Material didático para professores de biologia : comportamento animal como tema articulador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Ana Paula
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252648
Resumo: Introdução: A ciência que estuda o comportamento animal dedica-se a compreender as causas, últimas e imediatas de como os animais obtêm os recursos nutricionais, defendem-se dos predadores naturais, selecionam onde habitar e reproduzir-se. Ademais, preocupa-se com o bem-estar animal e a conservação. É uma área do conhecimento recente nas Ciências Biológicas e possui grande potencial de articular várias áreas do conhecimento como a evolução, ecologia, fisiologia comparada, entre outros etc. A diversidade das soluções adaptativas nas relações inter e intraespecíficas desperta a curiosidade de jovens e adultos, estudantes e pesquisadores servindo de gatilhos para uma reflexão crítica, seja acadêmica ou socioambiental, especialmente no novo período geológico da Terra, o Antropoceno. Apesar da singularidade e importância dos conteúdos de comportamento animal para as temáticas de educação ambiental e debates ambientais dentro do ensino de Ciências Naturais, há poucas publicações científicas que relacionam comportamento animal com o ensino de Biologia, para o nível médio, apresentando-se como uma lacuna a ser superada. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo produzir um livro para professores da educação básica, abordando conceitos importantes da ciência do comportamento animal e relacionando-os com a fauna brasileira, com intuito de instrumentalizar professores para a inserção da temática de comportamento animal nas aulas de Biologia. Material e métodos: Para a elaboração do material foi realizada uma busca na literatura sobre a relação da temática de comportamento animal e o ensino de biologia, com aprofundamento teórico e levantamento de conceitos importantes da área de etologia, referenciada por uma concepção de educação e de mundo pautada na Pedagogia Histórico Crítica. Resultado e discussão: A obra intitulada Ensino de Biologia: dialogando com comportamento animal, será disponibilizada de forma gratuita, digitalmente por meio de hiperlink. Partindo da compreensão de que conhecimentos científicos devem ser assegurados aos estudantes da educação básica, o material teve como eixo norteador apresentar a diversidade de adaptação dos comportamentos de alimentação e reprodução dos animais relacionando o conhecimento sobre Etologia com a prática social, diante o aprofundamento crescente da crise ambiental. Dessa forma, o livro apresenta-se com 5 capítulos: A ciências do comportamento animal; A importância da inserção do conteúdo de comportamento animal na educação básica; Diversidade e adaptação do comportamento animal; Comportamento alimentar e Comportamento reprodutivo. A pesquisa resultante sobre a biologia comportamental dos animais da fauna brasileira trouxe à luz casos bem ilustrativos e significativos que vieram a fortalecer os conceitos abordados, além de alertar sobre os grandes temas que desafiam a coexistência homem e Natureza, de forma sustentável. Conclusão: Espera-se que o material produzido dedicado aos professores e professoras de biologia contribua para o reconhecimento da ciência do comportamento animal como bastante relevante, instigador e articulador no ensino de Biologia.
id UNSP_885912e19cf2a031ccb0d9a36173c375
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252648
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Material didático para professores de biologia : comportamento animal como tema articuladorTeaching material for biology theachers: animal behavior as an articulating topicEtologiaMaterial EducativoInterdisciplinaridadeBiodiversidadeIntrodução: A ciência que estuda o comportamento animal dedica-se a compreender as causas, últimas e imediatas de como os animais obtêm os recursos nutricionais, defendem-se dos predadores naturais, selecionam onde habitar e reproduzir-se. Ademais, preocupa-se com o bem-estar animal e a conservação. É uma área do conhecimento recente nas Ciências Biológicas e possui grande potencial de articular várias áreas do conhecimento como a evolução, ecologia, fisiologia comparada, entre outros etc. A diversidade das soluções adaptativas nas relações inter e intraespecíficas desperta a curiosidade de jovens e adultos, estudantes e pesquisadores servindo de gatilhos para uma reflexão crítica, seja acadêmica ou socioambiental, especialmente no novo período geológico da Terra, o Antropoceno. Apesar da singularidade e importância dos conteúdos de comportamento animal para as temáticas de educação ambiental e debates ambientais dentro do ensino de Ciências Naturais, há poucas publicações científicas que relacionam comportamento animal com o ensino de Biologia, para o nível médio, apresentando-se como uma lacuna a ser superada. