A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244207 |
Resumo: | Considerando o recente aumento da oferta de escolas Waldorf por todo o Brasil, se popularizou entre famílias de pessoas pretas, pardas e indígenas, anteriormente não compunham este cenário. Essa nova configuração fez nascer reivindicações de propostas pedagógicas que contemplem a cultura local do Brasil e não mais apenas abordagens de simbologia europeia. No ano de 2020 surgiram as diversas manifestações antirracistas no Brasil, e com elas o nascimento dos grupos: Movimento Preto Waldorf e o Movimento Antirracista na pedagogia Waldorf, ambas com reivindicações pedagógicas que encontramos na perspectiva decolonial um olhar semelhante para a colonialidade da sociedade e da educação. Para tanto, procede-se à metodologia de pesquisa bibliográfica e com escuta de narrativas de professoras atuantes em uma abordagem pedagógica focada na luta antirracista. Desse modo, observa-se que há enorme movimentação da Comunidade Waldorf para abrasileirar a pedagogia o que permite concluir que a perspectiva decolonial é importante para sustentar politicamente estes novos estudos e atuações que descolonizam a escola e trazem interculturalidade às ações pedagógicas. |
id |
UNSP_8978738a5921be5aca04956648aad4e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244207 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonialWaldorf pedagogy in Brazil: seeking anti-racist paths in light of the decolonial perspectiveEducaçãoPedagogia WaldorfMovimento Preto AntirracistaBrasilidadesEducationWaldorf pedagogyBlack Anti-racist MovementBrazilianitiesConsiderando o recente aumento da oferta de escolas Waldorf por todo o Brasil, se popularizou entre famílias de pessoas pretas, pardas e indígenas, anteriormente não compunham este cenário. Essa nova configuração fez nascer reivindicações de propostas pedagógicas que contemplem a cultura local do Brasil e não mais apenas abordagens de simbologia europeia. No ano de 2020 surgiram as diversas manifestações antirracistas no Brasil, e com elas o nascimento dos grupos: Movimento Preto Waldorf e o Movimento Antirracista na pedagogia Waldorf, ambas com reivindicações pedagógicas que encontramos na perspectiva decolonial um olhar semelhante para a colonialidade da sociedade e da educação. Para tanto, procede-se à metodologia de pesquisa bibliográfica e com escuta de narrativas de professoras atuantes em uma abordagem pedagógica focada na luta antirracista. Desse modo, observa-se que há enorme movimentação da Comunidade Waldorf para abrasileirar a pedagogia o que permite concluir que a perspectiva decolonial é importante para sustentar politicamente estes novos estudos e atuações que descolonizam a escola e trazem interculturalidade às ações pedagógicas.With the recent increase in the number of Waldorf schools throughout Brazil, it has become popular among families of black, brown, and indigenous people, who were previously not part of this scenario. This new configuration has given rise to demands for pedagogical proposals that take into account the local culture of Brazil, rather than just approaches based on European symbolism. In 2020, various anti-racist demonstrations emerged in Brazil, leading to the creation of two groups: the Black Waldorf Movement and the Anti-racist Movement in Waldorf Pedagogy. Both groups make pedagogical claims that view society and education through a decolonial perspective. To explore this perspective, we conducted a bibliographical research and listened to the narratives of active teachers in a pedagogical approach focused on the anti-racist struggle. We found that there is a significant movement in the Waldorf community to "Brazilianize" pedagogy, and we conclude that adopting a decolonial perspective is essential to support these new studies and actions that aim to decolonize schools and bring interculturality to pedagogical practices.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Aline Lucas2023-06-27T12:39:33Z2023-06-27T12:39:33Z2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Aline Lucas. A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24420733004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:09:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244207Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial Waldorf pedagogy in Brazil: seeking anti-racist paths in light of the decolonial perspective |
title |
A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial |
spellingShingle |
A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial Ribeiro, Aline Lucas Educação Pedagogia Waldorf Movimento Preto Antirracista Brasilidades Education Waldorf pedagogy Black Anti-racist Movement Brazilianities |
title_short |
A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial |
title_full |
A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial |
title_fullStr |
A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial |
title_full_unstemmed |
A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial |
title_sort |
A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial |
author |
Ribeiro, Aline Lucas |
author_facet |
Ribeiro, Aline Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Aline Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pedagogia Waldorf Movimento Preto Antirracista Brasilidades Education Waldorf pedagogy Black Anti-racist Movement Brazilianities |
topic |
Educação Pedagogia Waldorf Movimento Preto Antirracista Brasilidades Education Waldorf pedagogy Black Anti-racist Movement Brazilianities |
description |
Considerando o recente aumento da oferta de escolas Waldorf por todo o Brasil, se popularizou entre famílias de pessoas pretas, pardas e indígenas, anteriormente não compunham este cenário. Essa nova configuração fez nascer reivindicações de propostas pedagógicas que contemplem a cultura local do Brasil e não mais apenas abordagens de simbologia europeia. No ano de 2020 surgiram as diversas manifestações antirracistas no Brasil, e com elas o nascimento dos grupos: Movimento Preto Waldorf e o Movimento Antirracista na pedagogia Waldorf, ambas com reivindicações pedagógicas que encontramos na perspectiva decolonial um olhar semelhante para a colonialidade da sociedade e da educação. Para tanto, procede-se à metodologia de pesquisa bibliográfica e com escuta de narrativas de professoras atuantes em uma abordagem pedagógica focada na luta antirracista. Desse modo, observa-se que há enorme movimentação da Comunidade Waldorf para abrasileirar a pedagogia o que permite concluir que a perspectiva decolonial é importante para sustentar politicamente estes novos estudos e atuações que descolonizam a escola e trazem interculturalidade às ações pedagógicas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-27T12:39:33Z 2023-06-27T12:39:33Z 2023-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Aline Lucas. A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023. http://hdl.handle.net/11449/244207 33004110040P5 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Aline Lucas. A pedagogia Waldorf no Brasil: buscando caminhos antirracistas à luz da perspectiva decolonial. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023. 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128127152422912 |