Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/97494 |
Resumo: | A literatura nacional e internacional, especializada no relacionamento entre pais e filhos, aponta para a importância de se investigar os estilos e as práticas parentai para o estudo das habilidades sociais e dos problemas de comportamento dos adolescentes. As práticas parentais referem-se às diferentes estratégias que os pais utilizam para educação e socialização de seus filhos. As habilidades sociais utilizadas pelos pais com o intuito educativo são denominadas de habilidades sociais educativas parentais. Essas permitem a transmissão de padrões, valores e condutas ao filho, tornando possíveis a socialização do adolescente e a competência em suas interações sociais. Com base nos estilos maternos de risco e não risco para problemas de comportamento em adolescentes, obtidos pelo Inventário de Estilo Parental - IEP -, a presente pesquisa busca descrever o perfil de interações sociais estabelecidas entre mães e filhos adolescentes, utilizando como instrumento a análise funcional do comportamento. Foram investigadas as habilidades sociais educativas maternas, as práticas negativas, as variáveis contextuais, as habilidades sociais e os problemas de comportamento dos adolescentes. Participaram do estudo 24 mães, das quais 14 foram relatadas pelos seus filhos como tendo estilo de risco e 10, estilo de risco e 10, o que foi identificado pelo Inventário de Estilo Parental - IEP. Essas mães responderam o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais - RE-HSE-P - e o Child Behavior Checklist - CBCL. As análises globais apontaram diferenças na comparação das habilidades sociais educativas maternas - HSE-P - do grupo de risco e de não risco para quase todas as categorias do RE-HSE-P: habilidades sociais educativas maternas, práticas negativas maternas, situações de contexto, frequência de práticas negativas maternas, total de práticas... |
id |
UNSP_901a61dc655cdc62c1d887a220e0ffd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/97494 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentesHabilidades sociaisAdolescênciaPráticas educativas maternasHabilidades sociais educativas maternasCrianças problemaMother's educative practicesMother's social educative skillsSocial skillsAdolescent behavior problemAdolescenceA literatura nacional e internacional, especializada no relacionamento entre pais e filhos, aponta para a importância de se investigar os estilos e as práticas parentai para o estudo das habilidades sociais e dos problemas de comportamento dos adolescentes. As práticas parentais referem-se às diferentes estratégias que os pais utilizam para educação e socialização de seus filhos. As habilidades sociais utilizadas pelos pais com o intuito educativo são denominadas de habilidades sociais educativas parentais. Essas permitem a transmissão de padrões, valores e condutas ao filho, tornando possíveis a socialização do adolescente e a competência em suas interações sociais. Com base nos estilos maternos de risco e não risco para problemas de comportamento em adolescentes, obtidos pelo Inventário de Estilo Parental - IEP -, a presente pesquisa busca descrever o perfil de interações sociais estabelecidas entre mães e filhos adolescentes, utilizando como instrumento a análise funcional do comportamento. Foram investigadas as habilidades sociais educativas maternas, as práticas negativas, as variáveis contextuais, as habilidades sociais e os problemas de comportamento dos adolescentes. Participaram do estudo 24 mães, das quais 14 foram relatadas pelos seus filhos como tendo estilo de risco e 10, estilo de risco e 10, o que foi identificado pelo Inventário de Estilo Parental - IEP. Essas mães responderam o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais - RE-HSE-P - e o Child Behavior Checklist - CBCL. As análises globais apontaram diferenças na comparação das habilidades sociais educativas maternas - HSE-P - do grupo de risco e de não risco para quase todas as categorias do RE-HSE-P: habilidades sociais educativas maternas, práticas negativas maternas, situações de contexto, frequência de práticas negativas maternas, total de práticas...The investigation of parental styles and practices and the relation with adolescent's behavior problems and adolescent's social skills, is being studied by national and international literature of parents and adolescents relationship. The parent's practices are the different strategies who they use for children and adolescent socialization. The social skills that the parents use with educative intention are called parental educative social skills, which allow the transmission of standards, values and behaviors that make possible the socialization of the child or adolescent and the ability in social interactions. In this context, the present study investigated from the maternal risk style and not risk style, by Parental Styles Inventory - IEP -, this research makes the functional analysis of the mother and adolescent interaction, taking account the maternal educative social skills, the negative practices, the context variables, the adolescent's social skills and the adolescent's behavior problems. The participants were 24 mothers, of wich 14 were related by sons like being risk style and 10 like being no risk style, that was identified by Parental Style Inventory. These mothers answered the Parental Social Educative Skills Script Interview - RE-HSE-P -and the Child Behavior Checklist- CBCL. The global analyses showed differences in the comparison of maternal social educative skills from the risk group and the non risk group for almost all the categories from RE-HSE-P: mother's educative social skills, maternal negatives practices, context situations, maternal negative practices frequencies, overall negative practices, overall positive practices, son's social skills and son's behavior problem. In general way, the non risk mother's told more often being educative social skills and less negative practices. By consequence your sons showed more social skills and less behavior problems... