Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofar
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000100012 http://hdl.handle.net/11449/10602 |
Resumo: | O presente artigo é o resultado de um pensamento filosófico acerca do ensino de filosofia. O principal objetivo de nossa pesquisa foi entender o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia. Para tal, utilizamos como referencial teórico-metodológico o pensamento de Foucault para pensar o filósofo-professor de filosofia em seu lócus - ensino de filosofia - enquanto uma ontologia do presente, e o pensamento de Deleuze e Guattari para indicar uma possível maneira de entender esse ofício de professor que acreditamos se dar em um fazer artístico, filosófico e científico. |
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Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do filosofarPhilosophy teaching for non philosophers. Philosophy of occupation or teacher's occupation: the limits of philosophizingEnsino de filosofiaOntologia do presenteFilosofia francesa contemporâneaEducaçãoPhilosophy teachingOntology of presentContemporary French philosophyEducationO presente artigo é o resultado de um pensamento filosófico acerca do ensino de filosofia. O principal objetivo de nossa pesquisa foi entender o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia. Para tal, utilizamos como referencial teórico-metodológico o pensamento de Foucault para pensar o filósofo-professor de filosofia em seu lócus - ensino de filosofia - enquanto uma ontologia do presente, e o pensamento de Deleuze e Guattari para indicar uma possível maneira de entender esse ofício de professor que acreditamos se dar em um fazer artístico, filosófico e científico.This paper is the result of a philosophical thinking about philosophy teaching. The main goal of our research was to understand what philosophers do when their occupation is to teach philosophy. To do so, we used Foucault's thoughts as a theoretic-methodological framework to think the philosophers-teachers of philosophy in their locus - philosophy teaching - as an ontology of the present, and Deleuze and Guattari's thoughts to point out a possible way to understand this teacher's occupation, which, we believe, happens in an artistic, philosophical and scientific manner.Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]2014-05-20T13:31:06Z2014-05-20T13:31:06Z2007-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article231-252application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000100012Educação & Sociedade. Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes, v. 28, n. 98, p. 231-252, 2007.0101-7330http://hdl.handle.net/11449/1060210.1590/S0101-73302007000100012S0101-733020070001000122-s2.0-34249810353S0101-73302007000100012.pdf71332312556876850000-0003-1532-3243SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação & Sociedade0,331info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-30T06:14:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10602Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:39:01.578776Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O presente artigo é o resultado de um pensamento filosófico acerca do ensino de filosofia. O principal objetivo de nossa pesquisa foi entender o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia. Para tal, utilizamos como referencial teórico-metodológico o pensamento de Foucault para pensar o filósofo-professor de filosofia em seu lócus - ensino de filosofia - enquanto uma ontologia do presente, e o pensamento de Deleuze e Guattari para indicar uma possível maneira de entender esse ofício de professor que acreditamos se dar em um fazer artístico, filosófico e científico. |
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