A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peccin, Daniela Aparecida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251347
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar por meio da orientação dos estudos de Pierre Bourdieu a influência do conceito de capital cultural e habitus na trajetória de formação inicial e continuada de 5 professoras da Educação Infantil da rede municipal de uma cidade localizada no interior de São Paulo. Foi investigado, as possibilidades e os limites existentes na influência de suas trajetórias com a profissão que exercem. Tendo clareza dos avanços e retrocessos na trajetória de reconhecimento e valorização das professoras dessa etapa de ensino, das crianças e da instituição como educacional, com embasamento nos conceitos de capital cultural e habitus. Para isso, as análises das respostas adquiridas com as entrevistas, foram submetidas ao método praxiológico, elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe e dessa forma, reconhecemos que o patrimônio cultural investido durante as suas trajetórias de formação, reflete em suas concepções e ações atualmente. A compreensão dessa relação visa possibilitar melhorias nas relações sociais dentro da escola e da família e também permite trazer novos olhares acerca da formação continuada, firmando a importância da educação das crianças, que podem ser futuros professores que educarão outras novas gerações.
id UNSP_82b8d23665d1b9e67f6849bfc67e5bc5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251347
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantilThe influence of cultural capital on the training trajectory of early childhood education teachersEducação infantilCapital culturalHabitusTrajetória de formaçãoEarly Childhood EducationCultural CapitalFormation trajectoryEsta pesquisa buscou analisar por meio da orientação dos estudos de Pierre Bourdieu a influência do conceito de capital cultural e habitus na trajetória de formação inicial e continuada de 5 professoras da Educação Infantil da rede municipal de uma cidade localizada no interior de São Paulo. Foi investigado, as possibilidades e os limites existentes na influência de suas trajetórias com a profissão que exercem. Tendo clareza dos avanços e retrocessos na trajetória de reconhecimento e valorização das professoras dessa etapa de ensino, das crianças e da instituição como educacional, com embasamento nos conceitos de capital cultural e habitus. Para isso, as análises das respostas adquiridas com as entrevistas, foram submetidas ao método praxiológico, elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe e dessa forma, reconhecemos que o patrimônio cultural investido durante as suas trajetórias de formação, reflete em suas concepções e ações atualmente. A compreensão dessa relação visa possibilitar melhorias nas relações sociais dentro da escola e da família e também permite trazer novos olhares acerca da formação continuada, firmando a importância da educação das crianças, que podem ser futuros professores que educarão outras novas gerações.This research sought to analyze, through the guidance of Pierre Bourdieu's studies, the influence of the concept of cultural capital and habitus on the initial and continued training trajectory of 5 Early Childhood Education teachers from the municipal network of a city located in the interior of São Paulo. The possibilities and limits that exist in influencing their trajectories with the profession they practice were investigated. Having clarity of advances and setbacks in the trajectory of recognition and appreciation of teachers at this stage of teaching, children and the institution as educational, based on the concepts of cultural capital and habitus. To this end, the analyzes of the responses acquired from the interviews were subjected to the praxeological method, developed by Pierre Bourdieu and his team, and in this way, we recognize that the cultural heritage invested during their training trajectories is reflected in their conceptions and actions today. Understanding this relationship aims to enable improvements in social relations within the school and family and also allows us to bring new perspectives on continuing education, establishing the importance of educating children, who can be future teachers who will educate other new generations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Peccin, Daniela Aparecida2023-11-16T18:56:41Z2023-11-16T18:56:41Z2023-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPeccin, Daniela. A influência do capital cultural na trajetória de formação de professores da educação infantil. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2023https://hdl.handle.net/11449/251347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-17T06:05:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251347Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:32:56.418941Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil
The influence of cultural capital on the training trajectory of early childhood education teachers
title A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil
spellingShingle A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil
Peccin, Daniela Aparecida
Educação infantil
Capital cultural
Habitus
Trajetória de formação
Early Childhood Education
Cultural Capital
Formation trajectory
title_short A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil
title_full A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil
title_fullStr A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil
title_full_unstemmed A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil
title_sort A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil
author Peccin, Daniela Aparecida
author_facet Peccin, Daniela Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muzzeti, Luci Regina [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Peccin, Daniela Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Capital cultural
Habitus
Trajetória de formação
Early Childhood Education
Cultural Capital
Formation trajectory
topic Educação infantil
Capital cultural
Habitus
Trajetória de formação
Early Childhood Education
Cultural Capital
Formation trajectory
description Esta pesquisa buscou analisar por meio da orientação dos estudos de Pierre Bourdieu a influência do conceito de capital cultural e habitus na trajetória de formação inicial e continuada de 5 professoras da Educação Infantil da rede municipal de uma cidade localizada no interior de São Paulo. Foi investigado, as possibilidades e os limites existentes na influência de suas trajetórias com a profissão que exercem. Tendo clareza dos avanços e retrocessos na trajetória de reconhecimento e valorização das professoras dessa etapa de ensino, das crianças e da instituição como educacional, com embasamento nos conceitos de capital cultural e habitus. Para isso, as análises das respostas adquiridas com as entrevistas, foram submetidas ao método praxiológico, elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe e dessa forma, reconhecemos que o patrimônio cultural investido durante as suas trajetórias de formação, reflete em suas concepções e ações atualmente. A compreensão dessa relação visa possibilitar melhorias nas relações sociais dentro da escola e da família e também permite trazer novos olhares acerca da formação continuada, firmando a importância da educação das crianças, que podem ser futuros professores que educarão outras novas gerações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-16T18:56:41Z
2023-11-16T18:56:41Z
2023-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Peccin, Daniela. A influência do capital cultural na trajetória de formação de professores da educação infantil. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2023
https://hdl.handle.net/11449/251347
identifier_str_mv Peccin, Daniela. A influência do capital cultural na trajetória de formação de professores da educação infantil. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2023
url https://hdl.handle.net/11449/251347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128670174281728