Desafios e estratégias para o desenvolvimento de uma disciplina de LIBRAS a distância no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP], Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP], Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP], Benedetto, Laís dos Santos Di [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141797
Resumo: A inclusão escolar das pessoas surdas, na perspectiva das políticas públicas, deve ser voltada para, além do acesso, a permanência desses estudantes publico alvo da educação especial. No entanto, é necessário que os professores regentes das classes comuns, tenham conhecimentos mínimos de comunicação com esses estudantes, e esta só pode ser viabilizada por meio da Libras, que primeira língua do aluno com deficiência auditiva. A proposta da legislação vigente garante o direito linguístico de que o surdo tenha acesso aos conhecimentos escolares por meio da Libras, e os decretos de lei colocam a necessidade da formação de professores para atendimento a esta garantia. Com isso, a Pro Reitoria de Graduação da Unesp, através da Comissão de Licenciatura, buscou a implementação de uma disciplina de Libras na matriz curricular dos cursos de Licenciatura, por meio da modalidade a distância, essa é uma iniciativa que pretender não apenas atender a legislação, mas também fundamentar uma formação desses professores, em consonância com as exigências da sociedade contemporânea. Todas essas ações demonstram que a Unesp está comprometida com a qualidade da formação de seus alunos.
id UNSP_8365141a3cc448a2f2056e80ff92af08
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141797
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desafios e estratégias para o desenvolvimento de uma disciplina de LIBRAS a distância no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da UnespA inclusão escolar das pessoas surdas, na perspectiva das políticas públicas, deve ser voltada para, além do acesso, a permanência desses estudantes publico alvo da educação especial. No entanto, é necessário que os professores regentes das classes comuns, tenham conhecimentos mínimos de comunicação com esses estudantes, e esta só pode ser viabilizada por meio da Libras, que primeira língua do aluno com deficiência auditiva. A proposta da legislação vigente garante o direito linguístico de que o surdo tenha acesso aos conhecimentos escolares por meio da Libras, e os decretos de lei colocam a necessidade da formação de professores para atendimento a esta garantia. Com isso, a Pro Reitoria de Graduação da Unesp, através da Comissão de Licenciatura, buscou a implementação de uma disciplina de Libras na matriz curricular dos cursos de Licenciatura, por meio da modalidade a distância, essa é uma iniciativa que pretender não apenas atender a legislação, mas também fundamentar uma formação desses professores, em consonância com as exigências da sociedade contemporânea. Todas essas ações demonstram que a Unesp está comprometida com a qualidade da formação de seus alunos.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP]Benedetto, Laís dos Santos Di [UNESP]2016-07-19T13:00:30Z2016-07-19T13:00:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11278-11290application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11278-112902357-7819http://hdl.handle.net/11449/141797ISSN2357-7819-2014-11278-11290.pdf7346754405819238porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141797Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:34:02.988728Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e estratégias para o desenvolvimento de uma disciplina de LIBRAS a distância no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp
title Desafios e estratégias para o desenvolvimento de uma disciplina de LIBRAS a distância no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp
spellingShingle Desafios e estratégias para o desenvolvimento de uma disciplina de LIBRAS a distância no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
title_short Desafios e estratégias para o desenvolvimento de uma disciplina de LIBRAS a distância no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp
title_full Desafios e estratégias para o desenvolvimento de uma disciplina de LIBRAS a distância no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp
title_fullStr Desafios e estratégias para o desenvolvimento de uma disciplina de LIBRAS a distância no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp
title_full_unstemmed Desafios e estratégias para o desenvolvimento de uma disciplina de LIBRAS a distância no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp
title_sort Desafios e estratégias para o desenvolvimento de uma disciplina de LIBRAS a distância no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp
author Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
author_facet Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP]
Benedetto, Laís dos Santos Di [UNESP]
author_role author
author2 Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP]
Benedetto, Laís dos Santos Di [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]
Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP]
Benedetto, Laís dos Santos Di [UNESP]
description A inclusão escolar das pessoas surdas, na perspectiva das políticas públicas, deve ser voltada para, além do acesso, a permanência desses estudantes publico alvo da educação especial. No entanto, é necessário que os professores regentes das classes comuns, tenham conhecimentos mínimos de comunicação com esses estudantes, e esta só pode ser viabilizada por meio da Libras, que primeira língua do aluno com deficiência auditiva. A proposta da legislação vigente garante o direito linguístico de que o surdo tenha acesso aos conhecimentos escolares por meio da Libras, e os decretos de lei colocam a necessidade da formação de professores para atendimento a esta garantia. Com isso, a Pro Reitoria de Graduação da Unesp, através da Comissão de Licenciatura, buscou a implementação de uma disciplina de Libras na matriz curricular dos cursos de Licenciatura, por meio da modalidade a distância, essa é uma iniciativa que pretender não apenas atender a legislação, mas também fundamentar uma formação desses professores, em consonância com as exigências da sociedade contemporânea. Todas essas ações demonstram que a Unesp está comprometida com a qualidade da formação de seus alunos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:30Z
2016-07-19T13:00:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11278-11290
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141797
ISSN2357-7819-2014-11278-11290.pdf
7346754405819238
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141797
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11278-11290
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-11278-11290.pdf
7346754405819238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 11278-11290
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128671418941440