Formação continuada e progressão na carreira docente: o caso de um município do interior paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Cosma Josefina [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119582
Resumo: Como os professores do município focalizado vêem a formação continuada? E ainda: como lidam com essa questão dos cursos para progressão na carreira? Com quais objetivos fazem os cursos? Se é que fazem? Como ficam sabendo? Em que condições eles são oferecidos? O que esses professores acham da qualidade dos cursos? Da duração? O que efetivamente esses cursos mudam em suas práticas? Acham importante fazê-los, não acham? É possível afirmar que para os docentes, a progressão continuada não existe para suprir falhas da formação inicial conforme o discurso político atual, mas ela existe, para acrescentar e atualizar o conhecimento do professor perante as inovações tecnológicas. Por meio da análise do estatuto, verifica-se que ao olhar do município é condição sine qua non a realização dos cursos de progressão continuada na progressão da carreira para atender ao discurso vigente (má formação inicial do professor). Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar qual a importância da progressão continuada para os docentes, além disso, analisar, identificar e entender os mecanismos que levaram um município do interior paulista a elaborar um novo Estatuto do Magistério com Plano de Carreira. Para a constatação dos objetivos citados acima foram realizadas entrevistas com profissionais envolvidos na elaboração do Estatuto, bem como com aqueles profissionais que são regidos pelo mesmo, ou seja, os professores do Ensino Fundamental I.
id UNSP_89f916dab0020f5e9623dc246b218163
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119582
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação continuada e progressão na carreira docente: o caso de um município do interior paulistaProfessores - FormaçãoFormação profissionalComo os professores do município focalizado vêem a formação continuada? E ainda: como lidam com essa questão dos cursos para progressão na carreira? Com quais objetivos fazem os cursos? Se é que fazem? Como ficam sabendo? Em que condições eles são oferecidos? O que esses professores acham da qualidade dos cursos? Da duração? O que efetivamente esses cursos mudam em suas práticas? Acham importante fazê-los, não acham? É possível afirmar que para os docentes, a progressão continuada não existe para suprir falhas da formação inicial conforme o discurso político atual, mas ela existe, para acrescentar e atualizar o conhecimento do professor perante as inovações tecnológicas. Por meio da análise do estatuto, verifica-se que ao olhar do município é condição sine qua non a realização dos cursos de progressão continuada na progressão da carreira para atender ao discurso vigente (má formação inicial do professor). Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar qual a importância da progressão continuada para os docentes, além disso, analisar, identificar e entender os mecanismos que levaram um município do interior paulista a elaborar um novo Estatuto do Magistério com Plano de Carreira. Para a constatação dos objetivos citados acima foram realizadas entrevistas com profissionais envolvidos na elaboração do Estatuto, bem como com aqueles profissionais que são regidos pelo mesmo, ou seja, os professores do Ensino Fundamental I.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flávia Medeiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leal, Cosma Josefina [UNESP]2015-03-23T15:20:29Z2015-03-23T15:20:29Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis72 f.application/pdfLEAL, Cosma Josefina. Formação continuada e progressão na carreira docente: o caso de um município do interior paulista. 2010. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/119582000629761leal_cj_tcc_rcla.pdf7561935549573966Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-04T06:11:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119582Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:26:37.821716Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada e progressão na carreira docente: o caso de um município do interior paulista
title Formação continuada e progressão na carreira docente: o caso de um município do interior paulista
spellingShingle Formação continuada e progressão na carreira docente: o caso de um município do interior paulista
Leal, Cosma Josefina [UNESP]
Professores - Formação
Formação profissional
title_short Formação continuada e progressão na carreira docente: o caso de um município do interior paulista
title_full Formação continuada e progressão na carreira docente: o caso de um município do interior paulista
title_fullStr Formação continuada e progressão na carreira docente: o caso de um município do interior paulista
title_full_unstemmed Formação continuada e progressão na carreira docente: o caso de um município do interior paulista
title_sort Formação continuada e progressão na carreira docente: o caso de um município do interior paulista
author Leal, Cosma Josefina [UNESP]
author_facet Leal, Cosma Josefina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarti, Flávia Medeiros [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Cosma Josefina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Formação profissional
topic Professores - Formação
Formação profissional
description Como os professores do município focalizado vêem a formação continuada? E ainda: como lidam com essa questão dos cursos para progressão na carreira? Com quais objetivos fazem os cursos? Se é que fazem? Como ficam sabendo? Em que condições eles são oferecidos? O que esses professores acham da qualidade dos cursos? Da duração? O que efetivamente esses cursos mudam em suas práticas? Acham importante fazê-los, não acham? É possível afirmar que para os docentes, a progressão continuada não existe para suprir falhas da formação inicial conforme o discurso político atual, mas ela existe, para acrescentar e atualizar o conhecimento do professor perante as inovações tecnológicas. Por meio da análise do estatuto, verifica-se que ao olhar do município é condição sine qua non a realização dos cursos de progressão continuada na progressão da carreira para atender ao discurso vigente (má formação inicial do professor). Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar qual a importância da progressão continuada para os docentes, além disso, analisar, identificar e entender os mecanismos que levaram um município do interior paulista a elaborar um novo Estatuto do Magistério com Plano de Carreira. Para a constatação dos objetivos citados acima foram realizadas entrevistas com profissionais envolvidos na elaboração do Estatuto, bem como com aqueles profissionais que são regidos pelo mesmo, ou seja, os professores do Ensino Fundamental I.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:20:29Z
2015-03-23T15:20:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEAL, Cosma Josefina. Formação continuada e progressão na carreira docente: o caso de um município do interior paulista. 2010. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/119582
000629761
leal_cj_tcc_rcla.pdf
7561935549573966
identifier_str_mv LEAL, Cosma Josefina. Formação continuada e progressão na carreira docente: o caso de um município do interior paulista. 2010. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000629761
leal_cj_tcc_rcla.pdf
7561935549573966
url http://hdl.handle.net/11449/119582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 72 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129069845315584