Oficina de artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sekita, Roberta [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Silveira, Tatiana Justino [UNESP], Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude83.htm
http://hdl.handle.net/11449/148418
Resumo: Introdução: O presente projeto trata-se de uma oficina de artes, que está incluída num projeto maior pertencente à Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis-SP, Projeto ABC (Aprender, Brincar e Crescer), em parceria com a Unesp. Tal projeto contempla crianças de 06 a 12 anos de idade em situação de risco pessoal e social, pertencentes a uma população com baixas condições sócio-econômicas, residentes em sua maioria, na periferia da cidade e que freqüentam o Centro Social Urbano (local onde se desenvolve o projeto) no período oposto ao que freqüentam o ensino fundamental. Objetivo: A oficina tem um caráter terapêutico, é um lugar de escuta e construção ao mesmo tempo. Objetiva potencializar as individualidades dentro do grupo, proporcionando maior integração entre seus membros promovendo assim, o fortalecimento e o crescimento do ego de cada criança participante. Acredita-se que este processo de construção crie possibilidades de interação entre as crianças e proporcione também um espaço para que as mesmas possam se expressar livremente. A arte é aí utilizada como meio alternativo de expressão da subjetividade que nem sempre pode encontrar significado nas palavras, e que tem como resultado uma produção estética e visual. Método: A oficina ocorre semanalmente, coordenado por duas alunas do Curso de Psicologia e é composto por, aproximadamente, 10 crianças de ambos os sexos. O grupo recebe crianças novas ao longo do processo, podendo este número ser variável. Para a realização deste trabalho, utiliza-se basicamente de material gráfico, sucatas e lixo reciclado na confecção de objetos, brinquedos, etc.. Resultados: Até este momento, foi observado uma consolidação do grupo como unidade e a oficina como espaço livre para a expressão criativa através do manejo e confecção de suas produções. A relação entre os componentes do grupo modificou-se, tornando mais solidários uns com os outros embora, por vezes, tornam-se objetos de projeções de sentimentos hostis expressados em forma de brigas.
id UNSP_8e0eb0926eddfd03d20bc43744ba50eb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148418
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Oficina de artesIntrodução: O presente projeto trata-se de uma oficina de artes, que está incluída num projeto maior pertencente à Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis-SP, Projeto ABC (Aprender, Brincar e Crescer), em parceria com a Unesp. Tal projeto contempla crianças de 06 a 12 anos de idade em situação de risco pessoal e social, pertencentes a uma população com baixas condições sócio-econômicas, residentes em sua maioria, na periferia da cidade e que freqüentam o Centro Social Urbano (local onde se desenvolve o projeto) no período oposto ao que freqüentam o ensino fundamental. Objetivo: A oficina tem um caráter terapêutico, é um lugar de escuta e construção ao mesmo tempo. Objetiva potencializar as individualidades dentro do grupo, proporcionando maior integração entre seus membros promovendo assim, o fortalecimento e o crescimento do ego de cada criança participante. Acredita-se que este processo de construção crie possibilidades de interação entre as crianças e proporcione também um espaço para que as mesmas possam se expressar livremente. A arte é aí utilizada como meio alternativo de expressão da subjetividade que nem sempre pode encontrar significado nas palavras, e que tem como resultado uma produção estética e visual. Método: A oficina ocorre semanalmente, coordenado por duas alunas do Curso de Psicologia e é composto por, aproximadamente, 10 crianças de ambos os sexos. O grupo recebe crianças novas ao longo do processo, podendo este número ser variável. Para a realização deste trabalho, utiliza-se basicamente de material gráfico, sucatas e lixo reciclado na confecção de objetos, brinquedos, etc.. Resultados: Até este momento, foi observado uma consolidação do grupo como unidade e a oficina como espaço livre para a expressão criativa através do manejo e confecção de suas produções. A relação entre os componentes do grupo modificou-se, tornando mais solidários uns com os outros embora, por vezes, tornam-se objetos de projeções de sentimentos hostis expressados em forma de brigas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sekita, Roberta [UNESP]Silveira, Tatiana Justino [UNESP]Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP]2017-01-18T18:11:39Z2017-01-18T18:11:39Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude83.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148418PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:10:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148418Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:49:27.170725Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina de artes
title Oficina de artes
spellingShingle Oficina de artes
Sekita, Roberta [UNESP]
title_short Oficina de artes
title_full Oficina de artes
title_fullStr Oficina de artes
title_full_unstemmed Oficina de artes
title_sort Oficina de artes
author Sekita, Roberta [UNESP]
author_facet Sekita, Roberta [UNESP]
Silveira, Tatiana Justino [UNESP]
Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP]
author_role author
author2 Silveira, Tatiana Justino [UNESP]
Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sekita, Roberta [UNESP]
Silveira, Tatiana Justino [UNESP]
Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP]
description Introdução: O presente projeto trata-se de uma oficina de artes, que está incluída num projeto maior pertencente à Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis-SP, Projeto ABC (Aprender, Brincar e Crescer), em parceria com a Unesp. Tal projeto contempla crianças de 06 a 12 anos de idade em situação de risco pessoal e social, pertencentes a uma população com baixas condições sócio-econômicas, residentes em sua maioria, na periferia da cidade e que freqüentam o Centro Social Urbano (local onde se desenvolve o projeto) no período oposto ao que freqüentam o ensino fundamental. Objetivo: A oficina tem um caráter terapêutico, é um lugar de escuta e construção ao mesmo tempo. Objetiva potencializar as individualidades dentro do grupo, proporcionando maior integração entre seus membros promovendo assim, o fortalecimento e o crescimento do ego de cada criança participante. Acredita-se que este processo de construção crie possibilidades de interação entre as crianças e proporcione também um espaço para que as mesmas possam se expressar livremente. A arte é aí utilizada como meio alternativo de expressão da subjetividade que nem sempre pode encontrar significado nas palavras, e que tem como resultado uma produção estética e visual. Método: A oficina ocorre semanalmente, coordenado por duas alunas do Curso de Psicologia e é composto por, aproximadamente, 10 crianças de ambos os sexos. O grupo recebe crianças novas ao longo do processo, podendo este número ser variável. Para a realização deste trabalho, utiliza-se basicamente de material gráfico, sucatas e lixo reciclado na confecção de objetos, brinquedos, etc.. Resultados: Até este momento, foi observado uma consolidação do grupo como unidade e a oficina como espaço livre para a expressão criativa através do manejo e confecção de suas produções. A relação entre os componentes do grupo modificou-se, tornando mais solidários uns com os outros embora, por vezes, tornam-se objetos de projeções de sentimentos hostis expressados em forma de brigas.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:11:39Z
2017-01-18T18:11:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude83.htm
http://hdl.handle.net/11449/148418
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude83.htm
http://hdl.handle.net/11449/148418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128279533584384