Formação da consciência e do prazer estético mediado pelas obras literárias clássicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Grazieli Cruz dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239819
Resumo: O ensino da leitura assume particular relevância nas aulas de língua portuguesa. Assim, esta pesquisa pretende estudar a contribuição das obras literárias clássicas para a formação gradativa da consciência humana, ao mesmo tempo em que forma o leitor. Destaca-se, neste estudo, a atual condição da literatura clássica na sociedade contemporânea e os desafios de ensinar esta ferramenta complexa para crianças atualmente. Neste contexto do clássico, este estudo pretende buscar estratégias para valorizar a importância do leitor mirim nos dias atuais e preparar o aluno para ser sujeito do ato. Para definir o conceito e a relação da formação da consciência humana com as obras literárias clássicas, esta pesquisa apoia-se nos fundamentos do Desenvolvimento do Psiquismo (LEONTIEV, 1964) e a questão do Prazer Estético (VYGOTSKY, 1999,2004) (BAKHTIN, 2010), além de analisar o Cotidiano e a História (HELLER, 1989), nesta relação. Para compreender os traços particulares que definem uma obra literária clássica, este estudo pretende articular este instrumento com a fruição estética, a formação afetivo-cognitiva e a reflexão de problemas que absorvem a realidade do gênero humano, própria da vida cotidiana. A pesquisa de campo, realizada neste estudo, foi desenvolvida com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do interior do Estado de SP. Inicialmente, foi aplicado um questionário, a fim de avaliar o conhecimento sobre literatura clássica por parte deste público. A partir dos resultados obtidos, foi planificada e desenvolvida uma Sequência Didática (SD), fundamentada nos estudos de DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY (2011), para, além de demonstrar as especificidades de uma obra literária clássica para estes alunos, estruturar métodos e estratégias de ensino que auxiliem no interesse da criança para a leitura de obras literárias clássicas. Assim, visando a gestar no educando uma atitude crítica diante da realidade capacitando-a mudar, primeiramente o seu mundo e, gradualmente, as realidades possíveis. As análises das produções dos participantes foram escritas e orais e, o critério ao longo de todo o processo, foi o desenvolvimento gradativo da consciência mediada pelas obras literárias clássicas. Concluímos que a arte literária clássica contribui, de maneira significativa, para a formação da consciência humana e que é possível articular fruição estética, formação afetivo-cognitiva e reflexão de problemas próprios da realidade humana por meio da literatura clássica desde a infância.
id UNSP_8708695fb38706b58ed88037f6dcd57a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239819
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação da consciência e do prazer estético mediado pelas obras literárias clássicasFormation of consciousness and aesthetic pleasure mediated by classic literacy worksObras literárias clássicasLiteratura clássicaFormação da consciência humanaClassic literary worksClassic literatureFormation of human consciousnessO ensino da leitura assume particular relevância nas aulas de língua portuguesa. Assim, esta pesquisa pretende estudar a contribuição das obras literárias clássicas para a formação gradativa da consciência humana, ao mesmo tempo em que forma o leitor. Destaca-se, neste estudo, a atual condição da literatura clássica na sociedade contemporânea e os desafios de ensinar esta ferramenta complexa para crianças atualmente. Neste contexto do clássico, este estudo pretende buscar estratégias para valorizar a importância do leitor mirim nos dias atuais e preparar o aluno para ser sujeito do ato. Para definir o conceito e a relação da formação da consciência humana com as obras literárias clássicas, esta pesquisa apoia-se nos fundamentos do Desenvolvimento do Psiquismo (LEONTIEV, 1964) e a questão do Prazer Estético (VYGOTSKY, 1999,2004) (BAKHTIN, 2010), além de analisar o Cotidiano e a História (HELLER, 1989), nesta relação. Para compreender os traços particulares que definem uma obra literária clássica, este estudo pretende articular este instrumento com a fruição estética, a formação afetivo-cognitiva e a reflexão de problemas que absorvem a realidade do gênero humano, própria da vida cotidiana. A pesquisa de campo, realizada neste estudo, foi desenvolvida com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do interior do Estado de SP. Inicialmente, foi aplicado um questionário, a fim de avaliar o conhecimento sobre literatura clássica por parte deste público. A partir dos resultados obtidos, foi planificada e desenvolvida uma Sequência Didática (SD), fundamentada nos estudos de DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY (2011), para, além de demonstrar as especificidades de uma obra literária clássica para estes alunos, estruturar métodos e estratégias de ensino que auxiliem no interesse da criança para a leitura de obras literárias clássicas. Assim, visando a gestar no educando uma atitude crítica diante da realidade capacitando-a mudar, primeiramente o seu mundo e, gradualmente, as realidades possíveis. As análises das produções dos participantes foram escritas e orais e, o critério ao longo de todo o processo, foi o desenvolvimento gradativo da consciência mediada pelas obras literárias clássicas. Concluímos que a arte literária clássica contribui, de maneira significativa, para a formação da consciência humana e que é possível articular fruição estética, formação afetivo-cognitiva e reflexão de problemas próprios da realidade humana por meio da literatura clássica desde a infância.The teaching of reading is of particular relevance in Portuguese language classes. Thus, this research intends to study the contribution of classic literary works to the gradual formation of human consciousness, at the same time that it form the reader. This study highlights the current condition of classical literature in contemporary society and the challenges of te aching this complex tool to children today. In this context of the classic, this study intends to seek strategies to value the importance of the young reader nowadays and prepare the student to be the main character of the act. In order to define the conce pt and relationship of the formation of human consciousness with classic literary works, this research is based on the foundations of Psyche Development (LEONTIEV, 1964) and the question of Aesthetic Pleasure (VIGOTSKY, 1999;2004; BAKHTIN, 2010), in additi on to analyzing Everyday Life and History (HELLER, 1989). Intending to understand the particular traits that define a classic literary work, this study intends to articulate this instrument with the aesthetic fruition, the affectiveand cognitive formation the reflection of problems that absorb the human race reality, typical of everyday life. The field research carried out in this study was conducted with a group of the 5th year of Elementary School, in a municipal school in the interior of the State of Sã o Paulo. A questionnaire was initially applied in order to assess the knowledge of classical literature of this group. Based on the results obtained, a Didactic Sequence was planned and developed, based on studies by DOLZ; NOVERRAZ and SCHNEUWLY (2011), in addition to demonstrating the specificities of a classic literary work for these students, structure teaching methods and strategies that help in the child's interest in reading classic literary works. Thus, aiming to encourage in the student a critical a ttitude in the face of reality, enabling it to change, firstly its world and, gradually, the possible realities. The analyses of the participants' productions were written and oral, and the criterion throughout the entire process was the gradual developmen t of consciousness mediated by classic literary works. We conclude that classical literary art contributes significantly to the formation of human consciousness and that it is possible to articulate aesthetic fruition, affective cognitive formation and ref literature from childhoodConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)125667/2022-1Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzoni, Rosa Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Grazieli Cruz dos2023-03-01T13:00:06Z2023-03-01T13:00:06Z2023-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-01T06:07:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239819Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:34:39.378310Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação da consciência e do prazer estético mediado pelas obras literárias clássicas
Formation of consciousness and aesthetic pleasure mediated by classic literacy works
title Formação da consciência e do prazer estético mediado pelas obras literárias clássicas
spellingShingle Formação da consciência e do prazer estético mediado pelas obras literárias clássicas
Santos, Grazieli Cruz dos
Obras literárias clássicas
Literatura clássica
Formação da consciência humana
Classic literary works
Classic literature
Formation of human consciousness
title_short Formação da consciência e do prazer estético mediado pelas obras literárias clássicas
title_full Formação da consciência e do prazer estético mediado pelas obras literárias clássicas
title_fullStr Formação da consciência e do prazer estético mediado pelas obras literárias clássicas
title_full_unstemmed Formação da consciência e do prazer estético mediado pelas obras literárias clássicas
title_sort Formação da consciência e do prazer estético mediado pelas obras literárias clássicas
author Santos, Grazieli Cruz dos
author_facet Santos, Grazieli Cruz dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manzoni, Rosa Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Grazieli Cruz dos
dc.subject.por.fl_str_mv Obras literárias clássicas
Literatura clássica
Formação da consciência humana
Classic literary works
Classic literature
Formation of human consciousness
topic Obras literárias clássicas
Literatura clássica
Formação da consciência humana
Classic literary works
Classic literature
Formation of human consciousness
description O ensino da leitura assume particular relevância nas aulas de língua portuguesa. Assim, esta pesquisa pretende estudar a contribuição das obras literárias clássicas para a formação gradativa da consciência humana, ao mesmo tempo em que forma o leitor. Destaca-se, neste estudo, a atual condição da literatura clássica na sociedade contemporânea e os desafios de ensinar esta ferramenta complexa para crianças atualmente. Neste contexto do clássico, este estudo pretende buscar estratégias para valorizar a importância do leitor mirim nos dias atuais e preparar o aluno para ser sujeito do ato. Para definir o conceito e a relação da formação da consciência humana com as obras literárias clássicas, esta pesquisa apoia-se nos fundamentos do Desenvolvimento do Psiquismo (LEONTIEV, 1964) e a questão do Prazer Estético (VYGOTSKY, 1999,2004) (BAKHTIN, 2010), além de analisar o Cotidiano e a História (HELLER, 1989), nesta relação. Para compreender os traços particulares que definem uma obra literária clássica, este estudo pretende articular este instrumento com a fruição estética, a formação afetivo-cognitiva e a reflexão de problemas que absorvem a realidade do gênero humano, própria da vida cotidiana. A pesquisa de campo, realizada neste estudo, foi desenvolvida com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal do interior do Estado de SP. Inicialmente, foi aplicado um questionário, a fim de avaliar o conhecimento sobre literatura clássica por parte deste público. A partir dos resultados obtidos, foi planificada e desenvolvida uma Sequência Didática (SD), fundamentada nos estudos de DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY (2011), para, além de demonstrar as especificidades de uma obra literária clássica para estes alunos, estruturar métodos e estratégias de ensino que auxiliem no interesse da criança para a leitura de obras literárias clássicas. Assim, visando a gestar no educando uma atitude crítica diante da realidade capacitando-a mudar, primeiramente o seu mundo e, gradualmente, as realidades possíveis. As análises das produções dos participantes foram escritas e orais e, o critério ao longo de todo o processo, foi o desenvolvimento gradativo da consciência mediada pelas obras literárias clássicas. Concluímos que a arte literária clássica contribui, de maneira significativa, para a formação da consciência humana e que é possível articular fruição estética, formação afetivo-cognitiva e reflexão de problemas próprios da realidade humana por meio da literatura clássica desde a infância.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-01T13:00:06Z
2023-03-01T13:00:06Z
2023-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239819
url http://hdl.handle.net/11449/239819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128674000535552