Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181923 |
Resumo: | O intuito deste trabalho é a inclusão de alunos com deficiência visual no aprendizado de Matemática. Assim, buscamos elaborar um material com os conceitos referentes ao ensino de Geometria Plana para o 8º ano do Ensino Fundamental, segundo os materiais do FTD Sistema de Ensino, voltados a alunos com este tipo de deficiência. Entretanto, o trabalho também aborda, de maneira concisa, conceitos aprendidos em anos escolares anteriores essenciais para o aprendizado dos conteúdos propostos, concomitantemente com os embasamentos matemáticos fundamentais para o desenvolvimento do professor. Através de atividades e algumas demonstrações práticas com material concreto, mostra-se possível o ensino de Geometria Plana a um aluno com deficiência visual de modo prazeroso e eficaz. |
id |
UNSP_f6d1a7cca75cb21ab3b2e8daf5baf0f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/181923 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria planaInclusion of the visually impaired in the teaching of plane geometryGeometria planaDeficiência visualMaterial concretoPlane geometryVisual impairmentConcrete materialO intuito deste trabalho é a inclusão de alunos com deficiência visual no aprendizado de Matemática. Assim, buscamos elaborar um material com os conceitos referentes ao ensino de Geometria Plana para o 8º ano do Ensino Fundamental, segundo os materiais do FTD Sistema de Ensino, voltados a alunos com este tipo de deficiência. Entretanto, o trabalho também aborda, de maneira concisa, conceitos aprendidos em anos escolares anteriores essenciais para o aprendizado dos conteúdos propostos, concomitantemente com os embasamentos matemáticos fundamentais para o desenvolvimento do professor. Através de atividades e algumas demonstrações práticas com material concreto, mostra-se possível o ensino de Geometria Plana a um aluno com deficiência visual de modo prazeroso e eficaz.The purpose of this study is the inclusion of students with visual impairment in learning of Mathematics. Thus, we seek to elaborate a material with the concepts related to the teaching of Plane Geometry for the 8th grade of Elementary School, according to the materials of the FTD Teaching System, aimed at students with this type of disability. However, the work also concisely addresses concepts learned in previous school years essential for the learning of the proposed contents, simultaneously with the fundamental mathematical foundations for teacher’s development. Through activities and some practical demonstrations with concrete material, it is shown to be possible to teach Plane Geometry to a student with visual impairment in a pleasant and effective way.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morgado, Michelle Ferreira Zanchetta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Larissa Katharine de2019-05-06T17:40:39Z2019-05-06T17:40:39Z2019-04-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18192300091609031075010001P26037501547949563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:22:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181923Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:49:22.528203Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana Inclusion of the visually impaired in the teaching of plane geometry |
title |
Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana |
spellingShingle |
Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana Oliveira, Larissa Katharine de Geometria plana Deficiência visual Material concreto Plane geometry Visual impairment Concrete material |
title_short |
Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana |
title_full |
Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana |
title_fullStr |
Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana |
title_full_unstemmed |
Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana |
title_sort |
Inclusão de deficientes visuais no ensino de geometria plana |
author |
Oliveira, Larissa Katharine de |
author_facet |
Oliveira, Larissa Katharine de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Morgado, Michelle Ferreira Zanchetta [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Larissa Katharine de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria plana Deficiência visual Material concreto Plane geometry Visual impairment Concrete material |
topic |
Geometria plana Deficiência visual Material concreto Plane geometry Visual impairment Concrete material |
description |
O intuito deste trabalho é a inclusão de alunos com deficiência visual no aprendizado de Matemática. Assim, buscamos elaborar um material com os conceitos referentes ao ensino de Geometria Plana para o 8º ano do Ensino Fundamental, segundo os materiais do FTD Sistema de Ensino, voltados a alunos com este tipo de deficiência. Entretanto, o trabalho também aborda, de maneira concisa, conceitos aprendidos em anos escolares anteriores essenciais para o aprendizado dos conteúdos propostos, concomitantemente com os embasamentos matemáticos fundamentais para o desenvolvimento do professor. Através de atividades e algumas demonstrações práticas com material concreto, mostra-se possível o ensino de Geometria Plana a um aluno com deficiência visual de modo prazeroso e eficaz. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-06T17:40:39Z 2019-05-06T17:40:39Z 2019-04-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/181923 000916090 31075010001P2 6037501547949563 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/181923 |
identifier_str_mv |
000916090 31075010001P2 6037501547949563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129254350651392 |