A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251347 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou analisar por meio da orientação dos estudos de Pierre Bourdieu a influência do conceito de capital cultural e habitus na trajetória de formação inicial e continuada de 5 professoras da Educação Infantil da rede municipal de uma cidade localizada no interior de São Paulo. Foi investigado, as possibilidades e os limites existentes na influência de suas trajetórias com a profissão que exercem. Tendo clareza dos avanços e retrocessos na trajetória de reconhecimento e valorização das professoras dessa etapa de ensino, das crianças e da instituição como educacional, com embasamento nos conceitos de capital cultural e habitus. Para isso, as análises das respostas adquiridas com as entrevistas, foram submetidas ao método praxiológico, elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe e dessa forma, reconhecemos que o patrimônio cultural investido durante as suas trajetórias de formação, reflete em suas concepções e ações atualmente. A compreensão dessa relação visa possibilitar melhorias nas relações sociais dentro da escola e da família e também permite trazer novos olhares acerca da formação continuada, firmando a importância da educação das crianças, que podem ser futuros professores que educarão outras novas gerações. |
id |
UNSP_82b8d23665d1b9e67f6849bfc67e5bc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251347 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantilThe influence of cultural capital on the training trajectory of early childhood education teachersEducação infantilCapital culturalHabitusTrajetória de formaçãoEarly Childhood EducationCultural CapitalFormation trajectoryEsta pesquisa buscou analisar por meio da orientação dos estudos de Pierre Bourdieu a influência do conceito de capital cultural e habitus na trajetória de formação inicial e continuada de 5 professoras da Educação Infantil da rede municipal de uma cidade localizada no interior de São Paulo. Foi investigado, as possibilidades e os limites existentes na influência de suas trajetórias com a profissão que exercem. Tendo clareza dos avanços e retrocessos na trajetória de reconhecimento e valorização das professoras dessa etapa de ensino, das crianças e da instituição como educacional, com embasamento nos conceitos de capital cultural e habitus. Para isso, as análises das respostas adquiridas com as entrevistas, foram submetidas ao método praxiológico, elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe e dessa forma, reconhecemos que o patrimônio cultural investido durante as suas trajetórias de formação, reflete em suas concepções e ações atualmente. A compreensão dessa relação visa possibilitar melhorias nas relações sociais dentro da escola e da família e também permite trazer novos olhares acerca da formação continuada, firmando a importância da educação das crianças, que podem ser futuros professores que educarão outras novas gerações.This research sought to analyze, through the guidance of Pierre Bourdieu's studies, the influence of the concept of cultural capital and habitus on the initial and continued training trajectory of 5 Early Childhood Education teachers from the municipal network of a city located in the interior of São Paulo. The possibilities and limits that exist in influencing their trajectories with the profession they practice were investigated. Having clarity of advances and setbacks in the trajectory of recognition and appreciation of teachers at this stage of teaching, children and the institution as educational, based on the concepts of cultural capital and habitus. To this end, the analyzes of the responses acquired from the interviews were subjected to the praxeological method, developed by Pierre Bourdieu and his team, and in this way, we recognize that the cultural heritage invested during their training trajectories is reflected in their conceptions and actions today. Understanding this relationship aims to enable improvements in social relations within the school and family and also allows us to bring new perspectives on continuing education, establishing the importance of educating children, who can be future teachers who will educate other new generations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Peccin, Daniela Aparecida2023-11-16T18:56:41Z2023-11-16T18:56:41Z2023-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPeccin, Daniela. A influência do capital cultural na trajetória de formação de professores da educação infantil. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2023https://hdl.handle.net/11449/251347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-17T06:05:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251347Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:32:56.418941Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil The influence of cultural capital on the training trajectory of early childhood education teachers |
title |
A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil |
spellingShingle |
A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil Peccin, Daniela Aparecida Educação infantil Capital cultural Habitus Trajetória de formação Early Childhood Education Cultural Capital Formation trajectory |
title_short |
A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil |
title_full |
A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil |
title_fullStr |
A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil |
title_full_unstemmed |
A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil |
title_sort |
A influência do capital cultural na trajetória de formação de professoras da educação infantil |
author |
Peccin, Daniela Aparecida |
author_facet |
Peccin, Daniela Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Muzzeti, Luci Regina [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peccin, Daniela Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Capital cultural Habitus Trajetória de formação Early Childhood Education Cultural Capital Formation trajectory |
topic |
Educação infantil Capital cultural Habitus Trajetória de formação Early Childhood Education Cultural Capital Formation trajectory |
description |
Esta pesquisa buscou analisar por meio da orientação dos estudos de Pierre Bourdieu a influência do conceito de capital cultural e habitus na trajetória de formação inicial e continuada de 5 professoras da Educação Infantil da rede municipal de uma cidade localizada no interior de São Paulo. Foi investigado, as possibilidades e os limites existentes na influência de suas trajetórias com a profissão que exercem. Tendo clareza dos avanços e retrocessos na trajetória de reconhecimento e valorização das professoras dessa etapa de ensino, das crianças e da instituição como educacional, com embasamento nos conceitos de capital cultural e habitus. Para isso, as análises das respostas adquiridas com as entrevistas, foram submetidas ao método praxiológico, elaborado por Pierre Bourdieu e sua equipe e dessa forma, reconhecemos que o patrimônio cultural investido durante as suas trajetórias de formação, reflete em suas concepções e ações atualmente. A compreensão dessa relação visa possibilitar melhorias nas relações sociais dentro da escola e da família e também permite trazer novos olhares acerca da formação continuada, firmando a importância da educação das crianças, que podem ser futuros professores que educarão outras novas gerações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-16T18:56:41Z 2023-11-16T18:56:41Z 2023-09-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Peccin, Daniela. A influência do capital cultural na trajetória de formação de professores da educação infantil. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2023 https://hdl.handle.net/11449/251347 |
identifier_str_mv |
Peccin, Daniela. A influência do capital cultural na trajetória de formação de professores da educação infantil. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2023 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128670174281728 |