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo produzir um livro para professores da educação básica, abordando conceitos importantes da ciência do comportamento animal e relacionando-os com a fauna brasileira, com intuito de instrumentalizar professores para a inserção da temática de comportamento animal nas aulas de Biologia. Material e métodos: Para a elaboração do material foi realizada uma busca na literatura sobre a relação da temática de comportamento animal e o ensino de biologia, com aprofundamento teórico e levantamento de conceitos importantes da área de etologia, referenciada por uma concepção de educação e de mundo pautada na Pedagogia Histórico Crítica. Resultado e discussão: A obra intitulada Ensino de Biologia: dialogando com comportamento animal, será disponibilizada de forma gratuita, digitalmente por meio de hiperlink. Partindo da compreensão de que conhecimentos científicos devem ser assegurados aos estudantes da educação básica, o material teve como eixo norteador apresentar a diversidade de adaptação dos comportamentos de alimentação e reprodução dos animais relacionando o conhecimento sobre Etologia com a prática social, diante o aprofundamento crescente da crise ambiental. Dessa forma, o livro apresenta-se com 5 capítulos: A ciências do comportamento animal; A importância da inserção do conteúdo de comportamento animal na educação básica; Diversidade e adaptação do comportamento animal; Comportamento alimentar e Comportamento reprodutivo. A pesquisa resultante sobre a biologia comportamental dos animais da fauna brasileira trouxe à luz casos bem ilustrativos e significativos que vieram a fortalecer os conceitos abordados, além de alertar sobre os grandes temas que desafiam a coexistência homem e Natureza, de forma sustentável. Conclusão: Espera-se que o material produzido dedicado aos professores e professoras de biologia contribua para o reconhecimento da ciência do comportamento animal como bastante relevante, instigador e articulador no ensino de Biologia.Introduction: The science that studies animal behavior is dedicated to understanding the ultimate and immediate causes of how animals obtain nutritional resources, defend themselves from natural predators, select where to live and reproduce. Furthermore, it is concerned with animal welfare and conservation. It is a recent area of knowledge in Biological Sciences and has great potential to articulate various areas of knowledge such as evolution, ecology, comparative physiology, among others, etc. The diversity of adaptive solutions in inter and intraspecific relationships arouses the curiosity of young people and adults, students and researchers, serving as triggers for critical reflection, whether academic or socio-environmental, especially in the new geological period on Earth, the Anthropocene. Despite the uniqueness and importance of animal behavior content for the themes of environmental education and environmental debates within the teaching of Natural Sciences, there are few scientific publications that relate animal behavior with the teaching of Biology, for the secondary level, presenting itself as a gap to be overcome. Objective: The aim of this work was to produce a book for basic education teachers, covering important concepts in the science of animal behavior and relating them to Brazilian fauna, with the aim of providing teachers with tools to include the topic of animal behavior in teaching classes. Biology. Material and methods: To prepare the material, a search was carried out in the literature on the relationship between the theme of animal behavior and the teaching of biology, with theoretical deepening and a survey of important concepts in the area of ethology, referenced by a conception of education and world based on Historical-Critical Pedagogy. Result and discussion: The work entitled Teaching Biology: dialoguing with animal behavior, will be made available free of charge, digitally via hyperlink. Starting from the understanding that scientific knowledge must be assured to basic education students, the material's guiding axis was to present the diversity of adaptation of animal feeding and reproduction behaviors, relating knowledge about Ethology with social practice, given the increasing deepening of environmental crisis. Thus, the book has 5 chapters: The sciences of animal behavior; The importance of including animal behavior content in basic education; Diversity and adaptation of animal behavior; Feeding behavior and reproductive behavior. The resulting research on the behavioral biology of Brazilian fauna brought to light very illustrative and significant cases that strengthened the concepts covered, in addition to raising awareness about the major themes that challenge the coexistence of man and Nature, in a sustainable way. Conclusion: It is expected that the material produced dedicated to biology teachers will contribute to the recognition of the science of animal behavior as very relevant, instigating and articulating in the teaching of Biology.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nishida, Silvia Mitiko [UNESP]Campos, Luciana Maria LunardiNogueira, Ana Paula2024-01-11T17:48:42Z2024-01-11T17:48:42Z2024-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNOGUEIRA, Ana Paula; NISHIDA, Silvia Mitiko; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Material didático para professores de biologia: comportamento animal como tema articulador.2023. 62p. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Botucatu, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-12T06:07:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252648Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:20:21.987353Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Material didático para professores de biologia : comportamento animal como tema articulador
