Demandas de professores de ciências e matemática das Escolas Estaduais do município de Bauru (SP): uma análise a partir dos estudos sobre a organização do trabalho didático
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139856 |
Resumo: | No presente artigo, pretende-se discutir como algumas dificuldades encontradas pelos professores estão diretamente relacionadas à forma de organização do trabalho didático na escola básica e, em decorrência disso, a importância desse entendimento no debate acerca de uma política nacional de formação de professores. Para tanto, considerou-se os dados obtidos pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP (Bauru, SP), num levantamento realizado no município de Bauru e região. Os dados foram obtidos a partir de uma amostra constituída por 22 escolas e 89 professores de ciências (física, química e biologia) e matemática de escolas estaduais. A análise teve como referencial teórico os estudos sobre a organização do trabalho didático. Pode-se, com base nos dados analisados, afirmar que grande parte dos problemas apontados pelos professores tem relação com a forma de organização do trabalho, sendo, portanto, imprescindível o entendimento histórico da organização do trabalho didático para propor uma política de formação de professores comprometida, de fato, com a superação da racionalidade técnica. |
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Demandas de professores de ciências e matemática das Escolas Estaduais do município de Bauru (SP): uma análise a partir dos estudos sobre a organização do trabalho didáticoFormação de professoresTrabalho didáticoEnsino de ciênciasNo presente artigo, pretende-se discutir como algumas dificuldades encontradas pelos professores estão diretamente relacionadas à forma de organização do trabalho didático na escola básica e, em decorrência disso, a importância desse entendimento no debate acerca de uma política nacional de formação de professores. Para tanto, considerou-se os dados obtidos pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP (Bauru, SP), num levantamento realizado no município de Bauru e região. Os dados foram obtidos a partir de uma amostra constituída por 22 escolas e 89 professores de ciências (física, química e biologia) e matemática de escolas estaduais. A análise teve como referencial teórico os estudos sobre a organização do trabalho didático. Pode-se, com base nos dados analisados, afirmar que grande parte dos problemas apontados pelos professores tem relação com a forma de organização do trabalho, sendo, portanto, imprescindível o entendimento histórico da organização do trabalho didático para propor uma política de formação de professores comprometida, de fato, com a superação da racionalidade técnica.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências (FC), BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mianutti, João [UNESP]Bastos, Fernando [UNESP]Bauru, Eliane Cerdas Labarce [UNESP]Bonzanini, Taitiâny Kárita [UNESP]2016-06-28T17:31:58Z2016-06-28T17:31:58Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject577-584application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 577-5849708-2011http://hdl.handle.net/11449/139856ISSN2236-9708-2011-577-584.pdf95814680589219520000-0003-1626-7298porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:28:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139856Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T14:28:57Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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