Rockiavel: olhar de artemídia sobre bandas de rock escolhidas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193537 |
Resumo: | A tese contida neste trabalho é que banda de rock é um objeto artístico. Esse objeto visa, para sua plena realização e concretização, colocação no mercado, mercado o qual se alterou com o decorrer do tempo. Devido às mudança ocorrida nesse mercado, a necessidade de investimento para os músicos aumentou, o risco da empreitada passou a ser das bandas e o papel das gravadoras mudou. A metodologia que adotei utiliza: a) a artemídia, conforme definida por Pel (1992), para estudar três bandas protótipos; b) o pluralismo metodológico explicitado por Sampieri, Collado e Lucio (2013); c) levantamento bibliográfico a respeito do Rock Brasil 80 e d) comparação desse período mercadológico com o momento atual. A conclusão alcançada é a de que banda de rock é objeto artístico que para ser materializado atualmente deve adaptar seu fazer artístico às modificações ocorridas no mercado. |
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Rockiavel: olhar de artemídia sobre bandas de rock escolhidasRockiavel: artmidia look at chosen rock bandsArtemídiaRockMercadoGrupos de rockArte e músicaIndústria musicalArtMediaRockMarketA tese contida neste trabalho é que banda de rock é um objeto artístico. Esse objeto visa, para sua plena realização e concretização, colocação no mercado, mercado o qual se alterou com o decorrer do tempo. Devido às mudança ocorrida nesse mercado, a necessidade de investimento para os músicos aumentou, o risco da empreitada passou a ser das bandas e o papel das gravadoras mudou. A metodologia que adotei utiliza: a) a artemídia, conforme definida por Pel (1992), para estudar três bandas protótipos; b) o pluralismo metodológico explicitado por Sampieri, Collado e Lucio (2013); c) levantamento bibliográfico a respeito do Rock Brasil 80 e d) comparação desse período mercadológico com o momento atual. A conclusão alcançada é a de que banda de rock é objeto artístico que para ser materializado atualmente deve adaptar seu fazer artístico às modificações ocorridas no mercado.The thesis presented in this work is that rock band is an art object. This object needs to be placed in market for its fulfillment. During the passing years this market changed. Musicians are required to invest more and take the risk of the enterprise as consequence of the change in record labels. The methodology used here comprises: a) artemídia as defined by Pel (1992) for the study of three rock bands prototypes; b) methodological pluralism as seen in Sampieri, Collado e Lucio (2013); c) bibliographical review about Rock Brasil 80 and d) comparative analysis from the eighties with today’s market. Conclusion reveals that rock bands are an artistic object that need adaptation in the rise of new market conditions.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Janson, Sílvio Fernando [UNESP]2020-09-18T22:08:01Z2020-09-18T22:08:01Z2020-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19353733004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T20:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193537Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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