O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
DOI: | 10.1590/S2175-62362014000300012 |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362014000300012 http://hdl.handle.net/11449/114435 |
Resumo: | This article presents the profile of municipal teachers and identifies aspects that, according to them, should guide the continuing education processes. The survey was developed with 533 public school teachers from 10 municipalities of the State of São Paulo. The methodological approach used was quantitative, of the descriptive survey type. We used a questionnaire to collect empirical data and content analysis to categorize the information. We found significant aspects that can guide continuing education policy proposals, based on the teachers' needs and expectations, trying to articulate theory and practice. These aspects are relevant for the effective fulfilling of the continuing education role. |
id |
UNSP_8efe2e76b6abdebbbce4551cab86b823 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/114435 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professoresWhat must the continuing training fulfill?: what the teachers say about itFormação Contínua de ProfessoresNecessidades FormativasDesenvolvimento ProfissionalTeacher's Continuing EducationFormative NeedsProfessional DevelopmentThis article presents the profile of municipal teachers and identifies aspects that, according to them, should guide the continuing education processes. The survey was developed with 533 public school teachers from 10 municipalities of the State of São Paulo. The methodological approach used was quantitative, of the descriptive survey type. We used a questionnaire to collect empirical data and content analysis to categorize the information. We found significant aspects that can guide continuing education policy proposals, based on the teachers' needs and expectations, trying to articulate theory and practice. These aspects are relevant for the effective fulfilling of the continuing education role.Este artigo apresenta o perfil de professores de redes municipais e identifica aspectos que, segundo eles, devem nortear os processos de formação contínua. A pesquisa desenvolveu-se junto a 533 professores de escolas públicas de 10 municípios do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica foi quantitativa, do tipo survey descritivo. Usamos um questionário para coleta dos dados empíricos e a análise de conteúdo para categorização das informações. Constatamos aspectos significativos que podem nortear propostas de políticas de formação contínua, partindo das necessidades e expectativas docentes, procurando articular a teoria e a prática. Tais aspectos são relevantes para que a formação contínua cumpra efetivamente o seu papel.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fürkotter, Monica [UNESP]Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Leone, Naiara Mendonça [UNESP]Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]2015-02-02T12:39:32Z2015-02-02T12:39:32Z2014-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article849-869application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362014000300012Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 39, n. 3, p. 849-869, 2014.2175-6236http://hdl.handle.net/11449/11443510.1590/S2175-62362014000300012S2175-62362014000300012S2175-62362014000300012.pdf7340016437698240507464370152567290577054307582004339807008555214SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T14:32:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114435Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:15:37.846416Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores What must the continuing training fulfill?: what the teachers say about it |
title |
O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores |
spellingShingle |
O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores Fürkotter, Monica [UNESP] Formação Contínua de Professores Necessidades Formativas Desenvolvimento Profissional Teacher's Continuing Education Formative Needs Professional Development Fürkotter, Monica [UNESP] Formação Contínua de Professores Necessidades Formativas Desenvolvimento Profissional Teacher's Continuing Education Formative Needs Professional Development |
title_short |
O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores |
title_full |
O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores |
title_fullStr |
O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores |
title_full_unstemmed |
O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores |
title_sort |
O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores |
author |
Fürkotter, Monica [UNESP] |
author_facet |
Fürkotter, Monica [UNESP] Fürkotter, Monica [UNESP] Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP] Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP] Leone, Naiara Mendonça [UNESP] Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP] Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP] Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP] Leone, Naiara Mendonça [UNESP] Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP] Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP] Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP] Leone, Naiara Mendonça [UNESP] Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP] Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fürkotter, Monica [UNESP] Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP] Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP] Leone, Naiara Mendonça [UNESP] Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP] Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Contínua de Professores Necessidades Formativas Desenvolvimento Profissional Teacher's Continuing Education Formative Needs Professional Development |
topic |
Formação Contínua de Professores Necessidades Formativas Desenvolvimento Profissional Teacher's Continuing Education Formative Needs Professional Development |
description |
This article presents the profile of municipal teachers and identifies aspects that, according to them, should guide the continuing education processes. The survey was developed with 533 public school teachers from 10 municipalities of the State of São Paulo. The methodological approach used was quantitative, of the descriptive survey type. We used a questionnaire to collect empirical data and content analysis to categorize the information. We found significant aspects that can guide continuing education policy proposals, based on the teachers' needs and expectations, trying to articulate theory and practice. These aspects are relevant for the effective fulfilling of the continuing education role. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 2015-02-02T12:39:32Z 2015-02-02T12:39:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362014000300012 Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 39, n. 3, p. 849-869, 2014. 2175-6236 http://hdl.handle.net/11449/114435 10.1590/S2175-62362014000300012 S2175-62362014000300012 S2175-62362014000300012.pdf 7340016437698240 5074643701525672 9057705430758200 4339807008555214 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362014000300012 http://hdl.handle.net/11449/114435 |
identifier_str_mv |
Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 39, n. 3, p. 849-869, 2014. 2175-6236 10.1590/S2175-62362014000300012 S2175-62362014000300012 S2175-62362014000300012.pdf 7340016437698240 5074643701525672 9057705430758200 4339807008555214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação & Realidade |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
849-869 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822182581817311232 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S2175-62362014000300012 |