Olhares dos discentes sobre a avaliação da aprendizagem em um curso de graduação em Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakamura, Henrique Kendi [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/166374
Resumo: O tema da avaliação educacional tem sido um campo de disputa por diferentes setores da sociedade e tem assumido uma centralidade cada vez maior nas decisões e encaminhamentos das políticas públicas. Ao nível da aprendizagem, a consolidação de uma perspectiva alternativa àquelas ditas tradicionais, marcadas pelo uso de provas e notas para fins de classificação, ainda configura-se como um desafio seja na escola ou na Universidade nos cursos de formação de professores e de bacharéis. Este estudo buscou compreender, a partir da ótica discente, a avaliação da aprendizagem no ensino superior tendo como locus o Curso de Graduação em Ciências Biológicas, Campus de UNESP Rio Claro. Desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando da análise de conteúdo em questionários e entrevistas realizados com alunos desse curso, e da análise documental nos Planos de Ensino de disciplinas desse curso, no Projeto Político Pedagógico (PPP) e documentos oficiais que organizam essa Universidade. A análise dos dados indicou que a “nota” ainda é um dos elementos centrais da avaliação na vida universitária discente e o comportamento do aluno influencia diretamente a produção dessa nota, entretanto, essa “nota” nem sempre é representativa de aprendizado. Ainda, a concepção de ensino revelada pela prática avaliativa tem sido predominantemente a tradicional, resguardando também um viés positivista sobre a concepção de conhecimento. Outro aspecto a ser notado é a carência de qualquer perspectiva de ensino, aprendizagem e avaliação no PPP, que dificulta a construção de espaços colaborativos e coletivos com propósitos reflexivos e formativos. Destaca-se que o caminho desejado por nós é contrário à política de responsabilização de docentes ou alunos pelo “insucesso” dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como da lógica de mercado imposta a todos os atores da Universidade.
id UNSP_884e51b95f0064357fdd222f5481567d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/166374
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Olhares dos discentes sobre a avaliação da aprendizagem em um curso de graduação em Ciências BiológicasStudents' views about the evaluation of learning in a undergraduate course in Biological SciencesAvaliação da aprendizagemEnsino superiorDiscentesQualidade educacionalAssesment of lerningUndergraduateStudentsEducation qualityO tema da avaliação educacional tem sido um campo de disputa por diferentes setores da sociedade e tem assumido uma centralidade cada vez maior nas decisões e encaminhamentos das políticas públicas. Ao nível da aprendizagem, a consolidação de uma perspectiva alternativa àquelas ditas tradicionais, marcadas pelo uso de provas e notas para fins de classificação, ainda configura-se como um desafio seja na escola ou na Universidade nos cursos de formação de professores e de bacharéis. Este estudo buscou compreender, a partir da ótica discente, a avaliação da aprendizagem no ensino superior tendo como locus o Curso de Graduação em Ciências Biológicas, Campus de UNESP Rio Claro. Desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando da análise de conteúdo em questionários e entrevistas realizados com alunos desse curso, e da análise documental nos Planos de Ensino de disciplinas desse curso, no Projeto Político Pedagógico (PPP) e documentos oficiais que organizam essa Universidade. A análise dos dados indicou que a “nota” ainda é um dos elementos centrais da avaliação na vida universitária discente e o comportamento do aluno influencia diretamente a produção dessa nota, entretanto, essa “nota” nem sempre é representativa de aprendizado. Ainda, a concepção de ensino revelada pela prática avaliativa tem sido predominantemente a tradicional, resguardando também um viés positivista sobre a concepção de conhecimento. Outro aspecto a ser notado é a carência de qualquer perspectiva de ensino, aprendizagem e avaliação no PPP, que dificulta a construção de espaços colaborativos e coletivos com propósitos reflexivos e formativos. Destaca-se que o caminho desejado por nós é contrário à política de responsabilização de docentes ou alunos pelo “insucesso” dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como da lógica de mercado imposta a todos os atores da Universidade.The theme of assessment educational has been disputed by many sectors of society and assumed an increasing centrality in the decisions of public policy. At the dimension of learning, the setting of an alternative perspective against the traditional ones, which was marked by the use of tests and mark for classification purposes its a challenge in regular school system or in undergraduate. This study sought to understand, from the student point of view, the assesment of learning in undergraduate education having as a locus the Undergraduate Course in Biological Sciences on Campus of Rio Claro. A qualitative research was developed using analysis content in questionnaires and interviews with students, and documental analysis of the Teaching Plans of this course, the Political Educational Project (PEP) and official