O desenvolvimento da matemacia no trabalho com projetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biotto Filho, Denival [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91069
Resumo: A presente pesquisa trata do desenvolvimento da matemacia no trabalho com projetos. A matemacia é entendida como um conhecimento matemático que contempla duas dimensões: uma técnica e outra sociopolítica. A dimensão técnica da matemacia envolve a habilidade de lidar com conceitos matemáticos. A dimensão sociopolítica da matemacia envolve aplicar esses conceitos em diferentes contextos e refletir sobre suas aplicações, avaliando o uso que se faz da Matemática. O foco dessa pesquisa está na dimensão sociopolítica da matemacia. O objetivo é investigar as possibilidades do trabalho com projetos para proporcionar reflexões sociais e políticas e entender o papel da Matemática nesse processo de reflexão. O cenário da coleta de dados foi um projeto configurado fora do contexto escolar, desenvolvido com um grupo de doze jovens e intitulado Planejamento Urbano. O grupo de orientadores do projeto foi formado por pesquisadores em Educação Matemática e pesquisadores da área de Geografia que são especialistas em administração urbana. As atividades desenvolvidas com o grupo de jovens envolveram explorar o tema através de jogos simuladores de tabuleiro e eletrônico, bem como investigar situações problemáticas na cidade de Rio Claro. A análise dos dados é feita com base em estudos teóricos sobre trabalho com projetos no âmbito educacional e educação matemática crítica. Os resultados trazem episódios do projeto em que é possível identificar discussões sociais e políticas que proporcionaram aos participantes: ampliar a compreensão sobre o planejamento urbano de uma cidade, tomar consciência da complexidade dos problemas explorados e do tipo de cidade em que vivem, entender que nem sempre a necessidade vai ser o fator principal que configurará as decisões tomadas em uma cidade, bem como encarar a Matemática como um auxílio para o poder de argumentação,...
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O cenário da coleta de dados foi um projeto configurado fora do contexto escolar, desenvolvido com um grupo de doze jovens e intitulado Planejamento Urbano. O grupo de orientadores do projeto foi formado por pesquisadores em Educação Matemática e pesquisadores da área de Geografia que são especialistas em administração urbana. As atividades desenvolvidas com o grupo de jovens envolveram explorar o tema através de jogos simuladores de tabuleiro e eletrônico, bem como investigar situações problemáticas na cidade de Rio Claro. A análise dos dados é feita com base em estudos teóricos sobre trabalho com projetos no âmbito educacional e educação matemática crítica. Os resultados trazem episódios do projeto em que é possível identificar discussões sociais e políticas que proporcionaram aos participantes: ampliar a compreensão sobre o planejamento urbano de uma cidade, tomar consciência da complexidade dos problemas explorados e do tipo de cidade em que vivem, entender que nem sempre a necessidade vai ser o fator principal que configurará as decisões tomadas em uma cidade, bem como encarar a Matemática como um auxílio para o poder de argumentação,...The present research addresses the development of mathemacy through project work. Mathemacy is interpreted as a mathematical knowledge within two dimensions: a technical and a sociopolitical. The technical dimension of mathemacy includes a capacity to deal with mathematical notions. The sociopolitical dimension of mathemacy includes the application of such notions in different contexts and an evaluation of such uses of mathematics. The sociopolitical dimension of mathemacy is the focus of this research. The aim is to investigate the possibilities which project work provides for social and political reflections and understanding the role of mathematics in such processes of reflection. The scene for data collection was a project, called ‘City Planning’, established outside the school context, involving a group of twelve young people. The group of supervisors included researchers in mathematics education and researchers in geography with specialization in city administration. The activities developed with a group of young people included the exploration of themes from electronic and other games as well as real problems related to the city where they lived. The analysis of data is based on theoretical studies about project work in educations as well as in critical mathematics education. The result includes episodes from the project where it is possible to indentify discussions among the participants about social and political issues, like: broadening the understanding of city planning; becoming aware of the complexity of the explored problems of a city in which we are living; understanding that it is not necessarily always the principal factors which determines the decision that are taken; as well as seeing mathematics as a tool for strengthen argumentation, for understanding the situation, and for taking decisions and planning actions...(Complete abstract, click electronic access below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Biotto Filho, Denival [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2008-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 f. : il., tabs.application/pdfBIOTTO FILHO, Denival. O desenvolvimento da matemacia no trabalho com projetos. 2008. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91069000558629biottofilho_d_me_rcla.pdf33004137031P74099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T06:18:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91069Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:18:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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