Desafios e estratégias para o desenvolvimento de uma disciplina de LIBRAS a distância no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141797 |
Resumo: | A inclusão escolar das pessoas surdas, na perspectiva das políticas públicas, deve ser voltada para, além do acesso, a permanência desses estudantes publico alvo da educação especial. No entanto, é necessário que os professores regentes das classes comuns, tenham conhecimentos mínimos de comunicação com esses estudantes, e esta só pode ser viabilizada por meio da Libras, que primeira língua do aluno com deficiência auditiva. A proposta da legislação vigente garante o direito linguístico de que o surdo tenha acesso aos conhecimentos escolares por meio da Libras, e os decretos de lei colocam a necessidade da formação de professores para atendimento a esta garantia. Com isso, a Pro Reitoria de Graduação da Unesp, através da Comissão de Licenciatura, buscou a implementação de uma disciplina de Libras na matriz curricular dos cursos de Licenciatura, por meio da modalidade a distância, essa é uma iniciativa que pretender não apenas atender a legislação, mas também fundamentar uma formação desses professores, em consonância com as exigências da sociedade contemporânea. Todas essas ações demonstram que a Unesp está comprometida com a qualidade da formação de seus alunos. |
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Desafios e estratégias para o desenvolvimento de uma disciplina de LIBRAS a distância no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação da UnespA inclusão escolar das pessoas surdas, na perspectiva das políticas públicas, deve ser voltada para, além do acesso, a permanência desses estudantes publico alvo da educação especial. No entanto, é necessário que os professores regentes das classes comuns, tenham conhecimentos mínimos de comunicação com esses estudantes, e esta só pode ser viabilizada por meio da Libras, que primeira língua do aluno com deficiência auditiva. A proposta da legislação vigente garante o direito linguístico de que o surdo tenha acesso aos conhecimentos escolares por meio da Libras, e os decretos de lei colocam a necessidade da formação de professores para atendimento a esta garantia. Com isso, a Pro Reitoria de Graduação da Unesp, através da Comissão de Licenciatura, buscou a implementação de uma disciplina de Libras na matriz curricular dos cursos de Licenciatura, por meio da modalidade a distância, essa é uma iniciativa que pretender não apenas atender a legislação, mas também fundamentar uma formação desses professores, em consonância com as exigências da sociedade contemporânea. Todas essas ações demonstram que a Unesp está comprometida com a qualidade da formação de seus alunos.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Santos, Danielle Aparecida do Nascimento dos [UNESP]Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]Malheiro, Cicera Aparecida Lima [UNESP]Benedetto, Laís dos Santos Di [UNESP]2016-07-19T13:00:30Z2016-07-19T13:00:30Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject11278-11290application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11278-112902357-7819http://hdl.handle.net/11449/141797ISSN2357-7819-2014-11278-11290.pdf7346754405819238porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T18:18:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141797Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:34:02.988728Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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