A produção e a reescrita de textos: o trabalho docente e discente no quarto ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90108 |
Resumo: | Esta pesquisa focaliza o trabalho de escrita e reescrita de textos, realizado por alunos e professores do ensino fundamental. Para compreender as relações que se estabelecem entre os procedimentos docentes e discentes, procuramos verificar como ocorrem os encaminhamentos didáticos dados a este trabalho e como os alunos procedem diante desses encaminhamentos. Para descrever e analisar as práticas de produção e reescrita de textos foram realizadas observações de aulas. Participam da pesquisa 9 turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, de cinco escolas públicas municipais de cidade do interior paulista. A seleção das escolas e dos sujeitos participantes foi feita aleatoriamente pela tabela de Fisher e Yates. Os procedimentos metodológicos envolvem observações diretas das aulas destinadas à produção textual e a realização de uma oficina de escrita e reescrita de textos, na qual os alunos foram convidados a participar. Os dados obtidos na observação de aula, os referentes à produção textual realizada nessas aulas com a orientação da professora e em oficinas de escrita e reescrita de textos foram analisados e confrontados. Para a análise do trabalho realizado pelo professor nas aulas de escrita e reescrita de texto e da produção textual dos alunos consideramos os níveis de conceitos linguísticos apresentados por Jolibert (1994), especialmente no tocante à superestrutura do texto, à linguística do texto e à linguística da frase. Descrevemos comparativamente os desempenhos dos alunos na primeira escrita e na reescrita de um texto para identificar os efeitos de orientação didática na produção textual. Ao compararmos as produções foi possível observar a ênfase dada pelo professor nas questões de ordem ortográfica do texto além da excessiva preocupação com a aquisição do código do sistema de... |
id |
UNSP_83422f19db279f76ae33083eaf378e4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90108 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A produção e a reescrita de textos: o trabalho docente e discente no quarto ano do ensino fundamentalBasic educationEscritaRevisão de textosComunicação escritaAprendizagemDidáticaRedação acadêmicaEnsino fundamentalCaligrafia (Ensino)Esta pesquisa focaliza o trabalho de escrita e reescrita de textos, realizado por alunos e professores do ensino fundamental. Para compreender as relações que se estabelecem entre os procedimentos docentes e discentes, procuramos verificar como ocorrem os encaminhamentos didáticos dados a este trabalho e como os alunos procedem diante desses encaminhamentos. Para descrever e analisar as práticas de produção e reescrita de textos foram realizadas observações de aulas. Participam da pesquisa 9 turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, de cinco escolas públicas municipais de cidade do interior paulista. A seleção das escolas e dos sujeitos participantes foi feita aleatoriamente pela tabela de Fisher e Yates. Os procedimentos metodológicos envolvem observações diretas das aulas destinadas à produção textual e a realização de uma oficina de escrita e reescrita de textos, na qual os alunos foram convidados a participar. Os dados obtidos na observação de aula, os referentes à produção textual realizada nessas aulas com a orientação da professora e em oficinas de escrita e reescrita de textos foram analisados e confrontados. Para a análise do trabalho realizado pelo professor nas aulas de escrita e reescrita de texto e da produção textual dos alunos consideramos os níveis de conceitos linguísticos apresentados por Jolibert (1994), especialmente no tocante à superestrutura do texto, à linguística do texto e à linguística da frase. Descrevemos comparativamente os desempenhos dos alunos na primeira escrita e na reescrita de um texto para identificar os efeitos de orientação didática na produção textual. Ao compararmos as produções foi possível observar a ênfase dada pelo professor nas questões de ordem ortográfica do texto além da excessiva preocupação com a aquisição do código do sistema de...This research focuses on the interactions between students and their teachers in the work of writing and rewriting of texts, performed by students and elementary school teachers. To understand the relationships established procedures among teachers and students, we see how the referrals occur didactic data for this work and how students proceed on these referrals. To describe and analyze the production practices and rewriting texts were conducted classroom observations. Participating research groups from nine 4th of elementary school, five public schools in the city of São Paulo. The selection of schools and participants' table was made randomly by Fisher and Yates. The methodological procedures involve direct observation of classes intended for textual production and conducting a workshop on writing and rewriting of texts, in which students were invited to participate. The data gathered during the lesson, referring to textual production carried these lessons with the teacher's guidance and workshops on writing and rewriting texts were analyzed and compared. For the analysis of the work done by the teacher in class writing and rewriting text and textual production of the students consider the levels of linguistic concepts presented by Jolibert (1994), especially regarding the superstructure of the text, the text's linguistic and linguistic the sentence. We report compared the performance of students in the first writing and rewriting a text to identify the effects of didactic orientation in textual production. The comparison the text was possible to observe the emphasis given by the teacher in order issues spelling of text beyond excessive preoccupation with the acquisition of code writing system. We also note that the reading of the text itself was not valued at the right times and that there is no consensus among these teachers on the job... