Construção e implementação da proposta pedagógica da rede municipal de educação infantil de Bauru
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0Mw== http://hdl.handle.net/11449/146994 |
Resumo: | O projeto iniciou-se em 2011 junto à Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP, buscando orientar e fundamentar teoricamente o processo de construção coletiva e implementação de uma proposta pedagógica para a rede municipal de educação infantil (EI). Objetivos: A finalidade última da intervenção é a consolidação de uma proposta de trabalho que oriente a ação pedagógica nas unidades escolares que integram a rede municipal de EI, a qual estará materializada em um documento escrito que sistematizará diretrizes, princípios e orientações didáticas para a (re)organização do ensino na rede. Método: A construção da nov a proposta pedagógica está pautada na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica e seu processo de construção e implementação é concebido como processo colaborativo, prevendo espaços de discussão coletiva e formação continuada para os educadores e gestores que possam contribuir para o aprimoramento da ação pedagógica. Para tanto, foram delimitadas as seguintes frentes de ação: formação de Equipe de Coordenação, responsável pela organização e planejamento das ações; formação de Grupos de Trabalho (GTs) por área de conhecimento, com a tarefa de sistematização da matriz curricular; encontros periódicos com as diretoras das unidades escolares com finalidade de estudo/ aprofundamento teórico e discussão/acompanhamento do processo de construção da nova proposta; curso de formação continuada de professores. Resultados: Dentre os resultados preliminares destacam-se a sistematização do capítulo de fundame ntação teórica da proposta, submetido à consulta junto a todas as unidades escolares, e a sistematização preliminar da matriz curricular por área de conhecimento. Está em preparação o segundo capítulo, que abordará as relações entre desenvolvimento infantil e ensino à luz da periodização do desenvolvimento psíquico. O texto que comporá esse capítulo orientará as reuniões de estudo com equipe de coordenação e diretoras e o trabalho de aprofundamento dos GTs por área de conhecimento, como estratégia de enfrentamento do desafio da articulação teórico-prática e entre as áreas e conhecimento, necessidade identificada no processo de avaliação dos resultados parciais alcançados. Destaca-se também a realização de grupo de estudos com professores para continuidade e aprofundamento do estudo teórico realizado no curso de formação. |
id |
UNSP_88b874a8842b7a3347c67568764b4dc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146994 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Construção e implementação da proposta pedagógica da rede municipal de educação infantil de BauruEnsino infantilProposta pedagógicaFormação continuadaPsicologia histórico-culturalPedagogia históricoCríticaO projeto iniciou-se em 2011 junto à Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP, buscando orientar e fundamentar teoricamente o processo de construção coletiva e implementação de uma proposta pedagógica para a rede municipal de educação infantil (EI). Objetivos: A finalidade última da intervenção é a consolidação de uma proposta de trabalho que oriente a ação pedagógica nas unidades escolares que integram a rede municipal de EI, a qual estará materializada em um documento escrito que sistematizará diretrizes, princípios e orientações didáticas para a (re)organização do ensino na rede. Método: A construção da nov a proposta pedagógica está pautada na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica e seu processo de construção e implementação é concebido como processo colaborativo, prevendo espaços de discussão coletiva e formação continuada para os educadores e gestores que possam contribuir para o aprimoramento da ação pedagógica. Para tanto, foram delimitadas as seguintes frentes de ação: formação de Equipe de Coordenação, responsável pela organização e planejamento das ações; formação de Grupos de Trabalho (GTs) por área de conhecimento, com a tarefa de sistematização da matriz curricular; encontros periódicos com as diretoras das unidades escolares com finalidade de estudo/ aprofundamento teórico e discussão/acompanhamento do processo de construção da nova proposta; curso de formação continuada de professores. Resultados: Dentre os resultados preliminares destacam-se a sistematização do capítulo de fundame ntação teórica da proposta, submetido à consulta junto a todas as unidades escolares, e a sistematização preliminar da matriz curricular por área de conhecimento. Está em preparação o segundo capítulo, que abordará as relações entre desenvolvimento infantil e ensino à luz da periodização do desenvolvimento psíquico. O texto que comporá esse capítulo orientará as reuniões de estudo com equipe de coordenação e diretoras e o trabalho de aprofundamento dos GTs por área de conhecimento, como estratégia de enfrentamento do desafio da articulação teórico-prática e entre as áreas e conhecimento, necessidade identificada no processo de avaliação dos resultados parciais alcançados. Destaca-se também a realização de grupo de estudos com professores para continuidade e aprofundamento do estudo teórico realizado no curso de formação.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Psicologia, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Psicologia, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Ana Elisa Gambarti [UNESP]Bichir, Mayara Machado [UNESP]Batista, Jéssica Bispo [UNESP]2017-01-02T15:40:11Z2017-01-02T15:40:11Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09943application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0Mw==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09765http://hdl.handle.net/11449/1469942013-09943-teixeira.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146994Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:11:17.769662Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e implementação da proposta pedagógica da rede municipal de educação infantil de Bauru |
