Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193005 |
Resumo: | O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência em crianças e adolescentes, apresentando critérios clínicos operacionais bem estabelecidos para o seu diagnóstico. O processo de avaliação diagnóstica é abrangente, envolvendo necessariamente a coleta de dados com os pais, com a criança e com a escola. O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, sendo o metilfenidato a medicação com maior comprovação de eficácia neste transtorno. Este trabalho foi elaborado no intuito de desenvolver um manual de orientação para pais e professores de crianças com TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Desta forma, pode-se identificar o transtorno através de um manual possibilitando aumentar a assertividade, e assim, a qualidade de vida da criança e seu entorno. O professor e os pais podem ser um grande aliado na identificação da criança portadora, quando possui conhecimentos sobre TDAH. O tratamento requer uma abordagem sistêmica, uma vez que, nenhum tipo de tratamento abrange todas as dificuldades experimentadas por estas crianças. |
id |
UNSP_85a0e62cf7c893737997ba0540d4ffc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/193005 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAHGuidance manual for parents and teachers of children with attention deficit hyperactivity disorder - ADHDTDAHPaisProfessoresManualSchool guidelinesFamily guidelinesAttention Deficit Disorder and HyperactivityO transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência em crianças e adolescentes, apresentando critérios clínicos operacionais bem estabelecidos para o seu diagnóstico. O processo de avaliação diagnóstica é abrangente, envolvendo necessariamente a coleta de dados com os pais, com a criança e com a escola. O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, sendo o metilfenidato a medicação com maior comprovação de eficácia neste transtorno. Este trabalho foi elaborado no intuito de desenvolver um manual de orientação para pais e professores de crianças com TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Desta forma, pode-se identificar o transtorno através de um manual possibilitando aumentar a assertividade, e assim, a qualidade de vida da criança e seu entorno. O professor e os pais podem ser um grande aliado na identificação da criança portadora, quando possui conhecimentos sobre TDAH. O tratamento requer uma abordagem sistêmica, uma vez que, nenhum tipo de tratamento abrange todas as dificuldades experimentadas por estas crianças.Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is a complex neurodevelopmental disorder with a high prevalence in children and adolescents, which presents wellestablished diagnostic criteria. The diagnostic assessment process is deep and wideranging, embrancing data collection with parents, the child and the school. The treatment of ADHD involves a therapeutic approach, including psychosocial and psychopharmacological ones, being methylphenidated the medication with higher efficiency in this disorder. This work was developed in order to produce an orientation manual for parents and teachers of children with ADHD. In this way, it is possible to identify the disorder through a manual allowing to increase the assertiveness, and thus, the quality of life of children and their families. The teacher and parents can be a great ally in the identification of the carrier child, when he / she has knowledge about ADHD. Treatment requires a systemic approach, since no tyype of treatment covers all the difficulties experienced by these children.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schelp, Arthur Oscar [UNESP]Pádula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Flávio Rodrigues2020-07-21T14:00:55Z2020-07-21T14:00:55Z2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19300533004064088P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-03T18:52:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193005Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T18:52:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH Guidance manual for parents and teachers of children with attention deficit hyperactivity disorder - ADHD |
title |
Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH |
spellingShingle |
Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH Almeida, Flávio Rodrigues TDAH Pais Professores Manual School guidelines Family guidelines Attention Deficit Disorder and Hyperactivity |
title_short |
Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH |
title_full |
Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH |
title_fullStr |
Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH |
title_full_unstemmed |
Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH |
title_sort |
Manual de orientações para pais e professores de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade -TDAH |
author |
Almeida, Flávio Rodrigues |
author_facet |
Almeida, Flávio Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schelp, Arthur Oscar [UNESP] Pádula, Niura Aparecida de Moura Ribeiro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Flávio Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH Pais Professores Manual School guidelines Family guidelines Attention Deficit Disorder and Hyperactivity |
topic |
TDAH Pais Professores Manual School guidelines Family guidelines Attention Deficit Disorder and Hyperactivity |
description |
O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é uma síndrome psiquiátrica de alta prevalência em crianças e adolescentes, apresentando critérios clínicos operacionais bem estabelecidos para o seu diagnóstico. O processo de avaliação diagnóstica é abrangente, envolvendo necessariamente a coleta de dados com os pais, com a criança e com a escola. O tratamento do TDAH envolve uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e psicofarmacológicas, sendo o metilfenidato a medicação com maior comprovação de eficácia neste transtorno. Este trabalho foi elaborado no intuito de desenvolver um manual de orientação para pais e professores de crianças com TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Desta forma, pode-se identificar o transtorno através de um manual possibilitando aumentar a assertividade, e assim, a qualidade de vida da criança e seu entorno. O professor e os pais podem ser um grande aliado na identificação da criança portadora, quando possui conhecimentos sobre TDAH. O tratamento requer uma abordagem sistêmica, uma vez que, nenhum tipo de tratamento abrange todas as dificuldades experimentadas por estas crianças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21T14:00:55Z 2020-07-21T14:00:55Z 2020-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/193005 33004064088P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/193005 |
identifier_str_mv |
33004064088P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1810021407458852864 |