Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200006 http://hdl.handle.net/11449/26483 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação de professores da universidade que atuam em licenciaturas de Física, Biologia e Matemática, procurando compreendê-la a partir de sua participação em um projeto de formação continuada de professores da rede pública de ensino. O referencial teórico, apoiado em Pierre Bourdieu e Paulo Freire, possibilitou a constituição de instrumentos para caracterizar o processo de formação como construção coletiva de uma estrutura formativa. Para isso, foi necessário considerar tanto a interação de professores da universidade entre si como aquela entre eles e os professores da escola. Os resultados revelaram que o envolvimento dos professores da universidade no projeto possibilitou-lhes a produção de conhecimento em um domínio para o qual normalmente não são chamados a fazê-lo, na prática da vida universitária, a saber: a docência. |
id |
UNSP_82e464079dd8c234204c4cc6aa563645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26483 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escolaEducation of university professors in the context of university-school interactionFormação de professoresFormação de formadoresTeacher educationScience educationUniversity-SchoolEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação de professores da universidade que atuam em licenciaturas de Física, Biologia e Matemática, procurando compreendê-la a partir de sua participação em um projeto de formação continuada de professores da rede pública de ensino. O referencial teórico, apoiado em Pierre Bourdieu e Paulo Freire, possibilitou a constituição de instrumentos para caracterizar o processo de formação como construção coletiva de uma estrutura formativa. Para isso, foi necessário considerar tanto a interação de professores da universidade entre si como aquela entre eles e os professores da escola. Os resultados revelaram que o envolvimento dos professores da universidade no projeto possibilitou-lhes a produção de conhecimento em um domínio para o qual normalmente não são chamados a fazê-lo, na prática da vida universitária, a saber: a docência.This article presents results of research on education of university professors who work in Undergraduate Physics, Biology and Mathematics Education Courses, starting from their participation in a project of continuing education for public school teachers. The theoretical framework, supported by Pierre Bourdieu and Paulo Freire, allowed us to construct instruments in order to characterize the education process as a collective construction of a formative endeavor. For this purpose, it was necessary to consider both the interaction among university teachers and the interaction among them and the high school teachers. The research results show that the involvement of university teachers in the project enabled them to produce knowledge in a domain that they are not normally called to do it, in the practice of everyday university life, namely, the teaching.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de EngenhariaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de EngenhariaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP]Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Oliveira, Ernandes Rocha de [UNESP]2014-05-20T15:07:22Z2014-05-20T15:07:22Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article323-334application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200006Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 2, p. 323-334, 2012.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2648310.1590/S1516-73132012000200006S1516-73132012000200006S1516-73132012000200006.pdf257197767103068126878728249648610000-0003-4001-5592SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T15:41:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26483Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:44:16.255627Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola Education of university professors in the context of university-school interaction |
title |
Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola |
spellingShingle |
Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP] Formação de professores Formação de formadores Teacher education Science education University-School |
title_short |
Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola |
title_full |
Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola |
title_fullStr |
Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola |
title_full_unstemmed |
Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola |
title_sort |
Educação de professores da universidade no contexto de interação universidade-escola |
author |
Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP] |
author_facet |
Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP] Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] Oliveira, Ernandes Rocha de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] Oliveira, Ernandes Rocha de [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Zulind Luzmarina [UNESP] Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP] Oliveira, Ernandes Rocha de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Formação de formadores Teacher education Science education University-School |
topic |
Formação de professores Formação de formadores Teacher education Science education University-School |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a formação de professores da universidade que atuam em licenciaturas de Física, Biologia e Matemática, procurando compreendê-la a partir de sua participação em um projeto de formação continuada de professores da rede pública de ensino. O referencial teórico, apoiado em Pierre Bourdieu e Paulo Freire, possibilitou a constituição de instrumentos para caracterizar o processo de formação como construção coletiva de uma estrutura formativa. Para isso, foi necessário considerar tanto a interação de professores da universidade entre si como aquela entre eles e os professores da escola. Os resultados revelaram que o envolvimento dos professores da universidade no projeto possibilitou-lhes a produção de conhecimento em um domínio para o qual normalmente não são chamados a fazê-lo, na prática da vida universitária, a saber: a docência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 2014-05-20T15:07:22Z 2014-05-20T15:07:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200006 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 2, p. 323-334, 2012. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26483 10.1590/S1516-73132012000200006 S1516-73132012000200006 S1516-73132012000200006.pdf 2571977671030681 2687872824964861 0000-0003-4001-5592 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132012000200006 http://hdl.handle.net/11449/26483 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 18, n. 2, p. 323-334, 2012. 1516-7313 10.1590/S1516-73132012000200006 S1516-73132012000200006 S1516-73132012000200006.pdf 2571977671030681 2687872824964861 0000-0003-4001-5592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
323-334 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128410594050048 |