A tecnologia informática como auxílio no ensino de geometria para deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lirio, Simone Barreto [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91092
Resumo: Esta pesquisa trata do uso do computador por deficientes visuais no estudo da matemática. Tem como objetivo conhecer as possibilidades e limitações do uso de tecnologia informática para o ensino de geometria para cegos. Para tanto adotou-se uma metodologia qualitativa baseada em experimentos de ensino, que consistem em uma combinação de entrevistas e situações de ensino e aprendizagem, promovendo total interação entre a pesquisadora e os participantes de pesquisa. As atividades contaram com a participação de duas estudantes cegas, uma é portadora de cegueira congênita (19 anos) e a outra com cegueira adquirida (16 anos). O programa de computador utilizado foi o desenhador vox que é parte integrante do sistema DOSVOX e tem distribuição gratuita. A interação com o usuário se dá através do teclado e possui feedback sonoro, o que permite que uma pessoa cega o utilize. A análise baseou-se em estudos sobre inclusão, educação matemática e o uso da tecnologia informática na educação especial. Os resultados mostram que, após familiarizadas com os comandos do programa desenhador vox, as estudantes foram capazes de construir diversas figuras geométricas planas, como: quadrados, retângulos e triângulos. Isto permitiu a expressão gráfica de idéias matemáticas. Verificou-se também que, para construir as figuras, é necessário que o usuário esteja familiarizado com a localização de pontos no plano cartesiano e, principalmente, com a representação da figura a ser trabalhada através de um modelo que possa ser explorado com as mãos. O uso da tecnologia informática, em especial do programa desenhador vox, se apresentou como um recurso educacional que tem muito a contribuir para a melhoria do atendimento ao portador de deficiência visual fundamentado nas idéias de inclusão dessas pessoas na escola regular.
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