Nomeação rápida, leitura e compreensão em escolares com dificuldades de aprendizagem
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000400011 http://hdl.handle.net/11449/10777 |
Resumo: | OBJETIVO: Comparar e correlacionar o desempenho em nomeação rápida, leitura e compreensão de escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram deste estudo 32 escolares da 4ª série do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com faixa etária entre 11 anos e 4 meses e 12 anos e 7 meses. Foram realizadas a primeira e a segunda tomada de leitura oral de um texto, selecionado a partir da indicação dos professores da 4ª série; a primeira e a segunda tomada de compreensão por meio de quatro perguntas apresentadas sequencialmente ao texto, em que os escolares deveriam responder oralmente; e a prova de nomeação rápida do Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico, versão individual. RESULTADOS: Houve diferença entre a primeira e a segunda compreensão e entre nomeação rápida, primeira e segunda leitura. Houve forte correlação entre compreensão e leitura, sugerindo que o desempenho na primeira tomada de leitura influenciou de forma significativa o desempenho na segunda tomada de leitura; o mesmo ocorreu para a compreensão. CONCLUSÃO: A defasagem na realização das atividades de nomeação, leitura e compreensão na primeira avaliação ocasionou falhas no mecanismo de conversão fonema-grafema que podem ser suficientes para desencadear dificuldades na aprendizagem da leitura. |
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Nomeação rápida, leitura e compreensão em escolares com dificuldades de aprendizagemRapid naming, reading and comprehension in students with learning difficultiesAprendizagemLeituraCompreensãoMemóriaEducaçãoLearningReadingComprehensionMemoryEducationOBJETIVO: Comparar e correlacionar o desempenho em nomeação rápida, leitura e compreensão de escolares com dificuldades de aprendizagem. MÉTODOS: Participaram deste estudo 32 escolares da 4ª série do ensino fundamental, de ambos os gêneros, com faixa etária entre 11 anos e 4 meses e 12 anos e 7 meses. Foram realizadas a primeira e a segunda tomada de leitura oral de um texto, selecionado a partir da indicação dos professores da 4ª série; a primeira e a segunda tomada de compreensão por meio de quatro perguntas apresentadas sequencialmente ao texto, em que os escolares deveriam responder oralmente; e a prova de nomeação rápida do Teste de Desempenho Cognitivo-Linguístico, versão individual. RESULTADOS: Houve diferença entre a primeira e a segunda compreensão e entre nomeação rápida, primeira e segunda leitura. Houve forte correlação entre compreensão e leitura, sugerindo que o desempenho na primeira tomada de leitura influenciou de forma significativa o desempenho na segunda tomada de leitura; o mesmo ocorreu para a compreensão. CONCLUSÃO: A defasagem na realização das atividades de nomeação, leitura e compreensão na primeira avaliação ocasionou falhas no mecanismo de conversão fonema-grafema que podem ser suficientes para desencadear dificuldades na aprendizagem da leitura.PURPOSE: To compare and correlate the performance of students with learning difficulties in rapid naming, reading and comprehension. METHODS: Participants were 32 students from 4th grade of elementary school of both genders, with ages between 11 years and 4 months and 12 years and 7 months. The first and second oral reading of a text selected based on the indication of 4th grade teachers were conducted, as well as the first and second reading comprehension task composed by four questions presented right after the reading, to which students should answered orally, and the rapid naming task from the Test of Cognitive-Linguistic Performance, individual version. RESULTS: Differences were found between the first and the second comprehension scores, and between rapid naming, first and second reading. There was a strong correlation between comprehension and reading, suggesting that the performance in the first reading significantly influenced the performance in the second reading, which also occurred for comprehension. CONCLUSION: The delay in the activities of naming, reading and comprehension in the first evaluation provoked failures in the phoneme-grapheme conversion that may be enough to cause learning difficulties in reading.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Educação, Faculdade de Filosofia e CiênciasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia e Programa de Pós-Graduação em EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Educação, Faculdade de Filosofia e CiênciasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Fonoaudiologia e Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSociedade Brasileira de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Cláudia da [UNESP]Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]Pinheiro, Fábio Henrique [UNESP]Capellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-05-20T13:31:38Z2014-05-20T13:31:38Z2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article355-360application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000400011Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 24, n. 4, p. 355-360, 2012.2179-6491http://hdl.handle.net/11449/1077710.1590/S2179-64912012000400011S2179-64912012000400011S2179-64912012000400011.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporJornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10777Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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