Formação continuada de professores com o uso de Tecnologias Digitais: produção de atividades de conteúdos matemáticos a partir do currículo paulista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191183 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais são as perspectivas que os professores têm quando participam de uma formação continuada com tecnologias e elaboram atividades de conteúdos matemáticos, inspiradas no material didático do estado de São Paulo e mediadas pelo software GeoGebra. Para isso, elaborou-se e desenvolveu-se uma ação formativa, que incentivou os professores, os quais ensinam Matemática e estão vinculados à Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, a produzirem atividades matemáticas com o GeoGebra. Diante disso, optou-se por utilizar a metodologia de pesquisa qualitativa, porque o interesse se concentrou em aspectos subjetivos em consonância com o objetivo enunciado. Para o desenvolvimento da pesquisa, alguns procedimentos metodológicos foram utilizados. São eles: gravações em vídeos dos encontros do curso e em áudios de relatos do pesquisador, aplicação de questionários com os docentes e gravação dos diálogos ocorridos durante a ação formativa. Assim, a partir da triangulação dos dados produzidos por esses procedimentos, eixos de análise emergiram e foram organizados com base no objetivo da pesquisa, sendo eles: A perspectiva dos cursistas sobre as ações desenvolvidas na formação continuada de professores voltada para o uso das Tecnologias Digitais e A produção de conhecimento, a experimentação-com-GeoGebra e a visualização permitida pelas TD na produção das atividades desenvolvidas pelos cursistas. Para analisar esses eixos, apropriou-se de referenciais teóricos, que discutem as seguintes temáticas: formação inicial e continuada de professores, experimentação-com-tecnologias, produção de conhecimento com o uso das Tecnologias Digitais e potencialidades de visualização permitidas pelo GeoGebra. Por meio da análise desses eixos, pode-se inferir que os professores foram capazes de realizar experimentações e produzirem conhecimento com o uso do software GeoGebra. Os cursistas destacaram a importância do uso dos vídeos educativos quando estes auxiliaram no processo de construção das atividades. Outro aspecto apontado por eles foi sobre a visualização propiciada pelo GeoGebra. Esse software possibilita a construção e manipulação de figuras tridimensionais, o que, na concepção dos professores, facilita a compreensão por parte dos alunos. Por fim, foi destacada a importância de se utilizar o Caderno do Aluno (CA) e o Caderno do Professor (CP) para a produção das atividades, devido ao fato de esse material fazer parte do Currículo Oficial paulista e estar presente nas escolas públicas do estado de São Paulo. Assim, pode-se concluir que essa ação formativa, que por sua vez visou à produção de conhecimento e à experimentação com a tecnologia, propiciou aos professores se apropriarem das funcionalidades dessas TD na medida em que produziram atividades, que vão ao encontro dos contextos escolares em que atuam. |
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Formação continuada de professores com o uso de Tecnologias Digitais: produção de atividades de conteúdos matemáticos a partir do currículo paulistaContinuing teacher education with the use of Digital Technologies: production of mathematical content activities from the São Paulo curriculumCaderno do aluno e do professorVisualização com tecnologiasVídeos educativosGeoGebraFormação do formadorStudent and teacher notebookVisualization with technologiesEducational videosFormation of formerEsta pesquisa teve como objetivo investigar quais são as perspectivas que os professores têm quando participam de uma formação continuada com tecnologias e elaboram atividades de conteúdos matemáticos, inspiradas no material didático do estado de São Paulo e mediadas pelo software GeoGebra. Para isso, elaborou-se e desenvolveu-se uma ação formativa, que incentivou os professores, os quais ensinam Matemática e estão vinculados à Diretoria de Ensino de Guaratinguetá, a produzirem atividades matemáticas com o GeoGebra. Diante disso, optou-se por utilizar a metodologia de pesquisa qualitativa, porque o interesse se concentrou em aspectos subjetivos em consonância com o objetivo enunciado. Para o desenvolvimento da pesquisa, alguns procedimentos metodológicos foram utilizados. São eles: gravações em vídeos dos encontros do curso e em áudios de relatos do pesquisador, aplicação de questionários com os docentes e gravação dos diálogos ocorridos durante a ação formativa. Assim, a partir da triangulação dos dados produzidos por esses procedimentos, eixos de análise emergiram e foram organizados com base no objetivo da pesquisa, sendo eles: A perspectiva dos cursistas sobre as ações desenvolvidas na formação continuada de professores