Além do som: a prática da música na experiência de um grupo de surdos e ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valenzuela, Sandra Daniela Mora [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217918
Resumo: Na presente pesquisa foram compostas três peças: Miniatura 1, Miniatura 2 e Miniatura 3, que fizeram parte de nove oficinas virtuais, também desenvolvidas neste projeto, para grupos mistos de pessoas tanto ouvintes como surdas. Aponto dois eixos principais: afirmar que todas as pessoas, surdas ou ouvintes, têm a capacidade de se expressar musicalmente; e destacar a importância da aprendizagem de música feita por meio da prática da própria música. O texto está dividido em três partes. Na primeira parte, denominada O Contexto, falo sobre minha trajetória como artista e pesquisadora, abrindo um diálogo entre o que entendemos por música, som, musicalidade e movimento, relacionando estas questões com pesquisas que abordam temas similares no contexto da surdez. Desta forma, proponho pensar a prática musical como um lugar possível de ser percorrido por pessoas com capacidades auditivas múltiplas. Um lugar em comum. Na segunda parte, denominada A Prática, é feita uma descrição detalhada de todas as atividades realizadas durante as oficinas, bem como os materiais - tanto os solicitados para os participantes como os materiais de minha autoria como proponente dos encontros. Na terceira parte, denominada O Processo, descrevo a elaboração das atividades práticas, envolvendo definições tais como: a escolha do público, da plataforma, da quantidade de participantes, a duração das oficinas, as estratégias metodológicas, além das referências e inspirações que acompanharam a composição das peças e oficinas.
id UNSP_90222427b45e6d0ad500f280fb4ce863
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217918
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Além do som: a prática da música na experiência de um grupo de surdos e ouvintesMás allá del sonido: la práctica de la música en la experiencia de un grupo de sordos y oyentesBeyond sound: the practice of music in the experience of a group of deaf and hearing peopleSurdezEducação musicalMúsica sem somMúsica e movimentoMusicalidadeNa presente pesquisa foram compostas três peças: Miniatura 1, Miniatura 2 e Miniatura 3, que fizeram parte de nove oficinas virtuais, também desenvolvidas neste projeto, para grupos mistos de pessoas tanto ouvintes como surdas. Aponto dois eixos principais: afirmar que todas as pessoas, surdas ou ouvintes, têm a capacidade de se expressar musicalmente; e destacar a importância da aprendizagem de música feita por meio da prática da própria música. O texto está dividido em três partes. Na primeira parte, denominada O Contexto, falo sobre minha trajetória como artista e pesquisadora, abrindo um diálogo entre o que entendemos por música, som, musicalidade e movimento, relacionando estas questões com pesquisas que abordam temas similares no contexto da surdez. Desta forma, proponho pensar a prática musical como um lugar possível de ser percorrido por pessoas com capacidades auditivas múltiplas. Um lugar em comum. Na segunda parte, denominada A Prática, é feita uma descrição detalhada de todas as atividades realizadas durante as oficinas, bem como os materiais - tanto os solicitados para os participantes como os materiais de minha autoria como proponente dos encontros. Na terceira parte, denominada O Processo, descrevo a elaboração das atividades práticas, envolvendo definições tais como: a escolha do público, da plataforma, da quantidade de participantes, a duração das oficinas, as estratégias metodológicas, além das referências e inspirações que acompanharam a composição das peças e oficinas.In the present research, three pieces were composed: Miniatura 1, Miniatura 2 and Miniatura 3, which were part of nine virtual workshops also developed in this project for mixed groups of both hearing and deaf people. I present two main axes: to affirm that all people, deaf or hearing, have the ability to express themselves musically; and to highlight the importance of learning music through the practice of music itself. The text is divided into three parts. In the first part, called The Context, I talk about my trajectory as an artist and researcher, opening a dialogue between what we understand by music, sound, musicality and movement, relating these issues to researches that addresses similar themes in the context of deafness. In this way, I propose to think of music practice as a possible place to be visited by people with multiple hearing abilities. A common place. In the second part, called The Practice, a detailed description of all activities carried out during the workshops is presented, as well as of the materials - both those requested for the participants and the materials of my authorship as the proponent of the meetings. In the third part, called The Process, I describe the elaboration of the practical activities, involving definitions such as: choice of audience, platform, number of participants, duration of workshops, methodological strategies, in addition to references and inspirations for the composition of the pieces and workshops.En la presente investigación fueron compuestas