Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revemop |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859 |
Resumo: | Apresentamos neste artigo uma análise das potencialidades do uso de vídeos educativos na visão de professores que ensinam Matemática. Esses vídeos foram utilizados como roteiros digitais em um curso de formação continuada com professores, constituindo o cenário de investigação de uma pesquisa de doutoramento em Educação Matemática. Para produção dos dados dessa pesquisa, foi desenvolvida uma ação formativa com professores e realizadas entrevistas e questionários, acerca das potencialidades do uso dessa tecnologia. Para os docentes, a possibilidade de se pausar, adiantar e atrasar os vídeos são potencialidades permitidas por essa tecnologia. A familiaridade do estudante com os vídeos também favorece o uso em aula. Diante da análise desenvolvida podemos inferir que os vídeos podem colaborar com as aulas de Matemática e novos cursos de formação continuada podem incorporar essa tecnologia. |
id |
UFOP-3_8c557705eae46f2ff336e8b2efc22a58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1859 |
network_acronym_str |
UFOP-3 |
network_name_str |
Revemop |
repository_id_str |
|
spelling |
Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam MatemáticaEducational video: the potentialities of its use in the view of teachers who teach Mathematics Vídeos educativos: las potencialidades de su uso en la visión de profesores que enseñan MatemáticasMathematical EducationGeoGebraDigital TechnologiesEducación MatemáticaGeoGebraTecnologías DigitalesEducação MatemáticaGeoGebraTecnologias DigitaisApresentamos neste artigo uma análise das potencialidades do uso de vídeos educativos na visão de professores que ensinam Matemática. Esses vídeos foram utilizados como roteiros digitais em um curso de formação continuada com professores, constituindo o cenário de investigação de uma pesquisa de doutoramento em Educação Matemática. Para produção dos dados dessa pesquisa, foi desenvolvida uma ação formativa com professores e realizadas entrevistas e questionários, acerca das potencialidades do uso dessa tecnologia. Para os docentes, a possibilidade de se pausar, adiantar e atrasar os vídeos são potencialidades permitidas por essa tecnologia. A familiaridade do estudante com os vídeos também favorece o uso em aula. Diante da análise desenvolvida podemos inferir que os vídeos podem colaborar com as aulas de Matemática e novos cursos de formação continuada podem incorporar essa tecnologia.We will present in this paper an analysis of the potentialities of the use of educational videos, in the view of teachers who teach mathematics. These videos were used as digital scripts in a continuing education course with teachers, constituting the research scenario of a PhD research in Mathematics Education. For the production of the data of this research, a training action was developed with teachers and interviews and questionnaires were carried out, about the potentialities of the use of this technology. For teachers, the possibility to pause, advance and delay the videos are potentialities allowed by this technology. The student's familiarity with the videos also favors classroom use. Given the analysis developed we can infer that videos can collaborate with Mathematics classes and new continuing education courses should incorporate this technology. Presentaremos en este articulo un análisis de las potencialidades del uso de videos educativos, en la visión de profesores que enseñan matemáticas. Estos videos fueron utilizados como guiones digitales en un curso de formación continuada con profesores, constituyendo el escenario de investigación de una investigación de doctorado en Educación Matemática. Para la producción de los datos de esa investigación, se desarrolló una acción formativa con profesores y realizados entrevistas y cuestionarios, acerca de las potencialidades del uso de esa tecnología. Para los docentes, la posibilidad de pausar, adelantar y retrasar los videos son potencialidades permitidas por esa tecnología. La familiaridad del estudiante con los vídeos también favorece el uso en clase. Ante el análisis desarrollado podemos inferir que los videos pueden colaborar con las clases de Matemáticas y nuevos cursos de formación continuada poden incorporar esa tecnología.Editora da UFOP2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/185910.33532/revemop.e202001Revemop; v. 2 (2020): Rolling Pass; e2020012596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859/3099https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859/3720https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChinellato, Tiago GiorgettiJavaroni, Sueli Liberatti2021-05-15T09:53:30Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1859Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2021-05-15T09:53:30Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática Educational video: the potentialities of its use in the view of teachers who teach Mathematics Vídeos educativos: las potencialidades de su uso en la visión de profesores que enseñan Matemáticas |
title |
Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática |
spellingShingle |
Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática Chinellato, Tiago Giorgetti Mathematical Education GeoGebra Digital Technologies Educación Matemática GeoGebra Tecnologías Digitales Educação Matemática GeoGebra Tecnologias Digitais |
title_short |
Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática |
title_full |
Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática |
title_fullStr |
Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática |
title_full_unstemmed |
Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática |
title_sort |
Vídeos educativos: as potencialidades do seu uso na visão de professores que ensinam Matemática |
author |
Chinellato, Tiago Giorgetti |
author_facet |
Chinellato, Tiago Giorgetti Javaroni, Sueli Liberatti |
author_role |
author |
author2 |
Javaroni, Sueli Liberatti |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chinellato, Tiago Giorgetti Javaroni, Sueli Liberatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mathematical Education GeoGebra Digital Technologies Educación Matemática GeoGebra Tecnologías Digitales Educação Matemática GeoGebra Tecnologias Digitais |
topic |
Mathematical Education GeoGebra Digital Technologies Educación Matemática GeoGebra Tecnologías Digitales Educação Matemática GeoGebra Tecnologias Digitais |
description |
Apresentamos neste artigo uma análise das potencialidades do uso de vídeos educativos na visão de professores que ensinam Matemática. Esses vídeos foram utilizados como roteiros digitais em um curso de formação continuada com professores, constituindo o cenário de investigação de uma pesquisa de doutoramento em Educação Matemática. Para produção dos dados dessa pesquisa, foi desenvolvida uma ação formativa com professores e realizadas entrevistas e questionários, acerca das potencialidades do uso dessa tecnologia. Para os docentes, a possibilidade de se pausar, adiantar e atrasar os vídeos são potencialidades permitidas por essa tecnologia. A familiaridade do estudante com os vídeos também favorece o uso em aula. Diante da análise desenvolvida podemos inferir que os vídeos podem colaborar com as aulas de Matemática e novos cursos de formação continuada podem incorporar essa tecnologia. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859 10.33532/revemop.e202001 |
url |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859 |
identifier_str_mv |
10.33532/revemop.e202001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859/3099 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1859/3720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revemop; v. 2 (2020): Rolling Pass; e202001 2596-0245 reponame:Revemop instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Revemop |
collection |
Revemop |
repository.name.fl_str_mv |
Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revemop@ufop.edu.br|| |
_version_ |
1797068970891673600 |