Projeto de controle robusto com realimentação de estados para o Helicóptero 3-DOF sujeito a falhas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256715 |
Resumo: | O presente Trabalho de Graduação propõe o projeto, a simulação e a implementação de sistemas de controle robusto aplicado a um sistema Helicóptero 3-DOF, disponível no Laboratório de Pesquisa em Controle (LPC) no Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, da UNESP. Com isso, é apresentada a teoria e, a seguir, os projetos realizados com o auxílio de técnicas capazes de garantir o bom desempenho do sistema. Ao considerar falhas, o projeto aproxima-se de situações práticas e comuns na realidade, visando a proteção e segurança dos mesmos. Dessa forma, as técnicas de controle abordadas utilizam a realimentação de estado e são baseadas em Desigualdades Matriciais Lineares (do Inglês, Linear Matrix Inequalities - LMIs), que têm como vantagem o tratamento simultâneo de diversos índices de desempenho e robustez, além de utilizar duas formas de restrição na norma do controlador com a taxa de decaimento, a fim de comparar ambas as técnicas utilizadas na implementação do sistema. |
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Projeto de controle robusto com realimentação de estados para o Helicóptero 3-DOF sujeito a falhasRobust control design with state feedback for the 3-DOF Helicopter subject to failuresControle RobustoHelicóptero 3-DOFDesigualdades Matriciais Lineares (LMI)FalhasRestrição na norma do controladorRobust control3-DOF HelicopterFailuresNorm bound on the controllerO presente Trabalho de Graduação propõe o projeto, a simulação e a implementação de sistemas de controle robusto aplicado a um sistema Helicóptero 3-DOF, disponível no Laboratório de Pesquisa em Controle (LPC) no Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, da UNESP. Com isso, é apresentada a teoria e, a seguir, os projetos realizados com o auxílio de técnicas capazes de garantir o bom desempenho do sistema. Ao considerar falhas, o projeto aproxima-se de situações práticas e comuns na realidade, visando a proteção e segurança dos mesmos. Dessa forma, as técnicas de controle abordadas utilizam a realimentação de estado e são baseadas em Desigualdades Matriciais Lineares (do Inglês, Linear Matrix Inequalities - LMIs), que têm como vantagem o tratamento simultâneo de diversos índices de desempenho e robustez, além de utilizar duas formas de restrição na norma do controlador com a taxa de decaimento, a fim de comparar ambas as técnicas utilizadas na implementação do sistema.This Monograph proposes the design, simulation and implementation of robust control systems applied to a 3-DOF Helicopter system, available in the Laboratório de Pesquisa em Controle (LPC) of the Electrical Engineering Department at the School of Engineering of Ilha Solteira, UNESP. This work presents the theory and design with the aid of techniques capable of ensuring the system's good performance. By considering faults, the project approaches practical and common situations in reality, aiming to protect and secure the system. Thus, the control techniques addressed use state feedback and are based on Linear Matrix Inequalities (LMIs), which have the advantage of simultaneously handling various performance and robustness indices. Additionally, two forms of controller norm constraints with the decay rate are utilized to compare both techniques employed in the system's implementation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Marcelo Carvalho Minhoto [UNESP]Lemes, Hanny Naomi Kanashiro 2024-07-22T14:08:21Z2024-07-22T14:08:21Z2024-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLEMES, Hanny Naomi Kanashiro. Projeto de controle robusto com realimentação de estados para o Helicóptero 3-DOF sujeito a falhas. Orientador: Teixeira, Marcelo Carvalho Minhoto. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira/SP, 2024.https://hdl.handle.net/11449/256715porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-25T14:27:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256715Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:24:55.029988Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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