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sabbag, Gabriela Mello [UNESP]2014-06-11T19:29:00Z2014-06-11T19:29:00Z2010-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis160 f.application/pdfSABBAG, Gabriela Mello. Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes. 2010. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/97494000608891sabbag_gm_me_bauru.pdf33004056085P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-08T06:05:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97494Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:19:57.987205Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes |
title |
Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes |
spellingShingle |
Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes Sabbag, Gabriela Mello [UNESP] Habilidades sociais Adolescência Práticas educativas maternas Habilidades sociais educativas maternas Crianças problema Mother's educative practices Mother's social educative skills Social skills Adolescent behavior problem Adolescence |
title_short |
Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes |
title_full |
Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes |
title_fullStr |
Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes |
title_full_unstemmed |
Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes |
title_sort |
Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes |
author |
Sabbag, Gabriela Mello [UNESP] |
author_facet |
Sabbag, Gabriela Mello [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabbag, Gabriela Mello [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades sociais Adolescência Práticas educativas maternas Habilidades sociais educativas maternas Crianças problema Mother's educative practices Mother's social educative skills Social skills Adolescent behavior problem Adolescence |
topic |
Habilidades sociais Adolescência Práticas educativas maternas Habilidades sociais educativas maternas Crianças problema Mother's educative practices Mother's social educative skills Social skills Adolescent behavior problem Adolescence |
description |
A literatura nacional e internacional, especializada no relacionamento entre pais e filhos, aponta para a importância de se investigar os estilos e as práticas parentai para o estudo das habilidades sociais e dos problemas de comportamento dos adolescentes. As práticas parentais referem-se às diferentes estratégias que os pais utilizam para educação e socialização de seus filhos. As habilidades sociais utilizadas pelos pais com o intuito educativo são denominadas de habilidades sociais educativas parentais. Essas permitem a transmissão de padrões, valores e condutas ao filho, tornando possíveis a socialização do adolescente e a competência em suas interações sociais. Com base nos estilos maternos de risco e não risco para problemas de comportamento em adolescentes, obtidos pelo Inventário de Estilo Parental - IEP -, a presente pesquisa busca descrever o perfil de interações sociais estabelecidas entre mães e filhos adolescentes, utilizando como instrumento a análise funcional do comportamento. Foram investigadas as habilidades sociais educativas maternas, as práticas negativas, as variáveis contextuais, as habilidades sociais e os problemas de comportamento dos adolescentes. Participaram do estudo 24 mães, das quais 14 foram relatadas pelos seus filhos como tendo estilo de risco e 10, estilo de risco e 10, o que foi identificado pelo Inventário de Estilo Parental - IEP. Essas mães responderam o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais - RE-HSE-P - e o Child Behavior Checklist - CBCL. As análises globais apontaram diferenças na comparação das habilidades sociais educativas maternas - HSE-P - do grupo de risco e de não risco para quase todas as categorias do RE-HSE-P: habilidades sociais educativas maternas, práticas negativas maternas, situações de contexto, frequência de práticas negativas maternas, total de práticas... |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-26 2014-06-11T19:29:00Z 2014-06-11T19:29:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SABBAG, Gabriela Mello. Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes. 2010. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010. http://hdl.handle.net/11449/97494 000608891 sabbag_gm_me_bauru.pdf 33004056085P0 |
identifier_str_mv |
SABBAG, Gabriela Mello. Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na interação com os filhos adolescentes. 2010. 160 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010. 000608891 sabbag_gm_me_bauru.pdf 33004056085P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/97494 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
160 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128347982528512 |