voltada para o uso das Tecnologias Digitais e A produção de conhecimento, a experimentação-com-GeoGebra e a visualização permitida pelas TD na produção das atividades desenvolvidas pelos cursistas. Para analisar esses eixos, apropriou-se de referenciais teóricos, que discutem as seguintes temáticas: formação inicial e continuada de professores, experimentação-com-tecnologias, produção de conhecimento com o uso das Tecnologias Digitais e potencialidades de visualização permitidas pelo GeoGebra. Por meio da análise desses eixos, pode-se inferir que os professores foram capazes de realizar experimentações e produzirem conhecimento com o uso do software GeoGebra. Os cursistas destacaram a importância do uso dos vídeos educativos quando estes auxiliaram no processo de construção das atividades. Outro aspecto apontado por eles foi sobre a visualização propiciada pelo GeoGebra. Esse software possibilita a construção e manipulação de figuras tridimensionais, o que, na concepção dos professores, facilita a compreensão por parte dos alunos. Por fim, foi destacada a importância de se utilizar o Caderno do Aluno (CA) e o Caderno do Professor (CP) para a produção das atividades, devido ao fato de esse material fazer parte do Currículo Oficial paulista e estar presente nas escolas públicas do estado de São Paulo. Assim, pode-se concluir que essa ação formativa, que por sua vez visou à produção de conhecimento e à experimentação com a tecnologia, propiciou aos professores se apropriarem das funcionalidades dessas TD na medida em que produziram atividades, que vão ao encontro dos contextos escolares em que atuam.This research aimed to investigate what are the perspectives that teachers have when participating in a continuous formation with technologies and elaborate activities of mathematical content, inspired by the didactic material of the state of São Paulo and mediated by GeoGebra software. For this, a training action was developed and developed, which encouraged teachers, who teach mathematics and are linked to the Guaratinguetá Teaching Board, to produce mathematical activities with GeoGebra. Therefore, we chose to use the qualitative research methodology, because the interest was focused on subjective aspects in line with the stated objective. For the development of the research, some methodological procedures were used. They are: video recordings of the course meetings and researcher reports audios, application of questionnaires with teachers and recording of dialogues that took place during the training. Thus, from the triangulation of the data produced by these procedures, axes of analysis emerged and were organized based on the research objective, as follows: The perspective of the students on the actions developed in the continuing education of teachers focused on the use of Digital Technologies. and The production of knowledge, experimentation with GeoGebra and the visualization allowed by DT in the production of activities developed by the students. To analyze these axes, it was used theoretical references, which discuss the following themes: initial and continuing teacher education, experimentation-with-technologies, knowledge production with the use of Digital Technologies and visualization potentialities allowed by GeoGebra. Through the analysis of these axes, it can be inferred that the teachers were able to perform experiments and produce knowledge using GeoGebra software. The students emphasized the importance of the use of educational videos when they helped in the construction process of the activities. Another aspect pointed out by them was about the visualization provided by GeoGebra. This software enables the construction and manipulation of three-dimensional figures, which, in the teachers 'conception, facilitates students' comprehension. Finally, the importance of using the Student Notebook (CA) and the Teacher's Notebook (CP) was highlighted for the production of the activities, due to the fact that this material is part of the São Paulo Official Curriculum and is present in the public schools of the state. state of Sao Paulo. Thus, it can be concluded that this formative action, which in turn aimed at knowledge production and experimentation with technology, enabled teachers to appropriate the functionalities of these TDs as they produced activities that meet the school contexts. in which they operate.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chinellato, Tiago Giorgetti2019-12-06T13:43:46Z2019-12-06T13:43:46Z2019-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19118300092774333004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-07T06:14:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191183Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:39:49.376875Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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