O desafio de ensinar matemática nos primeiros anos escolares com novas tecnologias e a formação do professor alfabetizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rosemara Perpetua [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Feitosa, Eloi da Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141647
Resumo: Neste trabalho, priorizamos o professor que alfabetiza em Matemática, ou seja, aquele que ensina este conteúdo aos alunos dos primeiros anos escolares. Nele, relatamos parte da experiência adquirida em escolas públicas com esses professores, durante o desenvolvimento de projetos voltados a facilitar o uso pedagógico de tecnologias, tendo em vista, principalmente, a dificuldade de o aluno aprender e de o professor alfabetizador ensinar os conteúdos dessa área do conhecimento. Ao fazê-lo, temos por objetivo chamar a atenção para um quadro em que, de um lado, está um professor bem intencionado, mas carente de conhecimentos para propiciar aprendizagem matemática aos seus alunos, de outro, alunos que abandonam a Matemática precocemente por falta de interesse e/ou pelas dificuldades em compreendê-la. Em seu desenvolvimento, o relato comporta a narrativa de seis episódios ocorridos em instituições de ensino de São José do Rio Preto e região, no decorrer de quatro anos, com foco na prática do professor alfabetizador e seus conhecimentos para ensinar Matemática, integrando a esse processo tecnologias. Em alguns pontos, as situações relatadas são interpretadas com o respaldo da literatura educacional. A fundamentação teórica para esse fim inclui estudos sobre abordagens de ensino de Matemática e de uso das tecnologias, conhecimento didático-matemático, base de conhecimentos para a docência, entre outros. O relato coloca em evidência uma possível condição de falta do professor alfabetizador, que inibe o desenvolvimento de um olhar crítico-analítico, gera reflexos sobre a aprendizagem do aluno e pode afetar, inclusive, a profissionalidade docente.
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