Teaching material for biology theachers: animal behavior as an articulating topic
title Material didático para professores de biologia : comportamento animal como tema articulador
spellingShingle Material didático para professores de biologia : comportamento animal como tema articulador
Nogueira, Ana Paula
Etologia
Material Educativo
Interdisciplinaridade
Biodiversidade
title_short Material didático para professores de biologia : comportamento animal como tema articulador
title_full Material didático para professores de biologia : comportamento animal como tema articulador
title_fullStr Material didático para professores de biologia : comportamento animal como tema articulador
title_full_unstemmed Material didático para professores de biologia : comportamento animal como tema articulador
title_sort Material didático para professores de biologia : comportamento animal como tema articulador
author Nogueira, Ana Paula
author_facet Nogueira, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nishida, Silvia Mitiko [UNESP]
Campos, Luciana Maria Lunardi
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Etologia
Material Educativo
Interdisciplinaridade
Biodiversidade
topic Etologia
Material Educativo
Interdisciplinaridade
Biodiversidade
description Introdução: A ciência que estuda o comportamento animal dedica-se a compreender as causas, últimas e imediatas de como os animais obtêm os recursos nutricionais, defendem-se dos predadores naturais, selecionam onde habitar e reproduzir-se. Ademais, preocupa-se com o bem-estar animal e a conservação. É uma área do conhecimento recente nas Ciências Biológicas e possui grande potencial de articular várias áreas do conhecimento como a evolução, ecologia, fisiologia comparada, entre outros etc. A diversidade das soluções adaptativas nas relações inter e intraespecíficas desperta a curiosidade de jovens e adultos, estudantes e pesquisadores servindo de gatilhos para uma reflexão crítica, seja acadêmica ou socioambiental, especialmente no novo período geológico da Terra, o Antropoceno. Apesar da singularidade e importância dos conteúdos de comportamento animal para as temáticas de educação ambiental e debates ambientais dentro do ensino de Ciências Naturais, há poucas publicações científicas que relacionam comportamento animal com o ensino de Biologia, para o nível médio, apresentando-se como uma lacuna a ser superada. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo produzir um livro para professores da educação básica, abordando conceitos importantes da ciência do comportamento animal e relacionando-os com a fauna brasileira, com intuito de instrumentalizar professores para a inserção da temática de comportamento animal nas aulas de Biologia. Material e métodos: Para a elaboração do material foi realizada uma busca na literatura sobre a relação da temática de comportamento animal e o ensino de biologia, com aprofundamento teórico e levantamento de conceitos importantes da área de etologia, referenciada por uma concepção de educação e de mundo pautada na Pedagogia Histórico Crítica. Resultado e discussão: A obra intitulada Ensino de Biologia: dialogando com comportamento animal, será disponibilizada de forma gratuita, digitalmente por meio de hiperlink. Partindo da compreensão de que conhecimentos científicos devem ser assegurados aos estudantes da educação básica, o material teve como eixo norteador apresentar a diversidade de adaptação dos comportamentos de alimentação e reprodução dos animais relacionando o conhecimento sobre Etologia com a prática social, diante o aprofundamento crescente da crise ambiental. Dessa forma, o livro apresenta-se com 5 capítulos: A ciências do comportamento animal; A importância da inserção do conteúdo de comportamento animal na educação básica; Diversidade e adaptação do comportamento animal; Comportamento alimentar e Comportamento reprodutivo. A pesquisa resultante sobre a biologia comportamental dos animais da fauna brasileira trouxe à luz casos bem ilustrativos e significativos que vieram a fortalecer os conceitos abordados, além de alertar sobre os grandes temas que desafiam a coexistência homem e Natureza, de forma sustentável. Conclusão: Espera-se que o material produzido dedicado aos professores e professoras de biologia contribua para o reconhecimento da ciência do comportamento animal como bastante relevante, instigador e articulador no ensino de Biologia.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-11T17:48:42Z
2024-01-11T17:48:42Z
2024-01-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NOGUEIRA, Ana Paula; NISHIDA, Silvia Mitiko; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Material didático para professores de biologia: comportamento animal como tema articulador.2023. 62p. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Botucatu, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252648
identifier_str_mv NOGUEIRA, Ana Paula; NISHIDA, Silvia Mitiko; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Material didático para professores de biologia: comportamento animal como tema articulador.2023. 62p. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Botucatu, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128794412711936