A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakamura, Henrique Kendi [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/132435
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-01-11/000857197.pdf
Resumo: A avaliação educacional pode ser compreendida como um campo da educação e, portanto, marcado por tensões, contradições, interesses, concepções de mundo, de homem, de sociedade e educação. Para alguns estudiosos desta temática, a avaliação transpõe as salas de aulas assumindo também uma posição central na organização e gestão do trabalho pedagógico e de políticas públicas para a educação, além de tornar-se um excelente instrumento de controle dos sujeitos que se encontram na tessitura do processo educativo. Este trabalho intentou traçar algumas percepções sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Rio Claro, através da ótica dos alunos dos anos finais deste Curso. Nesse sentido, buscou-se desenvolver um estudo qualitativo a partir de entrevistas semiestruturada, objetivando identificar as principais concepções e práticas sobre a avaliação da aprendizagem no curso. Os relatos indicam que a prática avaliativa, na maioria dos casos, vem adquirindo fortemente uma função somativa e classificatória, centralizada na memorização e reprodução de informações, ocorrendo quase sempre de maneira externa ao aluno e focada nos resultados da aprendizagem (produto). Pode-se dizer que a nota tem servido ora para ocultar e manter as relações hierárquicas, ora para selecionar aqueles que vão gozar de um incentivo financeiro para o desenvolvimento de outras experiências acadêmicas, resguardando uma lógica meritocrática e seletiva. De modo geral, a prática avaliativa pouco tem contribuído para a (re)organização do trabalho pedagógico pelo professor e para a superação das dificuldades e incompreensões dos alunos. Ainda que, a maioria das vivências tenha adquirido emoções negativas, as experiências mais marcantes se residem naquelas em que o aluno teve maior envolvimento e...
id UNSP_e058c0aac28b86402a803ae799afd218
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/132435
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências BiológicasAvaliação educacionalAprendizagemEnsino superiorCiências da vidaA avaliação educacional pode ser compreendida como um campo da educação e, portanto, marcado por tensões, contradições, interesses, concepções de mundo, de homem, de sociedade e educação. Para alguns estudiosos desta temática, a avaliação transpõe as salas de aulas assumindo também uma posição central na organização e gestão do trabalho pedagógico e de políticas públicas para a educação, além de tornar-se um excelente instrumento de controle dos sujeitos que se encontram na tessitura do processo educativo. Este trabalho intentou traçar algumas percepções sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Rio Claro, através da ótica dos alunos dos anos finais deste Curso. Nesse sentido, buscou-se desenvolver um estudo qualitativo a partir de entrevistas semiestruturada, objetivando identificar as principais concepções e práticas sobre a avaliação da aprendizagem no curso. Os relatos indicam que a prática avaliativa, na maioria dos casos, vem adquirindo fortemente uma função somativa e classificatória, centralizada na memorização e reprodução de informações, ocorrendo quase sempre de maneira externa ao aluno e focada nos resultados da aprendizagem (produto). Pode-se dizer que a nota tem servido ora para ocultar e manter as relações hierárquicas, ora para selecionar aqueles que vão gozar de um incentivo financeiro para o desenvolvimento de outras experiências acadêmicas, resguardando uma lógica meritocrática e seletiva. De modo geral, a prática avaliativa pouco tem contribuído para a (re)organização do trabalho pedagógico pelo professor e para a superação das dificuldades e incompreensões dos alunos. Ainda que, a maioria das vivências tenha adquirido emoções negativas, as experiências mais marcantes se residem naquelas em que o aluno teve maior envolvimento e...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nakamura, Henrique Kendi [UNESP]2016-01-13T13:26:06Z2016-01-13T13:26:06Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis126 f.application/pdfNAKAMURA, Henrique Kendi. A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas. 2015. 126 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/132435000857197http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-01-11/000857197.pdf45380181500387180000-0003-4415-0978Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-24T06:11:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/132435Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:34:03.432528Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas
title A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas
spellingShingle A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas
Nakamura, Henrique Kendi [UNESP]
Avaliação educacional
Aprendizagem
Ensino superior
Ciências da vida
title_short A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas
title_full A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas
title_fullStr A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas
title_full_unstemmed A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas
title_sort A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas
author Nakamura, Henrique Kendi [UNESP]
author_facet Nakamura, Henrique Kendi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertagna, Regiane Helena [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakamura, Henrique Kendi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Aprendizagem
Ensino superior
Ciências da vida
topic Avaliação educacional
Aprendizagem
Ensino superior
Ciências da vida
description A avaliação educacional pode ser compreendida como um campo da educação e, portanto, marcado por tensões, contradições, interesses, concepções de mundo, de homem, de sociedade e educação. Para alguns estudiosos desta temática, a avaliação transpõe as salas de aulas assumindo também uma posição central na organização e gestão do trabalho pedagógico e de políticas públicas para a educação, além de tornar-se um excelente instrumento de controle dos sujeitos que se encontram na tessitura do processo educativo. Este trabalho intentou traçar algumas percepções sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Rio Claro, através da ótica dos alunos dos anos finais deste Curso. Nesse sentido, buscou-se desenvolver um estudo qualitativo a partir de entrevistas semiestruturada, objetivando identificar as principais concepções e práticas sobre a avaliação da aprendizagem no curso. Os relatos indicam que a prática avaliativa, na maioria dos casos, vem adquirindo fortemente uma função somativa e classificatória, centralizada na memorização e reprodução de informações, ocorrendo quase sempre de maneira externa ao aluno e focada nos resultados da aprendizagem (produto). Pode-se dizer que a nota tem servido ora para ocultar e manter as relações hierárquicas, ora para selecionar aqueles que vão gozar de um incentivo financeiro para o desenvolvimento de outras experiências acadêmicas, resguardando uma lógica meritocrática e seletiva. De modo geral, a prática avaliativa pouco tem contribuído para a (re)organização do trabalho pedagógico pelo professor e para a superação das dificuldades e incompreensões dos alunos. Ainda que, a maioria das vivências tenha adquirido emoções negativas, as experiências mais marcantes se residem naquelas em que o aluno teve maior envolvimento e...
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-01-13T13:26:06Z
2016-01-13T13:26:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NAKAMURA, Henrique Kendi. A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas. 2015. 126 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/132435
000857197
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-01-11/000857197.pdf
4538018150038718
0000-0003-4415-0978
identifier_str_mv NAKAMURA, Henrique Kendi. A percepção dos alunos sobre a avaliação da aprendizagem no Curso de Graduação em Ciências Biológicas. 2015. 126 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000857197
4538018150038718
0000-0003-4415-0978
url http://hdl.handle.net/11449/132435
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-01-11/000857197.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128948517732352