Potencialização do protagonismo infantil através do fazer docente e dos espaços pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedreira, Bruna Carolina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216608
Resumo: Este trabalho tematiza a importância do protagonismo infantil no meio educativo, potencializado através da prática docente e dos espaços pedagógicos. Ao nos depararmos em um ambiente escolar, estamos diante de um meio que, além de disponibilizar conhecimento, é um espaço de relações entre pessoas. Portanto, a escola deve favorecer essas relações, dando condições que promovam a participação de seus alunos, que também são sujeitos portadores de conhecimento. Diante dessa inquietação, cabe problematizar a maneira de compreender o protagonismo das crianças nos espaços da Educação Infantil. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado, a princípio, uma pesquisa bibliográfica no Google Acadêmico, e através de artigos selecionados elaboramos uma discussão, para assim responder o objetivo geral da pesquisa, que é compreender o conceito de protagonismo e a importância da participação ativa do professor e as condições de espaço pedagógicos como elementos fundamentais para o protagonismo infantil no processo de aprendizagem a partir de artigos acadêmicos contemplados no Google Acadêmico no período de 2016 a 2020.
id UNSP_9056400787f53598b9e95b086d8ba6e2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216608
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Potencialização do protagonismo infantil através do fazer docente e dos espaços pedagógicosEnhancement of children's protagonism through teaching and pedagogical spacesEducação infantilProtagonismo infantilPráticas pedagógicasFazer docenteEspaços pedagógicosEarly childhood educationChild protagonismPedagogical practicesMake a teacherPedagogical spacesEste trabalho tematiza a importância do protagonismo infantil no meio educativo, potencializado através da prática docente e dos espaços pedagógicos. Ao nos depararmos em um ambiente escolar, estamos diante de um meio que, além de disponibilizar conhecimento, é um espaço de relações entre pessoas. Portanto, a escola deve favorecer essas relações, dando condições que promovam a participação de seus alunos, que também são sujeitos portadores de conhecimento. Diante dessa inquietação, cabe problematizar a maneira de compreender o protagonismo das crianças nos espaços da Educação Infantil. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado, a princípio, uma pesquisa bibliográfica no Google Acadêmico, e através de artigos selecionados elaboramos uma discussão, para assim responder o objetivo geral da pesquisa, que é compreender o conceito de protagonismo e a importância da participação ativa do professor e as condições de espaço pedagógicos como elementos fundamentais para o protagonismo infantil no processo de aprendizagem a partir de artigos acadêmicos contemplados no Google Acadêmico no período de 2016 a 2020.This work thematizes the importance of child protagonism in the educational environment, enhanced through teaching practice and pedagogical spaces. When we find ourselves in a school environment, we are faced with an environment that, in addition to providing knowledge, is a space for relationships between people. Therefore, the school must favor these relationships, providing conditions that promote the participation of its students, who are also carriers of knowledge. Given this concern, it is worth discussing the way to understand the participation of children in the spaces of early childhood education. For the development of this work, a bibliographic search was carried out in Google Scholar and, through selected articles, we developed a discussion to answer the general objective of the research, which is to understand the concept of protagonism and the importance of teacher participation and teaching conditions as fundamental elements for children's protagonism in the learning process from academic articles included in Google Scholar in the period of 2016 to 2020.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pedreira, Bruna Carolina2022-02-15T17:57:52Z2022-02-15T17:57:52Z2022-01-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:18:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216608Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-15T06:18:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencialização do protagonismo infantil através do fazer docente e dos espaços pedagógicos
Enhancement of children's protagonism through teaching and pedagogical spaces
title Potencialização do protagonismo infantil através do fazer docente e dos espaços pedagógicos
spellingShingle Potencialização do protagonismo infantil através do fazer docente e dos espaços pedagógicos
Pedreira, Bruna Carolina
Educação infantil
Protagonismo infantil
Práticas pedagógicas
Fazer docente
Espaços pedagógicos
Early childhood education
Child protagonism
Pedagogical practices
Make a teacher
Pedagogical spaces
title_short Potencialização do protagonismo infantil através do fazer docente e dos espaços pedagógicos
title_full Potencialização do protagonismo infantil através do fazer docente e dos espaços pedagógicos
title_fullStr Potencialização do protagonismo infantil através do fazer docente e dos espaços pedagógicos
title_full_unstemmed Potencialização do protagonismo infantil através do fazer docente e dos espaços pedagógicos
title_sort Potencialização do protagonismo infantil através do fazer docente e dos espaços pedagógicos
author Pedreira, Bruna Carolina
author_facet Pedreira, Bruna Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaluh, Laura Noemi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedreira, Bruna Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Protagonismo infantil
Práticas pedagógicas
Fazer docente
Espaços pedagógicos
Early childhood education
Child protagonism
Pedagogical practices
Make a teacher
Pedagogical spaces
topic Educação infantil
Protagonismo infantil
Práticas pedagógicas
Fazer docente
Espaços pedagógicos
Early childhood education
Child protagonism
Pedagogical practices
Make a teacher
Pedagogical spaces
description Este trabalho tematiza a importância do protagonismo infantil no meio educativo, potencializado através da prática docente e dos espaços pedagógicos. Ao nos depararmos em um ambiente escolar, estamos diante de um meio que, além de disponibilizar conhecimento, é um espaço de relações entre pessoas. Portanto, a escola deve favorecer essas relações, dando condições que promovam a participação de seus alunos, que também são sujeitos portadores de conhecimento. Diante dessa inquietação, cabe problematizar a maneira de compreender o protagonismo das crianças nos espaços da Educação Infantil. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizado, a princípio, uma pesquisa bibliográfica no Google Acadêmico, e através de artigos selecionados elaboramos uma discussão, para assim responder o objetivo geral da pesquisa, que é compreender o conceito de protagonismo e a importância da participação ativa do professor e as condições de espaço pedagógicos como elementos fundamentais para o protagonismo infantil no processo de aprendizagem a partir de artigos acadêmicos contemplados no Google Acadêmico no período de 2016 a 2020.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-15T17:57:52Z
2022-02-15T17:57:52Z
2022-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216608
url http://hdl.handle.net/11449/216608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649723334131712