Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlindo, Eva Poliana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: da Silva, Marilda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1878
Resumo: O presente artigo investiga os investimentos culturais feitos por quatro professoras atuantes na última série do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. Para tanto, optou-se pelo referencial teórico bourdieusiano, sobretudo pelas noções de habitus e capital cultural.Foram realizadas entrevistas semiestruturadas de caráter autobiográfico a fim de reconstruir parte das experiências formativas vivenciadas pelos sujeitos entrevistados. A análise dos dados foi realizada através da técnica Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1988). Diante dos dados analisados, concluiu-se que o investimento em aquisição de cultura, em suas múltiplas formas, ainda é baixo, o que inflexiona a estruturação de um habitus professoral que invista na angariação e incorporação cultural para além dos espaços escolarizados. Logo, sendo a escola um espaço amplo de formação humana e escolar, faz-se importante pensar e oferecer um processo educativo-formativo que disponha de investimentos culturais em sua amplitude, para professores e alunos.
id UEMG-2_0da8dc4544f11df764dca488e41fe646
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1878
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitusFormação DocenteCapital culturalHabitus professoralInvestimento culturalHistória de vida. Autobiografia / Teacher’s formation. Cultural Capital. Professorial Habitus. Cultural Investment. Life History. Autobiography.O presente artigo investiga os investimentos culturais feitos por quatro professoras atuantes na última série do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. Para tanto, optou-se pelo referencial teórico bourdieusiano, sobretudo pelas noções de habitus e capital cultural.Foram realizadas entrevistas semiestruturadas de caráter autobiográfico a fim de reconstruir parte das experiências formativas vivenciadas pelos sujeitos entrevistados. A análise dos dados foi realizada através da técnica Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1988). Diante dos dados analisados, concluiu-se que o investimento em aquisição de cultura, em suas múltiplas formas, ainda é baixo, o que inflexiona a estruturação de um habitus professoral que invista na angariação e incorporação cultural para além dos espaços escolarizados. Logo, sendo a escola um espaço amplo de formação humana e escolar, faz-se importante pensar e oferecer um processo educativo-formativo que disponha de investimentos culturais em sua amplitude, para professores e alunos.EDUEMG2017-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/187810.24934/eef.v20i30.1878Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 83-104Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 83-104Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 83-1042317-00931519-332210.24934/eef.v20i30reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1878/1322Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarlindo, Eva Polianada Silva, Marilda2017-07-06T19:18:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1878Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-07-06T19:18:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus
title Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus
spellingShingle Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus
Carlindo, Eva Poliana
Formação Docente
Capital cultural
Habitus professoral
Investimento cultural
História de vida. Autobiografia / Teacher’s formation. Cultural Capital. Professorial Habitus. Cultural Investment. Life History. Autobiography.
title_short Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus
title_full Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus
title_fullStr Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus
title_full_unstemmed Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus
title_sort Tornar-se professora: da incorporação de capital cultural à estruturação do habitus professoral / Becaming a teacher: the incorporation of cultural capital to the structuring of a professorial habitus
author Carlindo, Eva Poliana
author_facet Carlindo, Eva Poliana
da Silva, Marilda
author_role author
author2 da Silva, Marilda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlindo, Eva Poliana
da Silva, Marilda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Capital cultural
Habitus professoral
Investimento cultural
História de vida. Autobiografia / Teacher’s formation. Cultural Capital. Professorial Habitus. Cultural Investment. Life History. Autobiography.
topic Formação Docente
Capital cultural
Habitus professoral
Investimento cultural
História de vida. Autobiografia / Teacher’s formation. Cultural Capital. Professorial Habitus. Cultural Investment. Life History. Autobiography.
description O presente artigo investiga os investimentos culturais feitos por quatro professoras atuantes na última série do primeiro ciclo do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. Para tanto, optou-se pelo referencial teórico bourdieusiano, sobretudo pelas noções de habitus e capital cultural.Foram realizadas entrevistas semiestruturadas de caráter autobiográfico a fim de reconstruir parte das experiências formativas vivenciadas pelos sujeitos entrevistados. A análise dos dados foi realizada através da técnica Análise de Conteúdo, segundo Bardin (1988). Diante dos dados analisados, concluiu-se que o investimento em aquisição de cultura, em suas múltiplas formas, ainda é baixo, o que inflexiona a estruturação de um habitus professoral que invista na angariação e incorporação cultural para além dos espaços escolarizados. Logo, sendo a escola um espaço amplo de formação humana e escolar, faz-se importante pensar e oferecer um processo educativo-formativo que disponha de investimentos culturais em sua amplitude, para professores e alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1878
10.24934/eef.v20i30.1878
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1878
identifier_str_mv 10.24934/eef.v20i30.1878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1878/1322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 20 No. 30 (2017): Educação em Foco; 83-104
Educação em Foco; Vol. 20 Núm. 30 (2017): Educação em Foco; 83-104
Educação em Foco; v. 20 n. 30 (2017): Educação em Foco; 83-104
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v20i30
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469325983744