tres piezas: Miniatura 1, Miniatura 2 e Miniatura 3, que hicieron parte de nueve clases virtuales desarrolladas en este proyecto para grupos mixtos de personas tanto oyentes como sordas. Apunto dos ejes principales: afirmar que todas las personas, sordas u oyentes, tienen la capacidad de expresarse musicalmente; y destacar la importancia del aprendizaje de la música por medio de la práctica de la propia música. Este texto está dividido en tres partes. En la primera parte, denominada El Contexto, hablo sobre mi trayectoria como artista e investigadora, abriendo un diálogo entre lo que entendemos por música, sonido, musicalidad y movimiento, relacionando estos temas con investigaciones que abordan temas similares en el contexto de la sordera. De esta forma, propongo pensar a prática de la música como un lugar posible de ser recorrido por pessoas con capacidades auditivas múltiplas. Un lugar en común. En la segunda parte, denominada La Práctica, es hecha una descripción detallada de todas las actividades realizadas durante las clases, así también como los materiales - tanto los solicitados para los participantes como los materiales de mi autoría como proponente de los encuentros. En la tercera parte, denominada El Proceso, describo la elaboración de las actividades prácticas, envolviendo definiciones tales como: cómo escoger el público, la plataforma, la cantidad de participantes, la duración de las clases, las estrategias metodológicas, además de las referencias e inspiraciones que acompañaron la composición de las piezas y clases.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mattos, Wladimir Farto Contesini de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valenzuela, Sandra Daniela Mora [UNESP]2022-04-19T13:16:20Z2022-04-19T13:16:20Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21791833004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217918Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Além do som: a prática da música na experiência de um grupo de surdos e ouvintes
Más allá del sonido: la práctica de la música en la experiencia de un grupo de sordos y oyentes
Beyond sound: the practice of music in the experience of a group of deaf and hearing people
title Além do som: a prática da música na experiência de um grupo de surdos e ouvintes
spellingShingle Além do som: a prática da música na experiência de um grupo de surdos e ouvintes
Valenzuela, Sandra Daniela Mora [UNESP]
Surdez
Educação musical
Música sem som
Música e movimento
Musicalidade
title_short Além do som: a prática da música na experiência de um grupo de surdos e ouvintes
title_full Além do som: a prática da música na experiência de um grupo de surdos e ouvintes
title_fullStr Além do som: a prática da música na experiência de um grupo de surdos e ouvintes
title_full_unstemmed Além do som: a prática da música na experiência de um grupo de surdos e ouvintes
title_sort Além do som: a prática da música na experiência de um grupo de surdos e ouvintes
author Valenzuela, Sandra Daniela Mora [UNESP]
author_facet Valenzuela, Sandra Daniela Mora [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mattos, Wladimir Farto Contesini de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valenzuela, Sandra Daniela Mora [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Educação musical
Música sem som
Música e movimento
Musicalidade
topic Surdez
Educação musical
Música sem som
Música e movimento
Musicalidade
description Na presente pesquisa foram compostas três peças: Miniatura 1, Miniatura 2 e Miniatura 3, que fizeram parte de nove oficinas virtuais, também desenvolvidas neste projeto, para grupos mistos de pessoas tanto ouvintes como surdas. Aponto dois eixos principais: afirmar que todas as pessoas, surdas ou ouvintes, têm a capacidade de se expressar musicalmente; e destacar a importância da aprendizagem de música feita por meio da prática da própria música. O texto está dividido em três partes. Na primeira parte, denominada O Contexto, falo sobre minha trajetória como artista e pesquisadora, abrindo um diálogo entre o que entendemos por música, som, musicalidade e movimento, relacionando estas questões com pesquisas que abordam temas similares no contexto da surdez. Desta forma, proponho pensar a prática musical como um lugar possível de ser percorrido por pessoas com capacidades auditivas múltiplas. Um lugar em comum. Na segunda parte, denominada A Prática, é feita uma descrição detalhada de todas as atividades realizadas durante as oficinas, bem como os materiais - tanto os solicitados para os participantes como os materiais de minha autoria como proponente dos encontros. Na terceira parte, denominada O Processo, descrevo a elaboração das atividades práticas, envolvendo definições tais como: a escolha do público, da plataforma, da quantidade de participantes, a duração das oficinas, as estratégias metodológicas, além das referências e inspirações que acompanharam a composição das peças e oficinas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17
2022-04-19T13:16:20Z
2022-04-19T13:16:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217918
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/217918
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546458119405568