documents about this University. The research analysis indicated that the mark is still one of the central elements of the assesment in the university's student life, and its behavior influences the production of this mark, however, this mark does not always means learning. The conception of teaching revealed by the assesment practice has been predominantly the traditional one, also guarding a positivist conception of knowledge. Another aspect was the lack of any perspective of teaching, learning and assesment in the PEP, which makes it difficult to develop collaborative and collective spaces for reflective and formative purposes. It is worth noting that the path desired is contrary to the policy of accountability of teachers or students for the "failure" of teaching, learning and evaluation processes, as well as the market logic imposed on all people of the University.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nakamura, Henrique Kendi [UNESP]2018-12-04T16:47:27Z2018-12-04T16:47:27Z2018-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/16637400091064033004137064P245380181500387180000-0003-4415-0978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:19:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/166374Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:48:57.722940Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhares dos discentes sobre a avaliação da aprendizagem em um curso de graduação em Ciências Biológicas
Students' views about the evaluation of learning in a undergraduate course in Biological Sciences
title Olhares dos discentes sobre a avaliação da aprendizagem em um curso de graduação em Ciências Biológicas
spellingShingle Olhares dos discentes sobre a avaliação da aprendizagem em um curso de graduação em Ciências Biológicas
Nakamura, Henrique Kendi [UNESP]
Avaliação da aprendizagem
Ensino superior
Discentes
Qualidade educacional
Assesment of lerning
Undergraduate
Students
Education quality
title_short Olhares dos discentes sobre a avaliação da aprendizagem em um curso de graduação em Ciências Biológicas
title_full Olhares dos discentes sobre a avaliação da aprendizagem em um curso de graduação em Ciências Biológicas
title_fullStr Olhares dos discentes sobre a avaliação da aprendizagem em um curso de graduação em Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Olhares dos discentes sobre a avaliação da aprendizagem em um curso de graduação em Ciências Biológicas
title_sort Olhares dos discentes sobre a avaliação da aprendizagem em um curso de graduação em Ciências Biológicas
author Nakamura, Henrique Kendi [UNESP]
author_facet Nakamura, Henrique Kendi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakamura, Henrique Kendi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Ensino superior
Discentes
Qualidade educacional
Assesment of lerning
Undergraduate
Students
Education quality
topic Avaliação da aprendizagem
Ensino superior
Discentes
Qualidade educacional
Assesment of lerning
Undergraduate
Students
Education quality
description O tema da avaliação educacional tem sido um campo de disputa por diferentes setores da sociedade e tem assumido uma centralidade cada vez maior nas decisões e encaminhamentos das políticas públicas. Ao nível da aprendizagem, a consolidação de uma perspectiva alternativa àquelas ditas tradicionais, marcadas pelo uso de provas e notas para fins de classificação, ainda configura-se como um desafio seja na escola ou na Universidade nos cursos de formação de professores e de bacharéis. Este estudo buscou compreender, a partir da ótica discente, a avaliação da aprendizagem no ensino superior tendo como locus o Curso de Graduação em Ciências Biológicas, Campus de UNESP Rio Claro. Desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando da análise de conteúdo em questionários e entrevistas realizados com alunos desse curso, e da análise documental nos Planos de Ensino de disciplinas desse curso, no Projeto Político Pedagógico (PPP) e documentos oficiais que organizam essa Universidade. A análise dos dados indicou que a “nota” ainda é um dos elementos centrais da avaliação na vida universitária discente e o comportamento do aluno influencia diretamente a produção dessa nota, entretanto, essa “nota” nem sempre é representativa de aprendizado. Ainda, a concepção de ensino revelada pela prática avaliativa tem sido predominantemente a tradicional, resguardando também um viés positivista sobre a concepção de conhecimento. Outro aspecto a ser notado é a carência de qualquer perspectiva de ensino, aprendizagem e avaliação no PPP, que dificulta a construção de espaços colaborativos e coletivos com propósitos reflexivos e formativos. Destaca-se que o caminho desejado por nós é contrário à política de responsabilização de docentes ou alunos pelo “insucesso” dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação, bem como da lógica de mercado imposta a todos os atores da Universidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04T16:47:27Z
2018-12-04T16:47:27Z
2018-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/166374
000910640
33004137064P2
4538018150038718
0000-0003-4415-0978
url http://hdl.handle.net/11449/166374
identifier_str_mv 000910640
33004137064P2
4538018150038718
0000-0003-4415-0978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129251885449216