Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100005 http://hdl.handle.net/11449/28241 |
Resumo: | Este trabalho advoga a idéia de que os relacionamentos colaborativos entre universidade e escolas de 1º e 2º graus representam alternativa metodológica privilegiada tanto para investigação, quanto para atuação sobre o desenvolvimento profissional de professores e suas condições de trabalho. Projetos de natureza coletiva, que aproximam a pesquisa da realidade a ser estudada, como a pesquisa-ação colaborativa, constituem exemplos muito positivos de parceria entre universidade e escolas de 1º e 2º graus, porque geram oportunidades de exercício de práticas inovadoras no interior das escolas e o desenvolvimento de profissionais reflexivos em educação.Por se voltarem para a renovação simultânea de ambas as instituições envolvidas (universidade e escolas), de seus profissionais e de suas práticas, projetos colaborativos permitem, especialmente, que aprendamos mais sobre formas alternativas de iniciar e consolidar mudanças educacionais. |
id |
UNSP_8a5bb741004dfe00a16b970306f6ad35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28241 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escolaFrom informer teacher to partner teacher: Reflections on the role of the university towards teachers' professional development and changes at schoolPesquisa-ação colaborativadesenvolvimento profissional docentemudança educacionalEste trabalho advoga a idéia de que os relacionamentos colaborativos entre universidade e escolas de 1º e 2º graus representam alternativa metodológica privilegiada tanto para investigação, quanto para atuação sobre o desenvolvimento profissional de professores e suas condições de trabalho. Projetos de natureza coletiva, que aproximam a pesquisa da realidade a ser estudada, como a pesquisa-ação colaborativa, constituem exemplos muito positivos de parceria entre universidade e escolas de 1º e 2º graus, porque geram oportunidades de exercício de práticas inovadoras no interior das escolas e o desenvolvimento de profissionais reflexivos em educação.Por se voltarem para a renovação simultânea de ambas as instituições envolvidas (universidade e escolas), de seus profissionais e de suas práticas, projetos colaborativos permitem, especialmente, que aprendamos mais sobre formas alternativas de iniciar e consolidar mudanças educacionais.This work idea is that the collaborative relationships between university and primary and secondary schools are a better methodological alternative to the investigation and influence in teachers' professional development and work conditions. Collective projects which make research closer to the reality to be studied, as the collaborative research-action, are very positive examples of partnership between university and primary and secondary schools, due to the fact that they produce opportunities for innovating work practices inside schools and develop reflective professionals at education. Taking into account that they renovate the involved institutions (universities and schools), their professionals and their practices, the collaborative projects specially allow us to learn more about alternative ways of initiating and consolidating educational changes.UnespUnespCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giovani, Luciana Maria [UNESP]2014-05-20T15:12:02Z2014-05-20T15:12:02Z1998-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article46-58http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100005Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 46-58, 1998.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2824110.1590/S0101-32621998000100005S0101-32621998000100005SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-22T19:57:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28241Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:29:17.225525Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola From informer teacher to partner teacher: Reflections on the role of the university towards teachers' professional development and changes at school |
title |
Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola |
spellingShingle |
Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola Giovani, Luciana Maria [UNESP] Pesquisa-ação colaborativa desenvolvimento profissional docente mudança educacional |
title_short |
Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola |
title_full |
Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola |
title_fullStr |
Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola |
title_full_unstemmed |
Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola |
title_sort |
Do professor informante ao professor parceiro: Reflexões sobre o papel da universidade para o desenvolvimento profissional de professores e as mudanças na escola |
author |
Giovani, Luciana Maria [UNESP] |
author_facet |
Giovani, Luciana Maria [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giovani, Luciana Maria [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa-ação colaborativa desenvolvimento profissional docente mudança educacional |
topic |
Pesquisa-ação colaborativa desenvolvimento profissional docente mudança educacional |
description |
Este trabalho advoga a idéia de que os relacionamentos colaborativos entre universidade e escolas de 1º e 2º graus representam alternativa metodológica privilegiada tanto para investigação, quanto para atuação sobre o desenvolvimento profissional de professores e suas condições de trabalho. Projetos de natureza coletiva, que aproximam a pesquisa da realidade a ser estudada, como a pesquisa-ação colaborativa, constituem exemplos muito positivos de parceria entre universidade e escolas de 1º e 2º graus, porque geram oportunidades de exercício de práticas inovadoras no interior das escolas e o desenvolvimento de profissionais reflexivos em educação.Por se voltarem para a renovação simultânea de ambas as instituições envolvidas (universidade e escolas), de seus profissionais e de suas práticas, projetos colaborativos permitem, especialmente, que aprendamos mais sobre formas alternativas de iniciar e consolidar mudanças educacionais. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-04-01 2014-05-20T15:12:02Z 2014-05-20T15:12:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100005 Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 46-58, 1998. 0101-3262 http://hdl.handle.net/11449/28241 10.1590/S0101-32621998000100005 S0101-32621998000100005 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100005 http://hdl.handle.net/11449/28241 |
identifier_str_mv |
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 46-58, 1998. 0101-3262 10.1590/S0101-32621998000100005 S0101-32621998000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES 0,119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
46-58 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129076590804992 |