Articulações, integrações e experimentações definindo a formação inicial e continuada do educador infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141703 |
Resumo: | O trabalho aqui apresentado tem por temática a formação de professores, sua aprendizagem e desenvolvimento profissional em contextos integrados que possam ser enriquecidos e qualificados por meio de ações que se estruturem a partir do princípio da indivisibilidade entre pesquisa, grupo de estudos formativos e iniciação científica. O recorte do trabalho em discussão direciona-se a pensar e promover a formação inicial e continuada de pedagogos, o como formar a especificidade do fazer das e com as crianças, sustentadas nos princípios pedagógicos de que para oferecer algo é preciso ter o que oferecer e para que a aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional sejam significativos a melhor condição metodológica que se coloca é a experimentação. Contou com a participação voluntária de dois CERs do município de Araraquara-SP e foi desenvolvido durante o ano de 2012, em um projeto que envolveu a participação de alunos de graduação do curso de Pedagogia e das diretoras e professoras dos dois CERs. |
id |
UNSP_848d9343998250f3362a53d90be28f2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141703 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Articulações, integrações e experimentações definindo a formação inicial e continuada do educador infantilFormação inicial e continuadaEducação infantilExperimentaçãoO trabalho aqui apresentado tem por temática a formação de professores, sua aprendizagem e desenvolvimento profissional em contextos integrados que possam ser enriquecidos e qualificados por meio de ações que se estruturem a partir do princípio da indivisibilidade entre pesquisa, grupo de estudos formativos e iniciação científica. O recorte do trabalho em discussão direciona-se a pensar e promover a formação inicial e continuada de pedagogos, o como formar a especificidade do fazer das e com as crianças, sustentadas nos princípios pedagógicos de que para oferecer algo é preciso ter o que oferecer e para que a aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional sejam significativos a melhor condição metodológica que se coloca é a experimentação. Contou com a participação voluntária de dois CERs do município de Araraquara-SP e foi desenvolvido durante o ano de 2012, em um projeto que envolveu a participação de alunos de graduação do curso de Pedagogia e das diretoras e professoras dos dois CERs.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Angotti, Maristela [UNESP]Mascioli, Suselaine Aparecida Zaniolo [UNESP]2016-07-19T13:00:06Z2016-07-19T13:00:06Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject3495-3507application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3495-35072357-7819http://hdl.handle.net/11449/141703ISSN2357-7819-2014-3495-3507.pdf3130491472026499porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141703Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:48:42.314190Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Articulações, integrações e experimentações definindo a formação inicial e continuada do educador infantil |
title |
Articulações, integrações e experimentações definindo a formação inicial e continuada do educador infantil |
spellingShingle |
Articulações, integrações e experimentações definindo a formação inicial e continuada do educador infantil Angotti, Maristela [UNESP] Formação inicial e continuada Educação infantil Experimentação |
title_short |
Articulações, integrações e experimentações definindo a formação inicial e continuada do educador infantil |
title_full |
Articulações, integrações e experimentações definindo a formação inicial e continuada do educador infantil |
title_fullStr |
Articulações, integrações e experimentações definindo a formação inicial e continuada do educador infantil |
title_full_unstemmed |
Articulações, integrações e experimentações definindo a formação inicial e continuada do educador infantil |
title_sort |
Articulações, integrações e experimentações definindo a formação inicial e continuada do educador infantil |
author |
Angotti, Maristela [UNESP] |
author_facet |
Angotti, Maristela [UNESP] Mascioli, Suselaine Aparecida Zaniolo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Mascioli, Suselaine Aparecida Zaniolo [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angotti, Maristela [UNESP] Mascioli, Suselaine Aparecida Zaniolo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial e continuada Educação infantil Experimentação |
topic |
Formação inicial e continuada Educação infantil Experimentação |
description |
O trabalho aqui apresentado tem por temática a formação de professores, sua aprendizagem e desenvolvimento profissional em contextos integrados que possam ser enriquecidos e qualificados por meio de ações que se estruturem a partir do princípio da indivisibilidade entre pesquisa, grupo de estudos formativos e iniciação científica. O recorte do trabalho em discussão direciona-se a pensar e promover a formação inicial e continuada de pedagogos, o como formar a especificidade do fazer das e com as crianças, sustentadas nos princípios pedagógicos de que para oferecer algo é preciso ter o que oferecer e para que a aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional sejam significativos a melhor condição metodológica que se coloca é a experimentação. Contou com a participação voluntária de dois CERs do município de Araraquara-SP e foi desenvolvido durante o ano de 2012, em um projeto que envolveu a participação de alunos de graduação do curso de Pedagogia e das diretoras e professoras dos dois CERs. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:06Z 2016-07-19T13:00:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3495-3507 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141703 ISSN2357-7819-2014-3495-3507.pdf 3130491472026499 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141703 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3495-3507 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-3495-3507.pdf 3130491472026499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
3495-3507 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129120807157760 |