Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/121203 |
Resumo: | O presente trabalho analisa a contribuição de um projeto extracurricular no que se refere à formação do autoconceito de quatro alunos das séries finais do Ensino Fundamental I, que apresentam problemas de relacionamento no ambiente escolar e que são marginalizados e vítimas de preconceito. A partir dos princípios metodológicos da pesquisa-ação, o referido projeto desenvolveu atividades que contribuem para valorizar a autonomia, o senso coletivo e a humildade e levou em consideração a diversidade e as diferenças que cada aluno possui. As atividades foram divididas em ciclos nos quais os alunos escolhiam os temas de estudo e a partir deles elaborou-se um planejamento e desenvolveu-se uma série de atividades coletivas que culminaram em uma apresentação daquilo que foi construído/apreendido para as respectivas turmas dos alunos envolvidos. O método de coleta de dados baseou-se em conversas informais com os alunos, com os pais e equipe pedagógica da escola; em observações dos alunos e das intervenções dos educadores-pesquisadores no decorrer do projeto e gravadas em audiovisual. A análise dos dados permitiu inferir que o projeto extracurricular denominado “Aprendendo com Alegria” colaborou na construção de um autoconceito positivo dos envolvidos, porém, mostrou-se frágil diante da complexidade de fatores que influenciam na formação do autoconceito dos alunos, como a visão de pessoas significativas como os pais, professores e equipe pedagógica |
id |
UNSP_906525fb34d197884b6519c2ec5b6b94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/121203 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escolaEducação - Aspectos psicológicosEnsino fundamentalAutoconceitoO presente trabalho analisa a contribuição de um projeto extracurricular no que se refere à formação do autoconceito de quatro alunos das séries finais do Ensino Fundamental I, que apresentam problemas de relacionamento no ambiente escolar e que são marginalizados e vítimas de preconceito. A partir dos princípios metodológicos da pesquisa-ação, o referido projeto desenvolveu atividades que contribuem para valorizar a autonomia, o senso coletivo e a humildade e levou em consideração a diversidade e as diferenças que cada aluno possui. As atividades foram divididas em ciclos nos quais os alunos escolhiam os temas de estudo e a partir deles elaborou-se um planejamento e desenvolveu-se uma série de atividades coletivas que culminaram em uma apresentação daquilo que foi construído/apreendido para as respectivas turmas dos alunos envolvidos. O método de coleta de dados baseou-se em conversas informais com os alunos, com os pais e equipe pedagógica da escola; em observações dos alunos e das intervenções dos educadores-pesquisadores no decorrer do projeto e gravadas em audiovisual. A análise dos dados permitiu inferir que o projeto extracurricular denominado “Aprendendo com Alegria” colaborou na construção de um autoconceito positivo dos envolvidos, porém, mostrou-se frágil diante da complexidade de fatores que influenciam na formação do autoconceito dos alunos, como a visão de pessoas significativas como os pais, professores e equipe pedagógicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Frederico Horie [UNESP]2015-03-23T15:28:54Z2015-03-23T15:28:54Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Frederico Horie. Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.http://hdl.handle.net/11449/121203000607562silva_fh_tcc_bot.pdf8282678535227179Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-07T06:30:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:22:29.081026Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola |
title |
Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola |
spellingShingle |
Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola Silva, Frederico Horie [UNESP] Educação - Aspectos psicológicos Ensino fundamental Autoconceito |
title_short |
Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola |
title_full |
Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola |
title_fullStr |
Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola |
title_full_unstemmed |
Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola |
title_sort |
Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola |
author |
Silva, Frederico Horie [UNESP] |
author_facet |
Silva, Frederico Horie [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Spazziani, Maria de Lourdes [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Frederico Horie [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Aspectos psicológicos Ensino fundamental Autoconceito |
topic |
Educação - Aspectos psicológicos Ensino fundamental Autoconceito |
description |
O presente trabalho analisa a contribuição de um projeto extracurricular no que se refere à formação do autoconceito de quatro alunos das séries finais do Ensino Fundamental I, que apresentam problemas de relacionamento no ambiente escolar e que são marginalizados e vítimas de preconceito. A partir dos princípios metodológicos da pesquisa-ação, o referido projeto desenvolveu atividades que contribuem para valorizar a autonomia, o senso coletivo e a humildade e levou em consideração a diversidade e as diferenças que cada aluno possui. As atividades foram divididas em ciclos nos quais os alunos escolhiam os temas de estudo e a partir deles elaborou-se um planejamento e desenvolveu-se uma série de atividades coletivas que culminaram em uma apresentação daquilo que foi construído/apreendido para as respectivas turmas dos alunos envolvidos. O método de coleta de dados baseou-se em conversas informais com os alunos, com os pais e equipe pedagógica da escola; em observações dos alunos e das intervenções dos educadores-pesquisadores no decorrer do projeto e gravadas em audiovisual. A análise dos dados permitiu inferir que o projeto extracurricular denominado “Aprendendo com Alegria” colaborou na construção de um autoconceito positivo dos envolvidos, porém, mostrou-se frágil diante da complexidade de fatores que influenciam na formação do autoconceito dos alunos, como a visão de pessoas significativas como os pais, professores e equipe pedagógica |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2015-03-23T15:28:54Z 2015-03-23T15:28:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Frederico Horie. Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008. http://hdl.handle.net/11449/121203 000607562 silva_fh_tcc_bot.pdf 8282678535227179 |
identifier_str_mv |
SILVA, Frederico Horie. Alegria além do recreio: refazendo nossa história na escola. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008. 000607562 silva_fh_tcc_bot.pdf 8282678535227179 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/121203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129421234667520 |