"Compreensões sobre o tempo por meio de desenhos à mão livre de crianças do primeiro ciclo do ensino fundamental" ou "Desenhos sobre o tempo para adultos que não têm tempo"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hardt, Camila
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252616
Resumo: Ao assumir o tempo como um conceito plural, esta proposta visa produzir compreensões sobre o tempo por meio de desenhos à mão livre de estudantes na escola antes que esse assunto seja tematizado curricularmente. Para isso, se guiará pela pergunta diretriz “Quais compreensões sobre o tempo podem ser produzidas a partir de desenhos à mão livre sobre o tempo realizados por crianças que frequentam salas de aula do primeiro ciclo do Ensino Fundamental?”. Como objetivos específicos, se propõe a 1) apresentar a potência do uso de desenhos realizados por crianças como instrumento metodológico para discutir questões sobre o tempo; 2) perceber o tempo das crianças no processo de suas próprias produções, na tentativa de perseguir novas possibilidades de olhar para o tempo enquanto conceito; e 3) produzir material que vise, por um lado, olhar para as marcas que o tempo gerou nestas crianças e, por outro, para as questões produzidas na pesquisadora. Como operante teórico, assume a Filosofia da Diferença. Metodologicamente, a pesquisa será realizada com crianças das diferentes salas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Serão utilizados dois instrumentos metodológicos: a produção de desenhos à mão livre sobre o tempo e conversas com as crianças gravadas sobre seus desenhos. A análise de dados se dará por composição utilizando os dois instrumentos metodológicos junto a textos da literatura, materializados em textos da pesquisadora, que não visam representar ou interpretar, mas produzir efeitos de abertura do próprio conceito de tempo. Como resultados, espera-se que o material produzido por composições possa agir em uma via de mão dupla: por um lado, como potência de olhar para as marcas que o tempo gerou nestas crianças; por outro lado, como potência de tomar essas marcas como potenciais instrumentos do “fora” para produzir concepções de tempo outras.
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