Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Maria
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862004000100004
http://hdl.handle.net/11449/114225
Resumo: This paper presents a proposal for the teaching of cataloguing, emphasizing the problem-solving methodology. The proposal was designed for the distance-based continuing education of the professional cataloguer. It takes into account the challenges inherent to the development of interactive and inter-disciplinary tasks, as well as the development of directed self-education and critical consciousness of that professional, inasmuch as he becomes an active subject, manager of his/her own education.
id UNSP_8cf9f0543fde3a7d8aa0da8849dcd15b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114225
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativaCataloguer's distance-based continuing education: an alternative proposalEducação continuadaEducação a distânciaCatalogaçãoMetodologia da problematizaçãoContinuing educationDistance-based educationCataloguingProblem-solving methodologyThis paper presents a proposal for the teaching of cataloguing, emphasizing the problem-solving methodology. The proposal was designed for the distance-based continuing education of the professional cataloguer. It takes into account the challenges inherent to the development of interactive and inter-disciplinary tasks, as well as the development of directed self-education and critical consciousness of that professional, inasmuch as he becomes an active subject, manager of his/her own education.Apresenta uma proposta para o ensino de catalogação, com ênfase na Metodologia da Problematização. A proposta está voltada para a educação continuada a distância do profissional catalogador, e leva em conta os desafios implicados no desenvolvimento da interatividade, da interdisciplinaridade, da auto-educação e da consciência crítica desse profissional, uma vez que ele se torna sujeito ativo e gerenciador de sua própria educação.Universidade do Estado de Santa Catarina Departamento de BiblioteconomiaUniversidade Estadual Paulista Departamento de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoUniversidade Estadual Paulista Departamento de Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoPontifícia Universidade Católica de CampinasUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Ana MariaSantos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]2015-02-02T12:39:21Z2015-02-02T12:39:21Z2004-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article47-58application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862004000100004Transinformação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 16, n. 1, p. 47-58, 2004.0103-3786http://hdl.handle.net/11449/11422510.1590/S0103-37862004000100004S0103-37862004000100004S0103-37862004000100004.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTransinformação0.2550,192info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-15T06:22:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114225Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-15T06:22:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa
Cataloguer's distance-based continuing education: an alternative proposal
title Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa
spellingShingle Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa
Pereira, Ana Maria
Educação continuada
Educação a distância
Catalogação
Metodologia da problematização
Continuing education
Distance-based education
Cataloguing
Problem-solving methodology
title_short Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa
title_full Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa
title_fullStr Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa
title_full_unstemmed Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa
title_sort Educação continuada do catalogador na modalidade a distância: uma proposta alternativa
author Pereira, Ana Maria
author_facet Pereira, Ana Maria
Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]
author_role author
author2 Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Maria
Santos, Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Educação a distância
Catalogação
Metodologia da problematização
Continuing education
Distance-based education
Cataloguing
Problem-solving methodology
topic Educação continuada
Educação a distância
Catalogação
Metodologia da problematização
Continuing education
Distance-based education
Cataloguing
Problem-solving methodology
description This paper presents a proposal for the teaching of cataloguing, emphasizing the problem-solving methodology. The proposal was designed for the distance-based continuing education of the professional cataloguer. It takes into account the challenges inherent to the development of interactive and inter-disciplinary tasks, as well as the development of directed self-education and critical consciousness of that professional, inasmuch as he becomes an active subject, manager of his/her own education.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-01
2015-02-02T12:39:21Z
2015-02-02T12:39:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862004000100004
Transinformação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 16, n. 1, p. 47-58, 2004.
0103-3786
http://hdl.handle.net/11449/114225
10.1590/S0103-37862004000100004
S0103-37862004000100004
S0103-37862004000100004.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862004000100004
http://hdl.handle.net/11449/114225
identifier_str_mv Transinformação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, v. 16, n. 1, p. 47-58, 2004.
0103-3786
10.1590/S0103-37862004000100004
S0103-37862004000100004
S0103-37862004000100004.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Transinformação
0.255
0,192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47-58
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965300279476224