Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1878 |
Resumo: | O presente artigo investiga os investimentos culturais feitos por quatro professoras atuantes na última série do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. Para tanto, optou-se pelo referencial teórico bourdieusiano, sobretudo pelas noções de habitus e capital cultural.Foram realizadas entrevistas semiestruturadas de caráter autobiográfico a fim de reconstruir parte das experiências formativas vivenciadas pelos sujeitos entrevistados. A análise dos dados foi realizada através da técnica Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1988). Diante dos dados analisados, concluiu-se que o investimento em aquisição de cultura, em suas múltiplas formas, ainda é baixo, o que inflexiona a estruturação de um habitus professoral que invista na angariação e incorporação cultural para além dos espaços escolarizados. Logo, sendo a escola um espaço amplo de formação humana e escolar, faz-se importante pensar e oferecer um processo educativo-formativo que disponha de investimentos culturais em sua amplitude, para professores e alunos. |
id |
UEMG-2_0da8dc4544f11df764dca488e41fe646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1878 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitusFormação DocenteCapital culturalHabitus professoralInvestimento culturalHistória de vida. Autobiografia / Teacher’s formation. Cultural Capital. Professorial Habitus. Cultural Investment. Life History. Autobiography.O presente artigo investiga os investimentos culturais feitos por quatro professoras atuantes na última série do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. Para tanto, optou-se pelo referencial teórico bourdieusiano, sobretudo pelas noções de habitus e capital cultural.Foram realizadas entrevistas semiestruturadas de caráter autobiográfico a fim de reconstruir parte das experiências formativas vivenciadas pelos sujeitos entrevistados. A análise dos dados foi realizada através da técnica Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1988). Diante dos dados analisados, concluiu-se que o investimento em aquisição de cultura, em suas múltiplas formas, ainda é baixo, o que inflexiona a estruturação de um habitus professoral que invista na angariação e incorporação cultural para além dos espaços escolarizados. Logo, sendo a escola um espaço amplo de formação humana e escolar, faz-se importante pensar e oferecer um processo educativo-formativo que disponha de investimentos culturais em sua amplitude, para professores e alunos.EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/187810.24934/eef.v20i30.1878Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 83-104Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 83-104Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 83-1042317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1878/1322Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlindo, Eva Polianada Silva, Marilda2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1878Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus |
title |
Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus |
spellingShingle |
Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus Carlindo, Eva Poliana Formação Docente Capital cultural Habitus professoral Investimento cultural História de vida. Autobiografia / Teacher’s formation. Cultural Capital. Professorial Habitus. Cultural Investment. Life History. Autobiography. |
title_short |
Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus |
title_full |
Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus |
title_fullStr |
Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus |
title_full_unstemmed |
Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus |
title_sort |
Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus |
author |
Carlindo, Eva Poliana |
author_facet |
Carlindo, Eva Poliana da Silva, Marilda |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Marilda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carlindo, Eva Poliana da Silva, Marilda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Capital cultural Habitus professoral Investimento cultural História de vida. Autobiografia / Teacher’s formation. Cultural Capital. Professorial Habitus. Cultural Investment. Life History. Autobiography. |
topic |
Formação Docente Capital cultural Habitus professoral Investimento cultural História de vida. Autobiografia / Teacher’s formation. Cultural Capital. Professorial Habitus. Cultural Investment. Life History. Autobiography. |
description |
O presente artigo investiga os investimentos culturais feitos por quatro professoras atuantes na última série do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. Para tanto, optou-se pelo referencial teórico bourdieusiano, sobretudo pelas noções de habitus e capital cultural.Foram realizadas entrevistas semiestruturadas de caráter autobiográfico a fim de reconstruir parte das experiências formativas vivenciadas pelos sujeitos entrevistados. A análise dos dados foi realizada através da técnica Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1988). Diante dos dados analisados, concluiu-se que o investimento em aquisição de cultura, em suas múltiplas formas, ainda é baixo, o que inflexiona a estruturação de um habitus professoral que invista na angariação e incorporação cultural para além dos espaços escolarizados. Logo, sendo a escola um espaço amplo de formação humana e escolar, faz-se importante pensar e oferecer um processo educativo-formativo que disponha de investimentos culturais em sua amplitude, para professores e alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1878 10.24934/eef.v20i30.1878 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1878 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v20i30.1878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1878/1322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Educação em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 83-104 Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 83-104 Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 83-104 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v20i30 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205469325983744 |