Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabbag, Gabriela Mello [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97494
Resumo: A literatura nacional e internacional, especializada no relacionamento entre pais e filhos, aponta para a importância de se investigar os estilos e as práticas parentai para o estudo das habilidades sociais e dos problemas de comportamento dos adolescentes. As práticas parentais referem-se às diferentes estratégias que os pais utilizam para educação e socialização de seus filhos. As habilidades sociais utilizadas pelos pais com o intuito educativo são denominadas de habilidades sociais educativas parentais. Essas permitem a transmissão de padrões, valores e condutas ao filho, tornando possíveis a socialização do adolescente e a competência em suas interações sociais. Com base nos estilos maternos de risco e não risco para problemas de comportamento em adolescentes, obtidos pelo Inventário de Estilo Parental - IEP -, a presente pesquisa busca descrever o perfil de interações sociais estabelecidas entre mães e filhos adolescentes, utilizando como instrumento a análise funcional do comportamento. Foram investigadas as habilidades sociais educativas maternas, as práticas negativas, as variáveis contextuais, as habilidades sociais e os problemas de comportamento dos adolescentes. Participaram do estudo 24 mães, das quais 14 foram relatadas pelos seus filhos como tendo estilo de risco e 10, estilo de risco e 10, o que foi identificado pelo Inventário de Estilo Parental - IEP. Essas mães responderam o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais - RE-HSE-P - e o Child Behavior Checklist - CBCL. As análises globais apontaram diferenças na comparação das habilidades sociais educativas maternas - HSE-P - do grupo de risco e de não risco para quase todas as categorias do RE-HSE-P: habilidades sociais educativas maternas, práticas negativas maternas, situações de contexto, frequência de práticas negativas maternas, total de práticas...
id UNSP_901a61dc655cdc62c1d887a220e0ffd7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97494
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentesHabilidades sociaisAdolescênciaPráticas educativas maternasHabilidades sociais educativas maternasCrianças problemaMother's educative practicesMother's social educative skillsSocial skillsAdolescent behavior problemAdolescenceA literatura nacional e internacional, especializada no relacionamento entre pais e filhos, aponta para a importância de se investigar os estilos e as práticas parentai para o estudo das habilidades sociais e dos problemas de comportamento dos adolescentes. As práticas parentais referem-se às diferentes estratégias que os pais utilizam para educação e socialização de seus filhos. As habilidades sociais utilizadas pelos pais com o intuito educativo são denominadas de habilidades sociais educativas parentais. Essas permitem a transmissão de padrões, valores e condutas ao filho, tornando possíveis a socialização do adolescente e a competência em suas interações sociais. Com base nos estilos maternos de risco e não risco para problemas de comportamento em adolescentes, obtidos pelo Inventário de Estilo Parental - IEP -, a presente pesquisa busca descrever o perfil de interações sociais estabelecidas entre mães e filhos adolescentes, utilizando como instrumento a análise funcional do comportamento. Foram investigadas as habilidades sociais educativas maternas, as práticas negativas, as variáveis contextuais, as habilidades sociais e os problemas de comportamento dos adolescentes. Participaram do estudo 24 mães, das quais 14 foram relatadas pelos seus filhos como tendo estilo de risco e 10, estilo de risco e 10, o que foi identificado pelo Inventário de Estilo Parental - IEP. Essas mães responderam o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais - RE-HSE-P - e o Child Behavior Checklist - CBCL. As análises globais apontaram diferenças na comparação das habilidades sociais educativas maternas - HSE-P - do grupo de risco e de não risco para quase todas as categorias do RE-HSE-P: habilidades sociais educativas maternas, práticas negativas maternas, situações de contexto, frequência de práticas negativas maternas, total de práticas...The investigation of parental styles and practices and the relation with adolescent's behavior problems and adolescent's social skills, is being studied by national and international literature of parents and adolescents relationship. The parent's practices are the different strategies who they use for children and adolescent socialization. The social skills that the parents use with educative intention are called parental educative social skills, which allow the transmission of standards, values and behaviors that make possible the socialization of the child or adolescent and the ability in social interactions. In this context, the present study investigated from the maternal risk style and not risk style, by Parental Styles Inventory - IEP -, this research makes the functional analysis of the mother and adolescent interaction, taking account the maternal educative social skills, the negative practices, the context variables, the adolescent's social skills and the adolescent's behavior problems. The participants were 24 mothers, of wich 14 were related by sons like being risk style and 10 like being no risk style, that was identified by Parental Style Inventory. These mothers answered the Parental Social Educative Skills Script Interview - RE-HSE-P -and the Child Behavior Checklist- CBCL. The global analyses showed differences in the comparison of maternal social educative skills from the risk group and the non risk group for almost all the categories from RE-HSE-P: mother's educative social skills, maternal negatives practices, context situations, maternal negative practices frequencies, overall negative practices, overall positive practices, son's social skills and son's behavior problem. In general way, the non risk mother's told more often being educative social skills and less negative practices. By consequence your sons showed more social skills and less behavior problems... