Práticas educativas, problemas de comportamento e habilidades sociais: um estudo multi-métodos e com diferentes informantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Francisco de Assis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194378
Resumo: Pesquisas têm verificado a relação de problemas de comportamento infantil com a presença de práticas educativas negativas, bem como de habilidades sociais com práticas educativas positivas. Ainda que sejam raros na literatura, sabe-se da relevância da utilização de métodos multimodais e múltiplos informantes para mensurar estas variáveis, incontestes ao longo do desenvolvimento infantil. O presente estudo teve por objetivo descrever e comparar variáveis relacionadas as interações mães-crianças, pais-crianças e professores-crianças, considerando a interrelação entre habilidades sociais infantil, habilidades sociais educativas, práticas negativas e problemas de comportamento. Constituíram a amostra 11 crianças, cinco do sexo feminino e seis do sexo masculino, de seis a 10 anos, cursando o ensino fundamental em escolas públicas do interior paulista, seus pais biológicos e seus professores. Os instrumentos utilizados foram CBCL, TRF, BAI, BDI, RE-HSE-P, RE-HSE-Pr, QRSH-P, QRSH-Pr e protocolos para análise de vídeos da interação pais-crianças e professor-aluno. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que mães, pais e professores, apresentaram maior déficit de habilidades sociais educativas que ocorrências de práticas negativas; divergências entre os dados dos instrumentos de autorrelato e observação direta das práticas educativas; genitores e professores divergiram na relato das práticas educativas; mães foram avaliadas com mais indicativos de depressão e ansiedade e bom repertório de habilidades socias infantis não diferenciaram grupos de crianças clinicas e não-clinicas para problemas de comportamento. Ademais, as crianças foram avaliadas como tendo mais problemas de comportamentos no ambiente familiar, levantando-se a hipótese de que fatores de risco acumulados possam explicar essa diferença. Conclui-se, que avaliações multimodais e com multi-informantes, incluindo-se observações diretas da interação das crianças com genitores e professores, devem ser adicionadas em futuras pesquisas por apresentarem dados complementares ao de instrumentos de relato e autorrelato.
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spelling Práticas educativas, problemas de comportamento e habilidades sociais: um estudo multi-métodos e com diferentes informantesEducational practices, behavior problems and social skills: a multi-method study with different informantsProblemas de comportamentoHabilidades sociais educativasObservação diretaBehavior problemsEducative social skillsDirect observationPesquisas têm verificado a relação de problemas de comportamento infantil com a presença de práticas educativas negativas, bem como de habilidades sociais com práticas educativas positivas. Ainda que sejam raros na literatura, sabe-se da relevância da utilização de métodos multimodais e múltiplos informantes para mensurar estas variáveis, incontestes ao longo do desenvolvimento infantil. O presente estudo teve por objetivo descrever e comparar variáveis relacionadas as interações mães-crianças, pais-crianças e professores-crianças, considerando a interrelação entre habilidades sociais infantil, habilidades sociais educativas, práticas negativas e problemas de comportamento. Constituíram a amostra 11 crianças, cinco do sexo feminino e seis do sexo masculino, de seis a 10 anos, cursando o ensino fundamental em escolas públicas do interior paulista, seus pais biológicos e seus professores. Os instrumentos utilizados foram CBCL, TRF, BAI, BDI, RE-HSE-P, RE-HSE-Pr, QRSH-P, QRSH-Pr e protocolos para análise de vídeos da interação pais-crianças e professor-aluno. Dentre os resultados obtidos, destaca-se que mães, pais e professores, apresentaram maior déficit de habilidades sociais educativas que ocorrências de práticas negativas; divergências entre os dados dos instrumentos de autorrelato e observação direta das práticas educativas; genitores e professores divergiram na relato das práticas educativas; mães foram avaliadas com mais indicativos de depressão e ansiedade e bom repertório de habilidades socias infantis não diferenciaram grupos de crianças clinicas e não-clinicas para problemas de comportamento. Ademais, as crianças foram avaliadas como tendo mais problemas de comportamentos no ambiente familiar, levantando-se a hipótese de que fatores de risco acumulados possam explicar essa diferença. Conclui-se, que avaliações multimodais e com multi-informantes, incluindo-se observações diretas da interação das crianças com genitores e professores, devem ser adicionadas em futuras pesquisas por apresentarem dados complementares ao de instrumentos de relato e autorrelato.Several studies have verified the relationship between child behavior problems and the presence of negative educational practices, as well as social skills with positive educational practices. Although they are rare in the literature, the relevance of using multimodal and multi-informant methods to measure these variables, which are unchallenged throughout child development, is known. The present study aimed to describe and compare variables related to mother-child, parent-child and teacher-child interactions, considering the interrelationship between children's social skills, educational social skills, negative practices and behavior problems. The sample consisted of 11 children, five females and six males, from six to 10 years old, attending elementary school in public schools in the state of São Paulo, their biological parents and their teachers. The instruments used were CBCL, TRF, BAI, BDI, RE-HSE-P, RE-HSE-Pr, QRSHP, QRSH-Pr and video analysis protocol for parent-child and teacher-student interaction. Among the results obtained, it’s noteworthy that mothers, fathers and teachers had a greater deficit of educational social skills than occurrences of negative practices, divergences between the data of the self-report instruments and direct observation of educational practices, parents and teachers diverged in self-assessments of educational practices, mothers were evaluated with more indications of depression and anxiety and a good repertoire of social skills for children did not differentiate groups of clinical and non-clinical children for behavior problems. Furthermore, children were assessed as having more behavioral problems at home, raising the hypothesis that accumulated risk factors may explain this difference. In conclusion, it is recommended that multimodal and multi-informant assessments, including direct observations of the interaction of children with parents and teachers, should be added in future research as they present data complementary with that of reporting and self-report instruments. Keywords: Behavior problems; Educative social skills; Direct observation.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Medeiros, Francisco de Assis2020-11-22T16:27:46Z2020-11-22T16:27:46Z2020-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19437833004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-26T06:06:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194378Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-26T06:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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