendo sua formação entre fins da década de 1960 e início da década de 80 do século XX, continuando sua atuação docente na escola pública nos vinte anos posteriores. O recorte temporal deve-se ao fato de, embora ser um período historicamente muito curto, as transformações observadas tanto na sociedade quanto nos aspectos educacionais serem bastante significativas. Nesse contexto surgem algumas inquietações acerca de quem são esses professores, como se pensam enquanto profissionais, como pensam sua formação, como se vêem imersos em uma sociedade em constante modificação e como suas práticas de leitura se constituem, influenciando ou não seu fazer cotidiano em sala de aula. A metodologia utilizada nesta pesquisa, é o método narrativo consistindo em entrevistas com um grupo de professores de uma E.E. localizada na Zona Noroeste da cidade de São Paulo. Espera-se que este trabalho possa servir como suporte para um melhor entendimento das questões que permeiam a profissão docente e que possa suscitar novas discussões que propiciem uma maior consciência a respeito dos processos de constituição tanto do campo educacional quanto do profissional docente.The purpose of this work is to make a study of the representations, the narratives and the reading practices of teachers from a public school, aiming at promoting a discussion which takes into consideration the various aspects that constitute the teaching profession. The teachers who were selected to participate of this study had their graduations between the 60‟s and the beginning of the 80‟s and have been working in the public school since then. The choice of the period is due to the fact that, although it is a very short historical period, the transformations observed in the society as well as in the educational aspects are very meaningful. In this context appeared some inquietudes about who these teachers are, how they think of themselves as professionals, how they think of their formation, how they see themselves immerged in a society which is constantly changing and how their reading practices are constituted, influencing or not their daily work in the classroom. The methodology which was used in this research is the narrative method consisting of interviews with a group of teachers from a public school located in the northwest part of the city of São Paulo. It is expected that this work may be used as a support for a better understanding of questions which permeate the teaching profession and that may suscitate new discussions that propitiate a bigger conscience about the processes of constitution in the educational area as well as in the teaching professional.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2010-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis167 f.application/pdfBOLDARINE, Rosaria de Fátima. Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública. 2010. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/91176000618365boldarine_rf_me_mar.pdf33004110040P507346506281546870000-0002-7688-8486Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:10:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91176Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública |
title |
Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública |
spellingShingle |
Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP] Escolas publicas - São Paulo (cidade) Professores - Formação Ensino - Orientação profissional Interesses na leitura Escolas públicas - Praticas de leitura de professores Representations Reading practices Narratives Teaching formation |
title_short |
Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública |
title_full |
Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública |
title_fullStr |
Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública |
title_full_unstemmed |
Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública |
title_sort |
Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública |
author |
Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP] |
author_facet |
Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Boldarine, Rosaria de Fátima [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas publicas - São Paulo (cidade) Professores - Formação Ensino - Orientação profissional Interesses na leitura Escolas públicas - Praticas de leitura de professores Representations Reading practices Narratives Teaching formation |
topic |
Escolas publicas - São Paulo (cidade) Professores - Formação Ensino - Orientação profissional Interesses na leitura Escolas públicas - Praticas de leitura de professores Representations Reading practices Narratives Teaching formation |
description |
Este trabalho tem por finalidade realizar um estudo das representações, das narrativas e das práticas de leitura de professores de uma escola pública, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos que constituem a profissão docente. Os professores selecionados para participar deste trabalho atuam na escola pública tendo sua formação entre fins da década de 1960 e início da década de 80 do século XX, continuando sua atuação docente na escola pública nos vinte anos posteriores. O recorte temporal deve-se ao fato de, embora ser um período historicamente muito curto, as transformações observadas tanto na sociedade quanto nos aspectos educacionais serem bastante significativas. Nesse contexto surgem algumas inquietações acerca de quem são esses professores, como se pensam enquanto profissionais, como pensam sua formação, como se vêem imersos em uma sociedade em constante modificação e como suas práticas de leitura se constituem, influenciando ou não seu fazer cotidiano em sala de aula. A metodologia utilizada nesta pesquisa, é o método narrativo consistindo em entrevistas com um grupo de professores de uma E.E. localizada na Zona Noroeste da cidade de São Paulo. Espera-se que este trabalho possa servir como suporte para um melhor entendimento das questões que permeiam a profissão docente e que possa suscitar novas discussões que propiciem uma maior consciência a respeito dos processos de constituição tanto do campo educacional quanto do profissional docente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-12 2014-06-11T19:24:55Z 2014-06-11T19:24:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BOLDARINE, Rosaria de Fátima. Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública. 2010. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. http://hdl.handle.net/11449/91176 000618365 boldarine_rf_me_mar.pdf 33004110040P5 0734650628154687 0000-0002-7688-8486 |
identifier_str_mv |
BOLDARINE, Rosaria de Fátima. Representações, narrativas e práticas de leitura: um estudo com professores de uma escola pública. 2010. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. 000618365 boldarine_rf_me_mar.pdf 33004110040P5 0734650628154687 0000-0002-7688-8486 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
167 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128189599318016 |