Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862004000100004 http://hdl.handle.net/11449/114225 |
Resumo: | This paper presents a proposal for the teaching of cataloguing, emphasizing the problem-solving methodology. The proposal was designed for the distance-based continuing education of the professional cataloguer. It takes into account the challenges inherent to the development of interactive and inter-disciplinary tasks, as well as the development of directed self-education and critical consciousness of that professional, inasmuch as he becomes an active subject, manager of his/her own education. |
id |
UNSP_8cf9f0543fde3a7d8aa0da8849dcd15b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/114225 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativaCataloguer's distance-based continuing education: an alternative proposalEducação continuadaEducação a distânciaCatalogaçãoMetodologia da problematizaçãoContinuing educationDistance-based educationCataloguingProblem-solving methodologyThis paper presents a proposal for the teaching of cataloguing, emphasizing the problem-solving methodology. The proposal was designed for the distance-based continuing education of the professional cataloguer. It takes into account the challenges inherent to the development of interactive and inter-disciplinary tasks, as well as the development of directed self-education and critical consciousness of that professional, inasmuch as he becomes an active subject, manager of his/her own education.Apresenta uma proposta para o ensino de catalogação, com ênfase na Metodologia da Problematização. A proposta está voltada para a educação continuada a distância do profissional catalogador, e leva em conta os desafios implicados no desenvolvimento da interatividade, da interdisciplinaridade, da auto-educação e da consciência crítica desse profissional, uma vez que ele se torna sujeito ativo e gerenciador de sua própria educação.Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de BiblioteconomiaUniversidade Estadual Paulista Departamento de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUniversidade Estadual Paulista Departamento de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoPontifícia Universidade Católica de CampinasUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Ana MariaSantos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]2015-02-02T12:39:21Z2015-02-02T12:39:21Z2004-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article47-58application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862004000100004Transinformação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 16, n. 1, p. 47-58, 2004.0103-3786http://hdl.handle.net/11449/11422510.1590/S0103-37862004000100004S0103-37862004000100004S0103-37862004000100004.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTransinformação0.2550,192info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-15T06:22:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114225Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:27:13.814349Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa Cataloguer's distance-based continuing education: an alternative proposal |
title |
Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa |
spellingShingle |
Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa Pereira, Ana Maria Educação continuada Educação a distância Catalogação Metodologia da problematização Continuing education Distance-based education Cataloguing Problem-solving methodology |
title_short |
Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa |
title_full |
Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa |
title_fullStr |
Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa |
title_full_unstemmed |
Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa |
title_sort |
Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa |
author |
Pereira, Ana Maria |
author_facet |
Pereira, Ana Maria Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Maria Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada Educação a distância Catalogação Metodologia da problematização Continuing education Distance-based education Cataloguing Problem-solving methodology |
topic |
Educação continuada Educação a distância Catalogação Metodologia da problematização Continuing education Distance-based education Cataloguing Problem-solving methodology |
description |
This paper presents a proposal for the teaching of cataloguing, emphasizing the problem-solving methodology. The proposal was designed for the distance-based continuing education of the professional cataloguer. It takes into account the challenges inherent to the development of interactive and inter-disciplinary tasks, as well as the development of directed self-education and critical consciousness of that professional, inasmuch as he becomes an active subject, manager of his/her own education. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-01 2015-02-02T12:39:21Z 2015-02-02T12:39:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862004000100004 Transinformação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 16, n. 1, p. 47-58, 2004. 0103-3786 http://hdl.handle.net/11449/114225 10.1590/S0103-37862004000100004 S0103-37862004000100004 S0103-37862004000100004.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862004000100004 http://hdl.handle.net/11449/114225 |
identifier_str_mv |
Transinformação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 16, n. 1, p. 47-58, 2004. 0103-3786 10.1590/S0103-37862004000100004 S0103-37862004000100004 S0103-37862004000100004.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Transinformação 0.255 0,192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
47-58 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129203978108928 |