O cálculo mental na perspectiva do sentido de número: uma proposta didática para os anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Luciana Aparecida da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204563
Resumo: O Cálculo mental pode ser considerado como uma habilidade para resolver problemas matemáticos a ser trabalhado na Educação Básica, pois promove o desenvolvimento do Sentido de número, fundamentado no conhecimento flexível dos números e das relações entre as operações aritméticas, indo além do algoritmo convencional. Ao partir desse pressuposto, algumas inquietações começaram a surgir durante a prática pedagógica em relação ao uso do Cálculo mental, no intuito de procurar alternativas que motivassem os alunos para tal habilidade. A investigação partiu do seguinte problema de pesquisa: quais estratégias de Cálculo mental são utilizadas pelos alunos do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental nas tarefas matemáticas? Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa com característica exploratória, com a participação de 56 colaboradores, sendo 28 alunos e uma professora do 3º ano, e 26 alunos e uma professora do 5º ano, todos de uma escola municipal dos anos iniciais do Ensino Fundamental, localizada na cidade de Bauru, no Estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados para a produção de dados se constituíram em: 1) aplicação de questionário com os professores, para verificar a compreensão acerca do Cálculo mental e de seu ensino; 2) tarefas matemáticas, com o objetivo de investigar quais estratégias de cálculo os alunos utilizam para resolver as tarefas de adição e subtração. Os resultados evidenciaram que os alunos recorreram majoritariamente ao uso do algoritmo convencional para resolver as tarefas matemáticas propostas. Constatou-se ainda que o entendimento das professoras se refere ao Cálculo mental como a rapidez na execução do cálculo e práticas de ensino de forma procedimental. Assim, como parte integrante da pesquisa, elaborou-se um produto educacional como proposta didática, no formato digital, composta por tarefas matemáticas, visando o desenvolvimento do Cálculo mental na perspectiva do Sentido de número, a fim de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática.
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A investigação partiu do seguinte problema de pesquisa: quais estratégias de Cálculo mental são utilizadas pelos alunos do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental nas tarefas matemáticas? Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa com característica exploratória, com a participação de 56 colaboradores, sendo 28 alunos e uma professora do 3º ano, e 26 alunos e uma professora do 5º ano, todos de uma escola municipal dos anos iniciais do Ensino Fundamental, localizada na cidade de Bauru, no Estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados para a produção de dados se constituíram em: 1) aplicação de questionário com os professores, para verificar a compreensão acerca do Cálculo mental e de seu ensino; 2) tarefas matemáticas, com o objetivo de investigar quais estratégias de cálculo os alunos utilizam para resolver as tarefas de adição e subtração. Os resultados evidenciaram que os alunos recorreram majoritariamente ao uso do algoritmo convencional para resolver as tarefas matemáticas propostas. Constatou-se ainda que o entendimento das professoras se refere ao Cálculo mental como a rapidez na execução do cálculo e práticas de ensino de forma procedimental. Assim, como parte integrante da pesquisa, elaborou-se um produto educacional como proposta didática, no formato digital, composta por tarefas matemáticas, visando o desenvolvimento do Cálculo mental na perspectiva do Sentido de número, a fim de contribuir com o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática.Mental Calculation can be considered as a skill to solve mathematical problems to be worked on in Basic Education, as it promotes the development of the Sense of Number, based on the flexible knowledge of numbers and the relationships between arithmetic operations, going beyond the conventional algorithm. Based on this assumption, some concerns began to emerge during my pedagogical practice in relation to the use of Mental Calculus, in order to seek alternatives that would motivate students for this skill. The investigation started from the following research problem: What Mental Calculation strategies are used by students of the 3rd and 5th years of Elementary School in the mathematical tasks? To this end, a qualitative research with an exploratory characteristic and the participation of 56 collaborators was developed, 28 students and a 3rd year teacher and 26 students and a 5th year teacher from a municipal school in the early years Elementary School, located in the city of Bauru, in the State of São Paulo. The instruments used for the production of data consisted of: 1) Application of a questionnaire with the teachers, to verify the understanding about Mental Calculus and its teaching and 2) Mathematical tasks with the objective of investigating which calculation strategies students use to solve the tasks of addition and subtraction. The results showed that students mostly resorted to the use of conventional algorithms to solve the proposed mathematical tasks. It was also found that the teachers' understanding refers to the Mental Calculation as the speed in the execution of the calculation and teaching practices in a procedural way. Thus, as an integral part of the research, a didactic proposal was developed as an educational product, in digital format, composed of mathematical tasks, aiming at the development of Mental Calculation from the perspective of the Sense of Number, in order to contribute to the teaching and learning process in math classes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson Antonio [UNESP]Sander, Giovana PereiraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Luciana Aparecida da2021-04-30T14:34:33Z2021-04-30T14:34:33Z2021-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20456333004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-03T06:08:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204563Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:56:55.187754Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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