A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borin, Gabriel Scavassa [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202919
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-09-28/000907774.pdf
Resumo: This paper proposes a comparison between selected authors of jazz education - Hal Crook (1991), Jerry Coker (1990), David Berkman (2007), Kenny Werner (1996) - and their resonance with the theory of deliberate practice - from Ericsson (1981; 1993; 2006; 2016) - trying to understand the ideal mechanisms that underline the preparation to performance in a jazz context. Such comparative study showed that both areas work towards the demystification of some supposed innate ability that would be decisive for the final result. With that in mind, enhancement of performance is based on a delimitation of clear problems, on establishing applied techniques - through focused work, and most of the time, not enjoyable - to their specific solutions, that format - through feedback - new mental representations, and that take the subject out of his comfort zone, approximating him to an expert level of performance.
id UNSP_86f58d4c6af1492911a0666c4be1398d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202919
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisaçãoMúsica - ExecuçãoImprovisação (Musica)JazzMusic - PerformanceThis paper proposes a comparison between selected authors of jazz education - Hal Crook (1991), Jerry Coker (1990), David Berkman (2007), Kenny Werner (1996) - and their resonance with the theory of deliberate practice - from Ericsson (1981; 1993; 2006; 2016) - trying to understand the ideal mechanisms that underline the preparation to performance in a jazz context. Such comparative study showed that both areas work towards the demystification of some supposed innate ability that would be decisive for the final result. With that in mind, enhancement of performance is based on a delimitation of clear problems, on establishing applied techniques - through focused work, and most of the time, not enjoyable - to their specific solutions, that format - through feedback - new mental representations, and that take the subject out of his comfort zone, approximating him to an expert level of performance.O presente trabalho se propõe a uma comparação entre autores selecionados da educação formal de jazz - são eles Hal Crook (1991), Jerry Coker (1990), David Berkman (2007), Kenny Werner (1996) - e sua ressonância com a teoria da prática deliberada - de Ericsson (1981; 1993; 2006; 2016) - buscando compreender os mecanismos ideais que operem no âmbito da preparação para a performance dentro da linguagem jazzística. Tal estudo comparativo mostrou que ambas as áreas trabalham pela desmistificação de alguma suposta habilidade inata que seria determinante no resultado final. Assim o aprimoramento da performance baseia-se na delimitação de problemas claros, no estabelecimento de técnicas aplicadas - por meio de trabalho focado, e muitas vezes não fruitivo - às suas respectivas soluções, que formatam - através de feedback - novas representações mentais, e que retiram o sujeito da sua zona de conforto, o aproximando de uma performance a nível expert.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortz, Graziela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borin, Gabriel Scavassa [UNESP]2021-03-10T12:54:51Z2021-03-10T12:54:51Z2017-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis[49] f.application/pdfBORIN, Gabriel Scavassa. A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado - Música - Composição), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.http://hdl.handle.net/11449/202919990009077740206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-09-28/000907774.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T13:12:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202919Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:35:00.922289Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação
title A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação
spellingShingle A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação
Borin, Gabriel Scavassa [UNESP]
Música - Execução
Improvisação (Musica)
Jazz
Music - Performance
title_short A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação
title_full A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação
title_fullStr A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação
title_full_unstemmed A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação
title_sort A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação
author Borin, Gabriel Scavassa [UNESP]
author_facet Borin, Gabriel Scavassa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bortz, Graziela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Borin, Gabriel Scavassa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Execução
Improvisação (Musica)
Jazz
Music - Performance
topic Música - Execução
Improvisação (Musica)
Jazz
Music - Performance
description This paper proposes a comparison between selected authors of jazz education - Hal Crook (1991), Jerry Coker (1990), David Berkman (2007), Kenny Werner (1996) - and their resonance with the theory of deliberate practice - from Ericsson (1981; 1993; 2006; 2016) - trying to understand the ideal mechanisms that underline the preparation to performance in a jazz context. Such comparative study showed that both areas work towards the demystification of some supposed innate ability that would be decisive for the final result. With that in mind, enhancement of performance is based on a delimitation of clear problems, on establishing applied techniques - through focused work, and most of the time, not enjoyable - to their specific solutions, that format - through feedback - new mental representations, and that take the subject out of his comfort zone, approximating him to an expert level of performance.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-16
2021-03-10T12:54:51Z
2021-03-10T12:54:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORIN, Gabriel Scavassa. A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado - Música - Composição), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.
http://hdl.handle.net/11449/202919
990009077740206341
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-09-28/000907774.pdf
identifier_str_mv BORIN, Gabriel Scavassa. A prática deliberada aplicada à preparação para performance na improvisação. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado - Música - Composição), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.
990009077740206341
url http://hdl.handle.net/11449/202919
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-09-28/000907774.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv [49] f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Alma
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128250205962240