O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fürkotter, Monica [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP], Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP], Leone, Naiara Mendonça [UNESP], Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP], Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
DOI: 10.1590/S2175-62362014000300012
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362014000300012
http://hdl.handle.net/11449/114435
Resumo: This article presents the profile of municipal teachers and identifies aspects that, according to them, should guide the continuing education processes. The survey was developed with 533 public school teachers from 10 municipalities of the State of São Paulo. The methodological approach used was quantitative, of the descriptive survey type. We used a questionnaire to collect empirical data and content analysis to categorize the information. We found significant aspects that can guide continuing education policy proposals, based on the teachers' needs and expectations, trying to articulate theory and practice. These aspects are relevant for the effective fulfilling of the continuing education role.
id UNSP_8efe2e76b6abdebbbce4551cab86b823
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114435
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professoresWhat must the continuing training fulfill?: what the teachers say about itFormação Contínua de ProfessoresNecessidades FormativasDesenvolvimento ProfissionalTeacher's Continuing EducationFormative NeedsProfessional DevelopmentThis article presents the profile of municipal teachers and identifies aspects that, according to them, should guide the continuing education processes. The survey was developed with 533 public school teachers from 10 municipalities of the State of São Paulo. The methodological approach used was quantitative, of the descriptive survey type. We used a questionnaire to collect empirical data and content analysis to categorize the information. We found significant aspects that can guide continuing education policy proposals, based on the teachers' needs and expectations, trying to articulate theory and practice. These aspects are relevant for the effective fulfilling of the continuing education role.Este artigo apresenta o perfil de professores de redes municipais e identifica aspectos que, segundo eles, devem nortear os processos de formação contínua. A pesquisa desenvolveu-se junto a 533 professores de escolas públicas de 10 municípios do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica foi quantitativa, do tipo survey descritivo. Usamos um questionário para coleta dos dados empíricos e a análise de conteúdo para categorização das informações. Constatamos aspectos significativos que podem nortear propostas de políticas de formação contínua, partindo das necessidades e expectativas docentes, procurando articular a teoria e a prática. Tais aspectos são relevantes para que a formação contínua cumpra efetivamente o seu papel.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fürkotter, Monica [UNESP]Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Leone, Naiara Mendonça [UNESP]Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]2015-02-02T12:39:32Z2015-02-02T12:39:32Z2014-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article849-869application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362014000300012Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 39, n. 3, p. 849-869, 2014.2175-6236http://hdl.handle.net/11449/11443510.1590/S2175-62362014000300012S2175-62362014000300012S2175-62362014000300012.pdf7340016437698240507464370152567290577054307582004339807008555214SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação & Realidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T14:32:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114435Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:15:37.846416Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores
What must the continuing training fulfill?: what the teachers say about it
title O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores
spellingShingle O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores
O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores
Fürkotter, Monica [UNESP]
Formação Contínua de Professores
Necessidades Formativas
Desenvolvimento Profissional
Teacher's Continuing Education
Formative Needs
Professional Development
Fürkotter, Monica [UNESP]
Formação Contínua de Professores
Necessidades Formativas
Desenvolvimento Profissional
Teacher's Continuing Education
Formative Needs
Professional Development
title_short O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores
title_full O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores
title_fullStr O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores
O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores
title_full_unstemmed O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores
O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores
title_sort O que a formação contínua deve contemplar?: o que dizem os professores
author Fürkotter, Monica [UNESP]
author_facet Fürkotter, Monica [UNESP]
Fürkotter, Monica [UNESP]
Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Leone, Naiara Mendonça [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Leone, Naiara Mendonça [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
author_role author
author2 Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Leone, Naiara Mendonça [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fürkotter, Monica [UNESP]
Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini Di [UNESP]
Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Leone, Naiara Mendonça [UNESP]
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Contínua de Professores
Necessidades Formativas
Desenvolvimento Profissional
Teacher's Continuing Education
Formative Needs
Professional Development
topic Formação Contínua de Professores
Necessidades Formativas
Desenvolvimento Profissional
Teacher's Continuing Education
Formative Needs
Professional Development
description This article presents the profile of municipal teachers and identifies aspects that, according to them, should guide the continuing education processes. The survey was developed with 533 public school teachers from 10 municipalities of the State of São Paulo. The methodological approach used was quantitative, of the descriptive survey type. We used a questionnaire to collect empirical data and content analysis to categorize the information. We found significant aspects that can guide continuing education policy proposals, based on the teachers' needs and expectations, trying to articulate theory and practice. These aspects are relevant for the effective fulfilling of the continuing education role.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
2015-02-02T12:39:32Z
2015-02-02T12:39:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362014000300012
Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 39, n. 3, p. 849-869, 2014.
2175-6236
http://hdl.handle.net/11449/114435
10.1590/S2175-62362014000300012
S2175-62362014000300012
S2175-62362014000300012.pdf
7340016437698240
5074643701525672
9057705430758200
4339807008555214
url http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362014000300012
http://hdl.handle.net/11449/114435
identifier_str_mv Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 39, n. 3, p. 849-869, 2014.
2175-6236
10.1590/S2175-62362014000300012
S2175-62362014000300012
S2175-62362014000300012.pdf
7340016437698240
5074643701525672
9057705430758200
4339807008555214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação & Realidade
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 849-869
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822182581817311232
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S2175-62362014000300012