Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Flávio Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193005
Resumo: O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência em crianças e adolescentes, apresentando critérios clínicos operacionais bem estabelecidos para o seu diagnóstico. O processo de avaliação diagnóstica é abrangente, envolvendo necessariamente a coleta de dados com os pais, com a criança e com a escola. O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, sendo o metilfenidato a medicação com maior comprovação de eficácia neste transtorno. Este trabalho foi elaborado no intuito de desenvolver um manual de orientação para pais e professores de crianças com TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Desta forma, pode-se identificar o transtorno através de um manual possibilitando aumentar a assertividade, e assim, a qualidade de vida da criança e seu entorno. O professor e os pais podem ser um grande aliado na identificação da criança portadora, quando possui conhecimentos sobre TDAH. O tratamento requer uma abordagem sistêmica, uma vez que, nenhum tipo de tratamento abrange todas as dificuldades experimentadas por estas crianças.
id UNSP_85a0e62cf7c893737997ba0540d4ffc0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193005
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAHGuidance manual for parents and teachers of children with attention deficit hyperactivity disorder - ADHDTDAHPaisProfessoresManualSchool guidelinesFamily guidelinesAttention Deficit Disorder and HyperactivityO transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência em crianças e adolescentes, apresentando critérios clínicos operacionais bem estabelecidos para o seu diagnóstico. O processo de avaliação diagnóstica é abrangente, envolvendo necessariamente a coleta de dados com os pais, com a criança e com a escola. O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, sendo o metilfenidato a medicação com maior comprovação de eficácia neste transtorno. Este trabalho foi elaborado no intuito de desenvolver um manual de orientação para pais e professores de crianças com TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Desta forma, pode-se identificar o transtorno através de um manual possibilitando aumentar a assertividade, e assim, a qualidade de vida da criança e seu entorno. O professor e os pais podem ser um grande aliado na identificação da criança portadora, quando possui conhecimentos sobre TDAH. O tratamento requer uma abordagem sistêmica, uma vez que, nenhum tipo de tratamento abrange todas as dificuldades experimentadas por estas crianças.Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is a complex neurodevelopmental disorder with a high prevalence in children and adolescents, which presents wellestablished diagnostic criteria. The diagnostic assessment process is deep and wideranging, embrancing data collection with parents, the child and the school. The treatment of ADHD involves a therapeutic approach, including psychosocial and psychopharmacological ones, being methylphenidated the medication with higher efficiency in this disorder. This work was developed in order to produce an orientation manual for parents and teachers of children with ADHD. In this way, it is possible to identify the disorder through a manual allowing to increase the assertiveness, and thus, the quality of life of children and their families. The teacher and parents can be a great ally in the identification of the carrier child, when he / she has knowledge about ADHD. Treatment requires a systemic approach, since no tyype of treatment covers all the difficulties experienced by these children.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schelp, Arthur Oscar [UNESP]Pádula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Flávio Rodrigues2020-07-21T14:00:55Z2020-07-21T14:00:55Z2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19300533004064088P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-03T18:52:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193005Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T18:52:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH
Guidance manual for parents and teachers of children with attention deficit hyperactivity disorder - ADHD
title Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH
spellingShingle Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH
Almeida, Flávio Rodrigues
TDAH
Pais
Professores
Manual
School guidelines
Family guidelines
Attention Deficit Disorder and Hyperactivity
title_short Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH
title_full Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH
title_fullStr Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH
title_full_unstemmed Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH
title_sort Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH
author Almeida, Flávio Rodrigues
author_facet Almeida, Flávio Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schelp, Arthur Oscar [UNESP]
Pádula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Flávio Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
Pais
Professores
Manual
School guidelines
Family guidelines
Attention Deficit Disorder and Hyperactivity
topic TDAH
Pais
Professores
Manual
School guidelines
Family guidelines
Attention Deficit Disorder and Hyperactivity
description O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência em crianças e adolescentes, apresentando critérios clínicos operacionais bem estabelecidos para o seu diagnóstico. O processo de avaliação diagnóstica é abrangente, envolvendo necessariamente a coleta de dados com os pais, com a criança e com a escola. O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, sendo o metilfenidato a medicação com maior comprovação de eficácia neste transtorno. Este trabalho foi elaborado no intuito de desenvolver um manual de orientação para pais e professores de crianças com TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Desta forma, pode-se identificar o transtorno através de um manual possibilitando aumentar a assertividade, e assim, a qualidade de vida da criança e seu entorno. O professor e os pais podem ser um grande aliado na identificação da criança portadora, quando possui conhecimentos sobre TDAH. O tratamento requer uma abordagem sistêmica, uma vez que, nenhum tipo de tratamento abrange todas as dificuldades experimentadas por estas crianças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21T14:00:55Z
2020-07-21T14:00:55Z
2020-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193005
33004064088P4
url http://hdl.handle.net/11449/193005
identifier_str_mv 33004064088P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021407458852864