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Micotti, Maria Cecilia de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Auriemo, Cristiane Ferreira [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2012-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis198 f. : il., tabs.application/pdfAURIEMO, Cristiane Ferreira. A produção e a reescrita de textos: o trabalho docente e discente no quarto ano do ensino fundamental. 2012. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/90108000707855auriemo_cf_me_rcla.pdf33004137064P28262199813284432Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-24T06:14:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90108Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:35:45.241720Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção e a reescrita de textos: o trabalho docente e discente no quarto ano do ensino fundamental |
title |
A produção e a reescrita de textos: o trabalho docente e discente no quarto ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A produção e a reescrita de textos: o trabalho docente e discente no quarto ano do ensino fundamental Auriemo, Cristiane Ferreira [UNESP] Basic education Escrita Revisão de textos Comunicação escrita Aprendizagem Didática Redação acadêmica Ensino fundamental Caligrafia (Ensino) |
title_short |
A produção e a reescrita de textos: o trabalho docente e discente no quarto ano do ensino fundamental |
title_full |
A produção e a reescrita de textos: o trabalho docente e discente no quarto ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A produção e a reescrita de textos: o trabalho docente e discente no quarto ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A produção e a reescrita de textos: o trabalho docente e discente no quarto ano do ensino fundamental |
title_sort |
A produção e a reescrita de textos: o trabalho docente e discente no quarto ano do ensino fundamental |
author |
Auriemo, Cristiane Ferreira [UNESP] |
author_facet |
Auriemo, Cristiane Ferreira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Micotti, Maria Cecilia de Oliveira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Auriemo, Cristiane Ferreira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Basic education Escrita Revisão de textos Comunicação escrita Aprendizagem Didática Redação acadêmica Ensino fundamental Caligrafia (Ensino) |
topic |
Basic education Escrita Revisão de textos Comunicação escrita Aprendizagem Didática Redação acadêmica Ensino fundamental Caligrafia (Ensino) |
description |
Esta pesquisa focaliza o trabalho de escrita e reescrita de textos, realizado por alunos e professores do ensino fundamental. Para compreender as relações que se estabelecem entre os procedimentos docentes e discentes, procuramos verificar como ocorrem os encaminhamentos didáticos dados a este trabalho e como os alunos procedem diante desses encaminhamentos. Para descrever e analisar as práticas de produção e reescrita de textos foram realizadas observações de aulas. Participam da pesquisa 9 turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, de cinco escolas públicas municipais de cidade do interior paulista. A seleção das escolas e dos sujeitos participantes foi feita aleatoriamente pela tabela de Fisher e Yates. Os procedimentos metodológicos envolvem observações diretas das aulas destinadas à produção textual e a realização de uma oficina de escrita e reescrita de textos, na qual os alunos foram convidados a participar. Os dados obtidos na observação de aula, os referentes à produção textual realizada nessas aulas com a orientação da professora e em oficinas de escrita e reescrita de textos foram analisados e confrontados. Para a análise do trabalho realizado pelo professor nas aulas de escrita e reescrita de texto e da produção textual dos alunos consideramos os níveis de conceitos linguísticos apresentados por Jolibert (1994), especialmente no tocante à superestrutura do texto, à linguística do texto e à linguística da frase. Descrevemos comparativamente os desempenhos dos alunos na primeira escrita e na reescrita de um texto para identificar os efeitos de orientação didática na produção textual. Ao compararmos as produções foi possível observar a ênfase dada pelo professor nas questões de ordem ortográfica do texto além da excessiva preocupação com a aquisição do código do sistema de... |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-17 2014-06-11T19:24:19Z 2014-06-11T19:24:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AURIEMO, Cristiane Ferreira. A produção e a reescrita de textos: o trabalho docente e discente no quarto ano do ensino fundamental. 2012. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. http://hdl.handle.net/11449/90108 000707855 auriemo_cf_me_rcla.pdf 33004137064P2 8262199813284432 |
identifier_str_mv |
AURIEMO, Cristiane Ferreira. A produção e a reescrita de textos: o trabalho docente e discente no quarto ano do ensino fundamental. 2012. 198 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. 000707855 auriemo_cf_me_rcla.pdf 33004137064P2 8262199813284432 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
198 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128954141245440 |