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sabbag, Gabriela Mello [UNESP]2014-06-11T19:29:00Z2014-06-11T19:29:00Z2010-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis160 f.application/pdfSABBAG, Gabriela Mello. Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes. 2010. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/97494000608891sabbag_gm_me_bauru.pdf33004056085P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-08T06:05:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97494Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:19:57.987205Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes
title Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes
spellingShingle Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes
Sabbag, Gabriela Mello [UNESP]
Habilidades sociais
Adolescência
Práticas educativas maternas
Habilidades sociais educativas maternas
Crianças problema
Mother's educative practices
Mother's social educative skills
Social skills
Adolescent behavior problem
Adolescence
title_short Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes
title_full Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes
title_fullStr Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes
title_full_unstemmed Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes
title_sort Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes
author Sabbag, Gabriela Mello [UNESP]
author_facet Sabbag, Gabriela Mello [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabbag, Gabriela Mello [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
Adolescência
Práticas educativas maternas
Habilidades sociais educativas maternas
Crianças problema
Mother's educative practices
Mother's social educative skills
Social skills
Adolescent behavior problem
Adolescence
topic Habilidades sociais
Adolescência
Práticas educativas maternas
Habilidades sociais educativas maternas
Crianças problema
Mother's educative practices
Mother's social educative skills
Social skills
Adolescent behavior problem
Adolescence
description A literatura nacional e internacional, especializada no relacionamento entre pais e filhos, aponta para a importância de se investigar os estilos e as práticas parentai para o estudo das habilidades sociais e dos problemas de comportamento dos adolescentes. As práticas parentais referem-se às diferentes estratégias que os pais utilizam para educação e socialização de seus filhos. As habilidades sociais utilizadas pelos pais com o intuito educativo são denominadas de habilidades sociais educativas parentais. Essas permitem a transmissão de padrões, valores e condutas ao filho, tornando possíveis a socialização do adolescente e a competência em suas interações sociais. Com base nos estilos maternos de risco e não risco para problemas de comportamento em adolescentes, obtidos pelo Inventário de Estilo Parental - IEP -, a presente pesquisa busca descrever o perfil de interações sociais estabelecidas entre mães e filhos adolescentes, utilizando como instrumento a análise funcional do comportamento. Foram investigadas as habilidades sociais educativas maternas, as práticas negativas, as variáveis contextuais, as habilidades sociais e os problemas de comportamento dos adolescentes. Participaram do estudo 24 mães, das quais 14 foram relatadas pelos seus filhos como tendo estilo de risco e 10, estilo de risco e 10, o que foi identificado pelo Inventário de Estilo Parental - IEP. Essas mães responderam o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais - RE-HSE-P - e o Child Behavior Checklist - CBCL. As análises globais apontaram diferenças na comparação das habilidades sociais educativas maternas - HSE-P - do grupo de risco e de não risco para quase todas as categorias do RE-HSE-P: habilidades sociais educativas maternas, práticas negativas maternas, situações de contexto, frequência de práticas negativas maternas, total de práticas...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-26
2014-06-11T19:29:00Z
2014-06-11T19:29:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SABBAG, Gabriela Mello. Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes. 2010. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/97494
000608891
sabbag_gm_me_bauru.pdf
33004056085P0
identifier_str_mv SABBAG, Gabriela Mello. Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes. 2010. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
000608891
sabbag_gm_me_bauru.pdf
33004056085P0
url http://hdl.handle.net/11449/97494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 160 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128347982528512