title |
Construção e implementação da proposta pedagógica da rede municipal de educação infantil de Bauru |
spellingShingle |
Construção e implementação da proposta pedagógica da rede municipal de educação infantil de Bauru Teixeira, Ana Elisa Gambarti [UNESP] Ensino infantil Proposta pedagógica Formação continuada Psicologia histórico-cultural Pedagogia histórico Crítica |
title_short |
Construção e implementação da proposta pedagógica da rede municipal de educação infantil de Bauru |
title_full |
Construção e implementação da proposta pedagógica da rede municipal de educação infantil de Bauru |
title_fullStr |
Construção e implementação da proposta pedagógica da rede municipal de educação infantil de Bauru |
title_full_unstemmed |
Construção e implementação da proposta pedagógica da rede municipal de educação infantil de Bauru |
title_sort |
Construção e implementação da proposta pedagógica da rede municipal de educação infantil de Bauru |
author |
Teixeira, Ana Elisa Gambarti [UNESP] |
author_facet |
Teixeira, Ana Elisa Gambarti [UNESP] Bichir, Mayara Machado [UNESP] Batista, Jéssica Bispo [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Bichir, Mayara Machado [UNESP] Batista, Jéssica Bispo [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Ana Elisa Gambarti [UNESP] Bichir, Mayara Machado [UNESP] Batista, Jéssica Bispo [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino infantil Proposta pedagógica Formação continuada Psicologia histórico-cultural Pedagogia histórico Crítica |
topic |
Ensino infantil Proposta pedagógica Formação continuada Psicologia histórico-cultural Pedagogia histórico Crítica |
description |
O projeto iniciou-se em 2011 junto à Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP, buscando orientar e fundamentar teoricamente o processo de construção coletiva e implementação de uma proposta pedagógica para a rede municipal de educação infantil (EI). Objetivos: A finalidade última da intervenção é a consolidação de uma proposta de trabalho que oriente a ação pedagógica nas unidades escolares que integram a rede municipal de EI, a qual estará materializada em um documento escrito que sistematizará diretrizes, princípios e orientações didáticas para a (re)organização do ensino na rede. Método: A construção da nov a proposta pedagógica está pautada na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica e seu processo de construção e implementação é concebido como processo colaborativo, prevendo espaços de discussão coletiva e formação continuada para os educadores e gestores que possam contribuir para o aprimoramento da ação pedagógica. Para tanto, foram delimitadas as seguintes frentes de ação: formação de Equipe de Coordenação, responsável pela organização e planejamento das ações; formação de Grupos de Trabalho (GTs) por área de conhecimento, com a tarefa de sistematização da matriz curricular; encontros periódicos com as diretoras das unidades escolares com finalidade de estudo/ aprofundamento teórico e discussão/acompanhamento do processo de construção da nova proposta; curso de formação continuada de professores. Resultados: Dentre os resultados preliminares destacam-se a sistematização do capítulo de fundame ntação teórica da proposta, submetido à consulta junto a todas as unidades escolares, e a sistematização preliminar da matriz curricular por área de conhecimento. Está em preparação o segundo capítulo, que abordará as relações entre desenvolvimento infantil e ensino à luz da periodização do desenvolvimento psíquico. O texto que comporá esse capítulo orientará as reuniões de estudo com equipe de coordenação e diretoras e o trabalho de aprofundamento dos GTs por área de conhecimento, como estratégia de enfrentamento do desafio da articulação teórico-prática e entre as áreas e conhecimento, necessidade identificada no processo de avaliação dos resultados parciais alcançados. Destaca-se também a realização de grupo de estudos com professores para continuidade e aprofundamento do estudo teórico realizado no curso de formação. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:40:11Z 2017-01-02T15:40:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0Mw== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09765 http://hdl.handle.net/11449/146994 2013-09943-teixeira.pdf |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTk0Mw== http://hdl.handle.net/11449/146994 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09765 2013-09943-teixeira.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09943 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128616080343040 |