O conceito de conflito nos documentos de prevenção da violência escolar do governo do estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244697 |
Resumo: | O presente estudo concentra sua análise no conceito de conflito empregado nos documentos de prevenção e/ou minimização da violência escolar do governo do estado de São Paulo. Apura-se o Sistema de Proteção Escolar e Comunitário instaurado em 2010 a fim de: analisar as matizes ideológicas de sua proposição, analisar a dinâmica política acerca da violência em ambiente escolar estabelecida no estado paulista e identificar o conceito de conflito nos documentos de prevenção da violência escolar a partir do Sistema de Proteção Escolar e Comunitária do Governo do estado de São Paulo. O estudo pauta-se na teoria de Charlot (2002) no que se refere à necessidade do estabelecimento de características categóricas síncronas para compreender o fenômeno da violência escolar. Para a execução da proposta, o estudo foi desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa (LUDKE; ANDRE, 1986). Estritamente, foram utilizados escritos documentais caracterizados como fontes primárias (resoluções, manuais e publicações oficiais), e também fontes secundárias (documentação que contém estudos analíticos sobre o tema). A pesquisa possibilitará uma nova perspectiva sobre o assunto, fator que poderá contribuir para o fomento e disseminação de conhecimentos que sejam úteis para o combate da violência na prática escolar acerca do sujeito, do social e do institucional. |
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O conceito de conflito nos documentos de prevenção da violência escolar do governo do estado de São PauloThe concept of conflict in the documents for the prevention of school violence from the government of the state of São PauloConflitoViolência escolarPrevenção de violência nas escolasPolíticas públicasEstado de São PauloO presente estudo concentra sua análise no conceito de conflito empregado nos documentos de prevenção e/ou minimização da violência escolar do governo do estado de São Paulo. Apura-se o Sistema de Proteção Escolar e Comunitário instaurado em 2010 a fim de: analisar as matizes ideológicas de sua proposição, analisar a dinâmica política acerca da violência em ambiente escolar estabelecida no estado paulista e identificar o conceito de conflito nos documentos de prevenção da violência escolar a partir do Sistema de Proteção Escolar e Comunitária do Governo do estado de São Paulo. O estudo pauta-se na teoria de Charlot (2002) no que se refere à necessidade do estabelecimento de características categóricas síncronas para compreender o fenômeno da violência escolar. Para a execução da proposta, o estudo foi desenvolvido a partir de uma metodologia qualitativa (LUDKE; ANDRE, 1986). Estritamente, foram utilizados escritos documentais caracterizados como fontes primárias (resoluções, manuais e publicações oficiais), e também fontes secundárias (documentação que contém estudos analíticos sobre o tema). A pesquisa possibilitará uma nova perspectiva sobre o assunto, fator que poderá contribuir para o fomento e disseminação de conhecimentos que sejam úteis para o combate da violência na prática escolar acerca do sujeito, do social e do institucional.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Adam, Joyce Mary [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Flávia Santos de2023-07-21T14:20:33Z2023-07-21T14:20:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:31:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244697Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:24:48.470501Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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