Oficina de artes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude83.htm http://hdl.handle.net/11449/148418 |
Resumo: | Introdução: O presente projeto trata-se de uma oficina de artes, que está incluída num projeto maior pertencente à Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis-SP, Projeto ABC (Aprender, Brincar e Crescer), em parceria com a Unesp. Tal projeto contempla crianças de 06 a 12 anos de idade em situação de risco pessoal e social, pertencentes a uma população com baixas condições sócio-econômicas, residentes em sua maioria, na periferia da cidade e que freqüentam o Centro Social Urbano (local onde se desenvolve o projeto) no período oposto ao que freqüentam o ensino fundamental. Objetivo: A oficina tem um caráter terapêutico, é um lugar de escuta e construção ao mesmo tempo. Objetiva potencializar as individualidades dentro do grupo, proporcionando maior integração entre seus membros promovendo assim, o fortalecimento e o crescimento do ego de cada criança participante. Acredita-se que este processo de construção crie possibilidades de interação entre as crianças e proporcione também um espaço para que as mesmas possam se expressar livremente. A arte é aí utilizada como meio alternativo de expressão da subjetividade que nem sempre pode encontrar significado nas palavras, e que tem como resultado uma produção estética e visual. Método: A oficina ocorre semanalmente, coordenado por duas alunas do Curso de Psicologia e é composto por, aproximadamente, 10 crianças de ambos os sexos. O grupo recebe crianças novas ao longo do processo, podendo este número ser variável. Para a realização deste trabalho, utiliza-se basicamente de material gráfico, sucatas e lixo reciclado na confecção de objetos, brinquedos, etc.. Resultados: Até este momento, foi observado uma consolidação do grupo como unidade e a oficina como espaço livre para a expressão criativa através do manejo e confecção de suas produções. A relação entre os componentes do grupo modificou-se, tornando mais solidários uns com os outros embora, por vezes, tornam-se objetos de projeções de sentimentos hostis expressados em forma de brigas. |
id |
UNSP_8e0eb0926eddfd03d20bc43744ba50eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148418 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Oficina de artesIntrodução: O presente projeto trata-se de uma oficina de artes, que está incluída num projeto maior pertencente à Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis-SP, Projeto ABC (Aprender, Brincar e Crescer), em parceria com a Unesp. Tal projeto contempla crianças de 06 a 12 anos de idade em situação de risco pessoal e social, pertencentes a uma população com baixas condições sócio-econômicas, residentes em sua maioria, na periferia da cidade e que freqüentam o Centro Social Urbano (local onde se desenvolve o projeto) no período oposto ao que freqüentam o ensino fundamental. Objetivo: A oficina tem um caráter terapêutico, é um lugar de escuta e construção ao mesmo tempo. Objetiva potencializar as individualidades dentro do grupo, proporcionando maior integração entre seus membros promovendo assim, o fortalecimento e o crescimento do ego de cada criança participante. Acredita-se que este processo de construção crie possibilidades de interação entre as crianças e proporcione também um espaço para que as mesmas possam se expressar livremente. A arte é aí utilizada como meio alternativo de expressão da subjetividade que nem sempre pode encontrar significado nas palavras, e que tem como resultado uma produção estética e visual. Método: A oficina ocorre semanalmente, coordenado por duas alunas do Curso de Psicologia e é composto por, aproximadamente, 10 crianças de ambos os sexos. O grupo recebe crianças novas ao longo do processo, podendo este número ser variável. Para a realização deste trabalho, utiliza-se basicamente de material gráfico, sucatas e lixo reciclado na confecção de objetos, brinquedos, etc.. Resultados: Até este momento, foi observado uma consolidação do grupo como unidade e a oficina como espaço livre para a expressão criativa através do manejo e confecção de suas produções. A relação entre os componentes do grupo modificou-se, tornando mais solidários uns com os outros embora, por vezes, tornam-se objetos de projeções de sentimentos hostis expressados em forma de brigas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sekita, Roberta [UNESP]Silveira, Tatiana Justino [UNESP]Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP]2017-01-18T18:11:39Z2017-01-18T18:11:39Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude83.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148418PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T19:10:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148418Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:49:27.170725Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina de artes |
title |
Oficina de artes |
spellingShingle |
Oficina de artes Sekita, Roberta [UNESP] |
title_short |
Oficina de artes |
title_full |
Oficina de artes |
title_fullStr |
Oficina de artes |
title_full_unstemmed |
Oficina de artes |
title_sort |
Oficina de artes |
author |
Sekita, Roberta [UNESP] |
author_facet |
Sekita, Roberta [UNESP] Silveira, Tatiana Justino [UNESP] Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Tatiana Justino [UNESP] Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sekita, Roberta [UNESP] Silveira, Tatiana Justino [UNESP] Rogone, Heloisa Maria Heradão [UNESP] |
description |
Introdução: O presente projeto trata-se de uma oficina de artes, que está incluída num projeto maior pertencente à Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis-SP, Projeto ABC (Aprender, Brincar e Crescer), em parceria com a Unesp. Tal projeto contempla crianças de 06 a 12 anos de idade em situação de risco pessoal e social, pertencentes a uma população com baixas condições sócio-econômicas, residentes em sua maioria, na periferia da cidade e que freqüentam o Centro Social Urbano (local onde se desenvolve o projeto) no período oposto ao que freqüentam o ensino fundamental. Objetivo: A oficina tem um caráter terapêutico, é um lugar de escuta e construção ao mesmo tempo. Objetiva potencializar as individualidades dentro do grupo, proporcionando maior integração entre seus membros promovendo assim, o fortalecimento e o crescimento do ego de cada criança participante. Acredita-se que este processo de construção crie possibilidades de interação entre as crianças e proporcione também um espaço para que as mesmas possam se expressar livremente. A arte é aí utilizada como meio alternativo de expressão da subjetividade que nem sempre pode encontrar significado nas palavras, e que tem como resultado uma produção estética e visual. Método: A oficina ocorre semanalmente, coordenado por duas alunas do Curso de Psicologia e é composto por, aproximadamente, 10 crianças de ambos os sexos. O grupo recebe crianças novas ao longo do processo, podendo este número ser variável. Para a realização deste trabalho, utiliza-se basicamente de material gráfico, sucatas e lixo reciclado na confecção de objetos, brinquedos, etc.. Resultados: Até este momento, foi observado uma consolidação do grupo como unidade e a oficina como espaço livre para a expressão criativa através do manejo e confecção de suas produções. A relação entre os componentes do grupo modificou-se, tornando mais solidários uns com os outros embora, por vezes, tornam-se objetos de projeções de sentimentos hostis expressados em forma de brigas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:11:39Z 2017-01-18T18:11:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude83.htm http://hdl.handle.net/11449/148418 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude83.htm http://hdl.handle.net/11449/148418 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128279533584384 |